Home Gestão Escolar Veja como reduzir a ansiedade em crianças e adolescentes

Veja como reduzir a ansiedade em crianças e adolescentes

Sentir ansiedade em algumas situações é comum, como no primeiro dia de aula ou no momento de apresentar um trabalho na frente dos outros alunos. Porém, quando muito frequente e intenso, esse sentimento impede a criança ou adolescente de desempenhar as suas atividades normalmente. Diante disso, saber como reduzir a ansiedade no ambiente escolar é fundamental para garantir o bem-estar dos alunos.

A extrema inquietação pode causar desde a dificuldade de concentração até problemas de relacionamento com os demais estudantes e professores. Com as abordagens certas, os gestores e educadores podem propor uma escola mais acolhedora. Veja o que você precisa saber sobre ansiedade e como reduzi-la em seus alunos!

Quais são as principais causas de ansiedade em crianças e adolescentes?

Estar por dentro das causas da ansiedade em crianças e adolescentes é o primeiro passo para combatê-la. De acordo com uma pesquisa realizada pelo professor Fernando Asbahr, da Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, 10% das crianças ou adolescentes têm ou vão ter transtorno de ansiedade — patologia que fica atrás apenas do Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH) em se tratando de doenças mais comuns em estudantes.

O problema pode ter origem a partir de diferentes situações que podem acontecer tanto em casa quanto na escola. A separação dos pais ou a chegada de um novo irmão, por exemplo, podem deixar a criança inquieta. Na escola, em específico, o sentimento pode ser despertado por circunstâncias que desafiem ou deixem o aluno desconfortável, como interagir com colegas, fazer uma prova, apresentar trabalhos, ter dificuldade para se comunicar, excesso de regras ou atividades.

Quais são as consequências da ansiedade em jovens?

A ansiedade na fase infantil ou juvenil pode gerar sintomas emocionais, comportamentais e físicos. Entre as alterações emocionais mais comuns estão medo, tristeza, culpa, alterações de humor e preocupações.

Em termos comportamentais, o aluno pode sofrer com a falta de concentração, crises de choro, desânimo para cumprir as suas atividades, isolamento e agitação. As dores no corpo, músculos tensos, insônia, tontura e dor no peito são alguns dos sintomas físicos da ansiedade.

Se não forem percebidos ou tratados, o transtorno pode acarretar males mais graves à criança ou adolescente, como baixa autoestima, isolamento, fobia social e depressão.

Como é possível reduzir a ansiedade na escola?

Reduzir a ansiedade sentida pelos alunos requer um esforço conjunto dos pais e responsáveis e da escola. A família deve ficar atenta ao comportamento do jovem e buscar auxílio médico e psicológico, quando houver necessidade, além de ajudá-lo em suas preocupações.

Com relação à escola, é imprescindível que a comunidade escolar crie um ambiente de tranquilidade e segurança para os pequenos e jovens. Veja algumas das medidas mais indicadas para diminuir a ansiedade nos alunos.

Incentive a prática de atividades físicas

A prática de atividade física libera endorfina no organismo humano, que é considerada um analgésico natural e é capaz de aliviar tensões, reduzir o estresse e, consequentemente, a ansiedade.

Reforce os laços de amizade

Quando o estudante não se sente inserido e aceito na turma, a tendência é que se sinta mais ansioso. Nesse sentido, é importante que a escola reforce os laços de amizade, propondo projetos, eventos e atividades que permitam que os alunos contribuam entre si e se sintam seguros na presença uns dos outros.

Outra questão indispensável é combater conflitos, bullying e demais situações que possam afetar psicologicamente as crianças e os adolescentes. Para isso, nada melhor do que o estímulo ao diálogo e empatia.

Proponha a meditação

Que tal deixar as preocupações com os estudos de lado por alguns minutos e meditar? A meditação é uma ótima opção para relaxar o corpo e a mente, além de manter esses dois campos equilibrados. Antes do início da aula, a escola pode propor dez minutos de meditação para que os alunos liberem as suas tensões.

Ofereça suporte psicológico

Claro, não podemos deixar de falar do suporte psicológico, que é crucial para ajudar os estudantes a lidarem com as suas emoções. É preciso contar com educadores com conhecimentos em saúde mental para identificar as alterações provocadas pela ansiedade, além de profissionais especialistas em Psicologia que possam orientar o aluno e a sua família sobre a melhor forma de lidar com o problema.

À primeira vista considerado um sentimento normal, a ansiedade pode se converter em uma patologia e, se não for tratada, acaba desencadeando outras doenças que danificam a saúde mental e o desempenho dos alunos. Com o uso de estratégias para diminuir a ansiedade, a escola pode criar um ambiente saudável e seguro para todos.

Essas medidas podem ser úteis para reduzir a ansiedade em crianças e adolescentes na sua escola? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam como lidar com a ansiedade dos alunos!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *