Home Performance Pedagógica Matriz curricular: saiba o que é e como elaborá-la em sua escola
matriz_curricular_inspira

Matriz curricular: saiba o que é e como elaborá-la em sua escola

Quando se trata de educação, a gestão e o planejamento são peças-chave no processo. Afinal, todas as alterações e os projetos executados neste âmbito visam a aumentar o rendimento dos docentes. Nesse sentido, a matriz curricular determina o a atuação pedagógica de uma instituição de ensino, por meio dela são definidos a proposta pedagógica e o planejamento pedagógico, que estabelecem as metas, a teoria e os conceitos que nortearão o trabalho ao longo do ano.

Logo, essa matriz serve como um norte para que as instituições de ensino desenvolvam práticas educativas de maneira a cumprir com as diretrizes impostas pelo Ministério da Educação e de ajudar na formação intelectual e crítica dos alunos.

Quer se aprofundar no tema? Então, continue a sua leitura para ficar por dentro de mais informações!

O que realmente é a matriz curricular?

Primeiramente, é preciso explicar do que se trata a matriz curricular. Ela é o ponto de partida para organizar o setor pedagógico, ou seja, é responsável pela situação de cada discente, como é o caso de reprovações, transferências, séries não concluídas, dentre outros problemas.

Nesse contexto, as Leis de Diretrizes e Bases instruem as escolas pelo Brasil acerca da forma como elas colocarão em prática as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. Assim, a matriz curricular leva em consideração a realidade de cada instituição, bem como a sua localização e o perfil dos seus estudantes.

Ademais, não se deve confundir grade curricular com matriz curricular, visto que cada uma tem uma função diferente. A grade, nesse caso, está mais relacionada com a organização das disciplinas, dos horários, dos critérios de avaliação e da qualificação dos professores.

Quais são as dicas para elaborar uma matriz curricular?

O primeiro passo a ser dado na hora de montar uma matriz curricular é utilizar como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diante disso, a equipe pedagógica precisa apresentar uma fundamentação teórica consistente, o histórico do ensino das disciplinas e os principais objetivos da aprendizagem, especificando o ano e quais serão os métodos utilizados para o ensino.

Além disso, os professores têm um papel importante nessa elaboração, afinal, são eles que transmitirão o conteúdo para os discentes. Logo, é válido que eles estejam por dentro das orientações didáticas e das referências bibliográficas que precisam ser utilizadas a fim de maximizar o desempenho dos estudantes.

Qual é a importância da matriz curricular para uma instituição?

É fato que, antes de escolherem uma instituição de ensino, os pais buscam referências sobre as escolas e acerca do seu nível de organização e do seu comprometimento com a comunidade. Nesse viés, ter uma unidade que siga uma matriz curricular de maneira efetiva é algo muito vantajoso.

Com a matriz curricular em mãos, seguindo as regras e as normas das secretarias e dos ministérios, tanto os pais quanto os professores ficarão cientes da programação do ano letivo e dos seus principais objetivos na formação de estudantes comprometidos e críticos.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a matriz curricular e a sua importância, é válido estruturar também o cronograma da sua instituição a fim de que ele siga todas as diretrizes impostas pelos setores da alta cúpula educacional.

Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para curtir a nossa página no Facebook e se manter por dentro de mais novidades!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *