- 13/07/2022 |
- Blog
Projeto de vida na escola: saiba como abordar
A educação vai muito além da transmissão dos conteúdos formais referentes às diferentes áreas do conhecimento (tais como linguagens, exatas, humanas e biológicas). A sua função é atuar na formação de cidadãos responsáveis, autônomos e conscientes de seu papel na sociedade. Para tanto, faz-se necessário o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências socioemocionais.
Tornar os estudantes protagonistas de suas próprias vidas, capazes de trilhar um caminho condizente com seus interesses, desejos, sonhos e potencialidades, é o principal objetivo da inserção do projeto de vida na escola. Somado a isso, o novo componente curricular colabora de maneira direta com a aprendizagem dos alunos, uma vez que os conteúdos passam a dialogar mais com suas realidades e perspectivas individuais.
A seguir, saiba mais sobre o que é projeto de vida na escola, qual a sua importância para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens e como colocá-lo em prática em sala de aula. Vamos lá?
O que é projeto de vida na escola?
O projeto de vida faz parte das novas diretrizes para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que, por seu turno, acompanha o chamado Plano Nacional de Educação (PNE). De modo geral, o intuito é orientar os estudantes na escolha de de seus itinerários formativos, para que eles possam ter um aprofundamento curricular nas áreas e temas que melhor se relacionam com seus interesses e expectativas de futuro.
Assim, procura colaborar com a construção de um percurso coerente entre o “Quem sou” e o “Quem eu quero ser”. Esse caminho é elaborado por meio de um processo bem organizado, que une autoconhecimento, planejamento e prática. Nele, o aluno aprende mais sobre si, identifica seus potenciais e interesses e se torna capaz de traçar estratégias para a realização de seus objetivos.
Quais aspectos são desenvolvidos?
A importância do projeto de vida está relacionada com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, que incidem na relação que os alunos estabelecem com eles mesmos, com os outros e com a sociedade de maneira geral.
São muitos os benefícios do projeto de vida na escola, entre os quais podemos destacar:
- autonomia e protagonismo;
- empatia e senso de responsabilidade;
- respeito à diversidade;
- autoconhecimento;
- construção da identidade e de valores;
- impacto positivo na autoestima;
- reconhecimento de suas raízes;
- noção de pertencimento;
- gestão das próprias emoções;
- trabalho em equipe;
- ampliação de repertório;
- aprendizado da cidadania;
- espírito reflexivo e crítico;
- participação ativa;
- entre muitos outros.
Como abordar e trabalhar o projeto de vida na escola?
Antes de mais nada, é importante dizer que não há uma “fórmula” ou uma “receita” única e ideal para trabalhar com o projeto de vida nas instituições de ensino. São inúmeras alternativas e metodologias possíveis, que devem ser pensadas de acordo com a realidade escolar.
No entanto, todas elas exigem uma reorganização da tradicional estrutura curricular, de modo a construir um novo modo de se relacionar com os conteúdos, abrindo espaço para a existência de um processo verdadeiramente coletivo, compartilhado e interdisciplinar.
Confira, a seguir, algumas dicas de como tornar o projeto de vida mais interessante e próximo às vivências dos estudantes, ajudando-os a desenvolver habilidades imprescindíveis para o futuro!
Foque nas competências do século 21
A ideia é pensar no desenvolvimento integral de cada adolescente, de modo a estimulá-los a avançar em múltiplas dimensões (cognitiva, física e socioemocional). Para viver bem e alcançar o sucesso no século 21, faz-se necessário trabalhar e fortalecer competências como autonomia, perseverança, curiosidade, sociabilidade, gestão das emoções, resiliência etc.
Trabalhe por meio de projetos
O projeto de vida na escola costuma ser muito enriquecedor quando é construído por meio de metodologias ativas, em especial a aprendizagem baseada em projetos. Além de desenvolver a capacidade de resolver problemas práticos, os estudantes são estimulados a trabalhar de forma coletiva e com planejamento.
Colabore com a definição de suas escolhas profissionais
Personalização do ensino é uma das expressões-chave do projeto de vida. Em outras palavras, os professores devem estar atentos aos projetos e trajetórias individuais dos alunos. Desse modo, podem colaborar com a definição das carreiras profissionais alinhadas às realidades e aos interesses de cada um.
Invista também na melhoria da vida no presente
O futuro é construído por meio de ações feitas no presente. Sendo assim, não basta traçar metas e objetivos, é necessário investir no planejamento, ou seja, no caminho para chegar aonde se deseja. Cada atitude e mudança no hoje vai refletir, de maneira direta, no amanhã.
Mantenha uma reflexão contínua
O projeto de vida pretende estabelecer um caminho de autorreflexão por parte dos estudantes. Para que os professores e demais agentes da educação possam colaborar com esse percurso, entender os contextos dos jovens é fundamental. Mais interessante que o aprendizado dos conteúdos é o incentivo à adoção de uma postura reflexiva e crítica, sobre a própria vida e sobre as relações com outras pessoas.
Seja flexível
Flexibilidade com o tempo de cada um, com os conteúdos, com os formatos, com o uso dos espaços e, principalmente, com as escolhas dos estudantes. Esse componente desafia a todos a lidar com desafios, imprevistos e mudanças. Por essa razão, os docentes devem se colocar abertos para rever e transformar suas práticas em sala de aula.
Envolva as famílias dos estudantes
Para que a educação seja efetiva e os alunos possam se desenvolver integralmente, a família deve atuar como parceira da escola, isto é, efetuar um acompanhamento e participar ativamente da vida escolar dos estudantes. Quanto maior a interação, maior a chance de desenvolver um projeto de vida consistente e alinhado com os cotidianos e as perspectivas dos jovens.
Tornar os estudantes cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, protagonistas de suas vidas, respeitosos com a diversidade, fortalecidos emocionalmente e capazes de escolher carreiras profissionais que sejam condizentes com os seus potenciais e sonhos são os principais objetivos do projeto de vida na escola.
As formas de abordá-lo em sala de aula são inúmeras, mas as dicas acima são importantes para que ele possa efetivamente contribuir para a vida presente e futura dos alunos da instituição.
Saber mais sobre o projeto de vida na escola foi útil para você? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que ele possa chegar a mais pessoas interessadas no assunto!