- 28/06/2022 |
- Blog, Gestão Escolar
Como manter a saúde financeira da escola? Confira!
Embora seja vital para o seu bom funcionamento, a saúde financeira da escola nem sempre recebe a devida atenção. Muitas vezes, os gestores voltam o seu foco apenas para as questões relacionadas à aprendizagem dos alunos e deixam de lado os cuidados com as suas finanças, o que pode ser fatal para o seu funcionamento.
O desequilíbrio financeiro é um dos piores pesadelos de uma escola, já que afeta a sua qualidade de ensino. Adotar estratégias que mantenham as suas contas em dia é fundamental para não entrar no vermelho. Quer evitar esse tipo de problema? Confira, neste post, como manter a saúde financeira da sua escola!
O que é saúde financeira?
Manter a saúde financeira de uma escola significa promover uma gestão adequada do dinheiro que entra e sai do seu caixa, pagar as contas em dia e fazer reservas para investir em novos projetos e lidar com emergências. Para tanto, é necessário contar com um orçamento que esteja dentro da realidade da instituição de ensino.
Sendo assim, pode-se dizer que ter uma boa saúde financeira é administrar as quantias disponíveis corretamente, de forma organizada e disciplinada. Ou seja, é zelar pelo equilíbrio das suas finanças, evitando o acúmulo de dívidas que comprometam as suas operações.
Por que se preocupar com a saúde financeira da sua instituição?
Uma gestão financeira é um dos pilares de uma escola, pois somente a partir dela é possível colocar todo o seu planejamento pedagógico em prática. Em primeiro lugar, zelar pela saúde financeira da instituição de ensino é essencial para que o gestor pague despesas mensais, sem multas e juros devido a atrasos ou ainda o corte do abastecimento de suprimentos.
Realizar investimentos em novos projetos ou ainda na manutenção da infraestrutura da escola é um requisito básico para fortalecer a sua imagem no mercado da educação e mantê-la atrativa para pais, responsáveis e alunos. Com as contas organizadas, o gestor tem melhores condições de investir na infraestrutura e desenvolvimento da escola, tornando-a ainda mais relevante para o seu público.
Como manter a saúde financeira da escola?
Qualquer engano ou falta de planejamento pode afetar negativamente o departamento financeiro da instituição. Porém, com as práticas certas é possível ter as suas finanças sob controle. Confira, a seguir, ações indispensáveis para sua escola.
Desenvolva um planejamento estratégico financeiro
O planejamento estratégico financeiro traz o histórico das finanças da escola e projeta as quantias que deverão entrar em seu caixa dentro de um período, como anual ou semestral, além de estudar o cenário mercadológico para os próximos meses. Com base nisso, pode-se estabelecer possíveis investimentos e organizar as suas despesas, fazendo com que o gestor aja de acordo com a sua realidade financeira.
Reduza custos
Enxugar custos deve ser uma preocupação constante para quem busca a saúde financeira da escola. Antes de qualquer coisa, comece eliminando eventuais desperdícios, como de água, luz e suprimentos. O ideal é estabelecer métodos e práticas para que os recursos disponíveis sejam utilizados de maneira consciente.
Estabeleça uma boa gestão de caixa
Um dos maiores erros quando o assunto é gestão financeira é não controlar adequadamente o seu fluxo de caixa. Por isso, é indicado fazer uma boa gestão de caixa, de preferência com o auxílio de um sistema que controle entradas e saídas. Isso permite que você saiba se está faturando o suficiente para pagar todas as despesas mensais e se existe a possibilidade de tirar novos projetos do papel.
Implemente um método de cobrança eficiente
A inadimplência escolar é um grande desafio para as instituições de ensino, pois reduz os valores que entram em caixa e, consequentemente, afeta o seu planejamento financeiro. Para conter este problema, deve-se oferecer um método de cobrança eficiente, com formas de pagamento variadas, além de uma equipe preparada para negociar com as famílias devedoras.
Com as finanças no vermelho, é impossível promover o crescimento de uma instituição de ensino. Por outro lado, quando a saúde financeira da escola é mantida, todas as suas despesas são pagas em dia, assegurando o pleno funcionamento das suas atividades. Sem falar que ainda há espaço para a realização de investimentos que ajudem a potencializar os seus ganhos.
Quer melhorar a sua gestão financeira? Entre em contato com a Inspira Rede de Educadores e entenda como a nossa parceira pode ajudar a sua escola!