Home Gestão Escolar Você sabe o que faz uma operadora de escolas? Venha descobrir!

Você sabe o que faz uma operadora de escolas? Venha descobrir!

A gestão de uma escola envolve uma série de processos complexos que estão relacionados desde o ensino oferecido até a administração da instituição. Tudo isso requer conhecimentos especializados e investimento em recursos, já que, somente assim, é possível promover uma educação de qualidade. E é exatamente isso que uma operadora de escolas se propõe a fazer, já que estabelece uma parceria vantajosa para as duas partes.

Muitas vezes, as instituições de ensino acabam estagnadas no mercado da educação por não atualizarem os seus processos de acordo com o contexto em que estão inseridas. Ao contar com o suporte certo, é possível ampliar a sua visão de negócio sem deixar para trás a sua tradição e os legados educacionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira, neste post, o que é, qual é o papel e quais são as vantagens de uma operadora de escolas!

O que é uma operadora de escolas?

Não é raro nos depararmos com escolas que construíram um nome forte na área da educação, mas que acabaram estagnadas porque não souberam como inovar e se reinventar — um fator imprescindível para se manter relevante em um setor tão dinâmico e que exige uma adaptação constante. Diante disso, a operadora de escolas nada mais é do que uma organização que tem como finalidade ajudá-las a aprimorarem a sua estrutura de gestão e de ensino.

É importante deixar claro que a operadora não é um sistema de ensino, ou seja, não oferece um modelo de negócio com soluções educacionais para suprir as demandas da escola nesse sentido. A sua atuação é mais ampla, uma vez que ela promove investimentos, disponibiliza tecnologias e desenvolve pessoas, além de trabalhar para o aprimoramento das diretrizes pedagógicas implementadas anteriormente.

Quais são as funções da operadora de escolas?

À primeira vista, quando se fala em operadora de escolas, é normal que surjam muitas dúvidas sobre o assunto, principalmente sobre quais são as funções desse tipo de empresa. É importante ter em mente que o trabalho da operadora é mais voltado para a gestão completa da instituição de ensino, a fim de fortalecer a sua marca no mercado e preservar o seu legado. Veja, a seguir, quais são as principais atividades realizadas pela parceira.

Aumentar os investimentos

Como estão as finanças da sua escola? As contas vêm sendo pagas em dia? Os colaboradores estão recebendo os seus salários adequadamente? O foco principal de uma instituição é oferecer um ensino de qualidade, mas isso só é possível quando a sua área financeira está em ordem.

Nesse sentido, a operadora de escolas se ocupa de estabelecer um gerenciamento sobre os recursos que entram na instituição de ensino, permitindo que eles possam ser utilizados de maneira inteligente e que gerem bons frutos para a comunidade escolar. Isso acontece por meio de uma equipe especializada e com profundos conhecimentos sobre as particularidades financeiras de uma unidade de ensino.

Promover uma gestão unificada

A gestão de uma escola inclui ações voltadas para o planejamento escolar, para a administração financeira, de pessoal, de fornecedores e de parceiros, para o atendimento e a comunicação com familiares e responsáveis, para o marketing, entre outros departamentos que fazem parte da instituição.

Com o auxílio de uma empresa parceira, o gestor escolar pode contar com equipes altamente capacitadas para gerir as atividades burocráticas da instituição de maneira unificada e de forma ágil, precisa e com o máximo de qualidade, enquanto ele pode se dedicar mais aos pontos estratégicos e relacionados à educação.

Garantir a excelência acadêmica

Uma educação de qualidade se faz com educadores de qualidade. Por isso, a operadora determina o perfil de um professor adequado para a instituição e métricas que acompanhem a performance do time de docentes. Isso permite identificar pontos positivos e de melhoria, além de haver a criação de programas de treinamento, valorização e qualificação que os mantêm motivados.

Reforçar as diretrizes pedagógicas

As diretrizes pedagógicas, que são o currículo da escola, a forma como ela desempenha as suas atividades, a didática adotada e as metas de aprendizagem impactam diretamente a performance dos educadores e dos alunos. Entre as responsabilidades da empresa parceira, está o reforço desses pontos com o objetivo de assegurar uma educação focada no alto desempenho dos estudantes.

Fortalecer a proposta de valor da instituição

Oferecer um ensino de qualidade é imprescindível para o êxito de uma escola, mas não é só isso. Também é necessário pensar em estratégias e ações que viabilizem o crescimento da instituição continuamente e que sejam capazes de atrair novas famílias e alunos e de fidelizá-los. Desse modo, cria-se um nome forte e que seja referência quando se fala em educação.

Essa é mais uma das iniciativas da operadora de escolas, tendo em vista que ela procura entender o contexto em que a instituição está inserida, bem como quais são os seus valores, os objetivos e as características do público-alvo. Assim, é possível criar um planejamento de atuação, de relacionamento e de marketing que fortaleça a proposta de valor da instituição e, consequentemente, a sua marca.

Quais são os diferenciais da Inspira Rede de Educadores?

O estabelecimento de uma associação com uma operadora de escolas é uma decisão que pode mudar os rumos da instituição de ensino. Por isso, antes de fechar negócio, é fundamental buscar uma parceira que transmita segurança e credibilidade e que, de fato, tenha plena capacidade de impulsionar os resultados da sua unidade.

Fundada com o propósito de juntar, em uma única rede de ensino, os educadores mais experientes e capacitados da Educação Básica do Brasil, a Inspira Rede de Educadores é uma das operadoras de escolas mais renomadas e confiáveis do mercado. Em quatro anos de existência, ela já figura entre as três maiores empresas do ramo no país.

O nosso diferencial é acreditar que a gestão unificada é o pontapé para transformar sonhos em realidade. Isso implica lançar mão dos diferenciais pedagógicos que já orientam a unidade, adicionando projetos educacionais que proporcionem uma aprendizagem e uma formação de alta qualidade.

Como você viu, com a associação a uma operadora de escolas, como a Inspira Rede de Educadores, o gestor ganha excelência nos processos educacionais sem perder a liberdade no que diz respeito à escolha da metodologia e do sistema de ensino, haja vista que as particularidades e as necessidades regionais da sua escola serão mantidas.

Tem interesse em expandir a sua instituição de ensino? Entre em contato com a Inspira Rede de Educadores e descubra como podemos ajudar!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *