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Entenda como é formada a educação básica brasileira!

A Educação Básica Brasileira é crucial para a formação de jovens cidadãos. Por este motivo, ela é dividida em ciclos que possuem objetivos próprios e metodologias que contêm características específicas para um ensino eficiente.

Com o tempo, algumas mudanças foram implementadas no sistema educacional a fim de corrigir as defasagens dos modelos anteriores. Pensando nesse cenário, vamos explicar neste texto como a Educação Básica Brasileira é formada. Além disso, vamos abordar quais foram as atualizações feitas recentemente.

Boa leitura!

As etapas da educação básica  

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação básica é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. Nas instituições privadas, o Estado libera o ensino desde que as condições estabelecidas pela legislação sejam respeitadas.

Formado por três segmentos – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – o sistema educacional básico é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento tem como objetivo auxiliar as escolas e os educadores com os conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de crianças e jovens. Além disso, a BNCC propõe estratégias e conceitos que devem ser implementados em cada etapa da educação.

Veja como funciona cada segmento:

Educação Infantil 

A Educação Infantil acontece principalmente nas creches e pré-escolas para crianças de até 5 anos de idade. Nessa etapa, os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais, culturais e sociais são aprofundados em um primeiro contato com a escola. Por este motivo, é uma fase fundamental para o desenvolvimento global dos alunos.

Segundo Raquel Calil, diretora do Colégio Universitário, os estudiosos trazem um olhar diferenciado para a Educação Infantil desde os anos 1980. Antes, o modelo era focado apenas no cuidar da criança pequena e, hoje, enfatiza esse período como crucial para a evolução da escolarização na Educação Básica.

“Esse segmento passa a ter uma proposta pedagógica que vai muito além do cuidado. Traz em si o entendimento da infância escolarizada, construída por estímulos educativos formais e com intencionalidade pedagógica.”

Raquel Calil, diretora do Colégio Universitário

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental envolve dois ciclos que têm duração total de 9 anos. Nessa etapa da educação básica, o estudante é preparado para obter o pleno desenvolvimento da leitura, escrita e cálculo. Do mesmo modo, o aluno se capacita para compreender o ambiente social e formar o pensamento crítico.

Susana Prado, diretora do Colégio Itamarati, ressalta que essa é “a fase mais longa da educação básica, na qual o estudante terá a oportunidade de ampliar sua relação com o mundo, construir sua identidade e fortalecer sua singularidade”. Ela ainda completa que, nesse momento, a criança não aprende apenas a decodificar letras e números:

“(…) mas também a fazer uma leitura de mundo, de si mesmo e do outro de maneira mais complexa e integral, a partir da rica convivência que acontece no cotidiano escolar e no processo de aprimoramento da atenção, reflexão e ação.”

Susana Prado, diretoria do Colégio Itamarati

O ensino fundamental se divide em:

Anos iniciais

É o início do processo de alfabetização. Começa no 1º e se encerra no 5º ano. Os conteúdos introduzidos envolvem conceitos educacionais que estarão presentes durante toda a educação básica. Crianças de 6 a 10 anos formam as turmas do ensino fundamental anos iniciais.

Anos finais 

Nesse período, que engloba jovens de 11 a 14 anos, do 6º ao 9º ano, a escola aumenta o repertório de conteúdos e conhecimentos. Durante essa fase, os estudantes trabalham questões de independência e responsabilidade. Igualmente, a instituição passa a apresentar ao aluno desafios ainda mais complexos de aprendizagem.

Ensino Médio

O ensino médio encerra o ciclo da educação básica e tem duração de 3 anos, com foco em alunos de 15 a 17 anos. Geralmente, é o período associado à preparação dos jovens para ingressar nas universidades por meio do ENEM ou demais vestibulares.

Por este motivo, a consolidação dos conhecimentos adquiridos anteriormente é crucial na preparação dos alunos para o ensino superior e para o mercado de trabalho.  Ademais, essa etapa também trabalha a autonomia intelectual, o aprimoramento do pensamento crítico e os processos de autoconhecimento.

Para Ivo Lessa, diretor do Curso e Colégio Acesso, o Ensino Médio é uma fase extremamente importante para qualquer jovem:

“Nesse segmento, o aluno termina de moldar sua personalidade, pois é um período de amadurecimento do autoconhecimento. Isso o deixa preparado, não só academicamente, mas também pessoalmente, para a próxima fase da vida: a fase universitária, academicamente falando, e a fase adulta, pessoalmente falando.”, pontua o diretor.

“É a hora em que a escola mostra seu papel final à sociedade. Ela entregará um jovem preparado para a vida acadêmica, profissional e pessoal com a qualidade que ela, escola, ajudou a moldar, e poder ajudar nessa moldagem final é algo maravilhoso e comovente.”

Ivo Lessa, diretor do Curso e Colégio Acesso

Novo ensino médio: mudanças na educação básica brasileira

Recentemente, a Educação Básica Brasileira passou por uma mudança no Ensino Médio. O novo modelo prevê o aumento da carga horária, o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes e a implementação de uma parte flexível no currículo.

Este cenário reflete as mudanças previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD) e no Plano Nacional de Educação (PNE). Da mesma forma, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta essas modificações. Logo, o Novo Ensino Médio busca reduzir os baixos níveis de aprendizagem e, consequentemente, a evasão escolar.

Este processo será realizado de forma gradual e, por isso, algumas instituições já adotaram as diretrizes dessa nova metodologia educacional.

Referências:

Veja tudo o que você precisa saber sobre Educação Básica

Como é formada a Educação Básica Brasileira?

Perguntas e respostas sobre o novo ensino médio

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