Home Performance Pedagógica Plano de gestão escolar eficaz: aprenda a montar o seu!

Plano de gestão escolar eficaz: aprenda a montar o seu!

A escola precisa de um gerenciamento eficiente para que ela apresente um bom desempenho ao longo do ano letivo. Por isso, é fundamental elaborar um Plano de Gestão Escolar eficaz. Ele tem como objetivo consolidar as ações que serão implementadas durante o ano para atingir as metas de sucesso da escola e documentá-las.

Antes de aplicar um plano de gestão escolar eficaz, é importante entender qual modelo de gestão pode-se aplicar de acordo com a realidade de cada escola. Aqui, ensinamos quais são eles.

Mas, você sabe quais estratégias um plano de gestão escolar deve conter? 

Entre essas e outras questões, este artigo vai te guiar para montar um plano de gestão escolar eficiente e que se adeque com o seu sistema de gestão.

Boa leitura!

Mas o que é Plano de Gestão Escolar?

O Plano de Gestão Escolar é um documento em que os líderes registram todas as ações estratégicas da instituição durante um determinado período de tempo. Nele, constam informações dos objetivos a serem alcançados. Incluem, também, fichas cadastrais, quadro de alunos, planejamento escolar e financeiro, entre outros.

Esse documento também possui grande flexibilidade, visto que permite alterações e inserções de atividades ou metas. Da mesma forma, vale ressaltar que para garantir a qualidade do conteúdo, o Plano de Gestão deve estar sempre alinhado com o Projeto Pedagógico e o Plano de Ensino da escola.

Para Luã Marins, coordenador pedagógico da Inspira, com um plano de gestão fica mais fácil organizar, priorizar e solucionar as diversas demandas que existem dentro das instituições escolares:

“Um plano de gestão escolar funcionará com uma bússola que permitirá a toda instituição remar em conjunto para a realização do mesmo objetivo”

Luã Maris, coordenador pedagógico

Portanto, o documento é crucial para integrar a participação da comunidade escolar e auxiliar na criação de uma gestão democrática e transparente.

Por onde devo começar? 

O planejamento é o primeiro passo para montar um plano de gestão eficaz. Por isso, é de suma importância que o gestor organize as ações que julga necessárias para realizá-las ao longo do ano, como por exemplo:

  • Qual metodologia que será aplicada
  • O sistema de captação e retenção de alunos
  • Realização de investimentos
  • Campanhas em andamento
  • Manutenção do bom funcionamento da escola
  • Controle da situação financeira

Desta forma, é preciso organizar as ações estipuladas pela equipe e traçar as estratégias que serão utilizadas para chegar ao objetivo final.

O que deve conter um plano de gestão escolar? 

Para elaborar um bom plano de gestão, alguns pontos são cruciais para serem planejados e postos em prática. São eles:

  1. Campanha de rematrícula
  2. Meta de captação de alunos
  3. Boa gestão financeira
  4. Equipes engajadas e determinadas

Campanha de rematrícula 

É crucial criar um plano com estratégias para manter os alunos na escola. Por isso, a inovação e a constante atualização das metas propostas também faz parte desse processo. Nesse sentido, pode-se realizar algumas ações, como a criação de descontos especiais para rematrícula, benefícios para alunos adimplentes e condições especiais para os inadimplentes regularizarem débitos financeiros.

Motivar os alunos e apresentar oportunidades para suas formações dentro da instituição também pode auxiliar na campanha. Igualmente, outra estratégia eficaz é instituir parcerias com empresas, com o objetivo de oferecer benefícios aos alunos matriculados.

Meta de captação de alunos

Para garantir a captação de novos alunos, é fundamental investir na estrutura física e pedagógica da escola. Oferecer um ambiente moderno, com profissionais capacitados onde haja grande oferta de cursos e conteúdos de qualidade, aumentam o interesse e reforçam essa estratégia.

Além disso, o sistema de ensino deve estar sempre atualizado. Caso tenha a necessidade de modernizá-lo, adquira sistemas interativos integrados a recursos multimídias. Desta forma, alunos que buscam um processo de aprendizado individual são diretamente impactados.

Oferecer bolsas de estudo e descontos atraentes no seu plano de gestão para alunos com alto desempenho também é uma ótima opção para despertar o interesse dos que estão em busca de cursos profissionalizantes de qualidade, mas com preços acessíveis.

Equipe motivada e engajada

Um plano de gestão conta, também, com o investimento em profissionais qualificados. Para que sua equipe desempenhe as atividades do cotidiano com excelência, ofereça treinamentos e incentive os colaboradores a buscarem atualização profissional.

O sucesso da gestão escolar também depende da dedicação individual e diária dos funcionários, por isso, valorize-os. Uma equipe entusiasmada ajuda a atrair e reter alunos. Por isso, os bonifique com o alcance das metas desejadas.

Faça reuniões mensais para a apresentação dos resultados.

Gestão financeira no positivo

Para um negócio ter sucesso, é preciso manter as contas em dia e o financeiro no azul. Portanto, é imprescindível controlar as entradas e saídas do caixa. Reserve uma quantia mensal para investimentos e dívidas emergenciais.

Monitore de perto o seu plano de gestão escolar 

O desempenho das ações e os resultados alcançados devem sempre ser acompanhados e avaliados. Isto porque, assim, é possível mudar e melhorar estratégias que tenham sido estabelecidas. Como afirma Luã Marins, deve-se haver dedicação da equipe de gestão para atingir os objetivos traçados:

“Para o sucesso de um plano de gestão escolar é necessário que os gestores dediquem tempo ao planejamento, flexibilizem quando necessário, exijam dedicação, tenham clareza nos objetivos e sempre estejam dispostos a repensá-los”

Luã Marins, coordenador pedagógico

No entanto, para que isto ocorra, o gestor deve usar ferramentas de gestão que os auxiliem no monitoramento do seu plano. Tabelas podem ser criadas no Excel, empresas especializadas podem ser contratadas para fornecer essa consultoria ou os gestores podem adotar softwares de gestão especializados.

Benefícios dos softwares de gestão especializados

Os softwares de gestão escolar são fundamentais para a preparação e acompanhamento do plano de gestão. Isto porque, além de prestar auxílio no momento de desenvolvê-lo, otimizam a produção e reduzem possíveis erros.

Outras de suas vantagens são:

  • Controle da evasão escolar;
  • Apresentação de dados que facilitam possíveis estratégias em áreas gerenciais;
  • Análise do desempenho do estudante quanto ao plano de aula;
  • Planejamento financeiro eficiente.

Referências

Plano de gestão escolar: como montar um eficaz?

Share:

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *