Estratégias e Compromissos

A Inspira Rede de Educadores preza por difundir, constantemente, boas práticas de gestão, diversidade, consumo e educação.

Nos empenhamos em criar ambientes acolhedores e que proporcionem o crescimento e desenvolvimento individual e coletivo, nos âmbitos pessoais, acadêmicos e profissionais dos nossos alunos e colaboradores.

24,9%

dos nossos alunos pertencem às classes C e D, enquanto 75,1% pertencem às classes A e B

66,8%

da liderança ocupada por mulheres

86%

das nossas unidades são otimizadas para reduzir o consumo de energia e água

Nossos compromissos

Social

  • A Inspira tem a missão de entregar educação de qualidade e excelência para todas as regiões do país. Atualmente, 24,9% dos nossos alunos estão em estados com índices de desenvolvimento e de ensino inferiores à média nacional, onde temos forte atuação, promovendo bons resultados acadêmicos e o acesso ao ensino superior.

 

  • Estruturamos o Comitê de Diversidade e Inclusão, responsável pela elaboração, monitoramento e avaliação de ações ligadas ao tema. Formado por representantes de diferentes áreas e níveis hierárquicos, o Comitê se reúne de forma regular para acompanhar a agenda, gerenciar a diversidade e inclusão e assegurar a seriedade e urgência do tema dentro do ambiente de trabalho.O Comitê, em conjunto com o time de Gente & Gestão, fez uma pesquisa de diversidade com objetivo de conhecer os colaboradores e suas realidades e traçar metas reais de inclusão e aumento da diversidade na companhia. Além da pesquisa, iniciamos a construção da Biblioteca da Diversidade, com a divulgação e promoção de títulos e autores ligados à diversidade.

Ambiental

  • Em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas até 2030, a Inspira se compromete com práticas de gestão ambiental atualizadas e que seguem legislações e normas estabelecidas. Nossas unidades passam, reiteradamente, por avaliações de consumo de utilities (como água, luz e materiais), com objetivo de reduzir o consumo e preservar os recursos naturais.

 

A Inspira criou o “Projeto Vaso-Lâmpada-Torneira (VLT)”, com o objetivo de otimizar todas as nossas unidades para reduzir o consumo de utilities (água e energia elétrica). Todas as escolas, ao serem integradas à rede, passam por essa adequação em até 6 meses.

 

Com o Projeto VLT a Companhia já alcançou:  

  • 64% de redução no consumo de energia de lâmpadas a partir da troca de lâmpadas comuns por LED;
  • 80% em economia de água de descarga a com a instalação de caixas acopladas nos banheiros das escolas;
  • 67% de economia de água usada nas torneiras com a troca de torneiras manuais por automáticas.

 

Já trabalhamos com energias limpas e renováveis e empenhamos esforços em aumentar significativamente a participação deste tipo de energia em nossas escolas.

Governança

A Inspira preza pelo respeito à história e metodologia pedagógica das escolas, por uma educação pautada pela excelência no ensino e na gestão e no desenvolvimento dos educadores. Deste modo, o investimento continuado nas pessoas, na infraestrutura e em novas tecnologias são os pilares que alicerçam o dia a dia da Inspira Rede de Educadores.

O aprimoramento de práticas sustentáveis, governança e de Compliance têm sido uma pauta importante e prioritária, com a criação do Comitê ESG, empenhado em estudar as atividades de impacto social, ambiental e de governança, além de fazer novas recomendações à Diretoria e ao Board da Inspira.