Home Gestão Escolar Família na escola: 7 ações para trazer os responsáveis para mais perto

Família na escola: 7 ações para trazer os responsáveis para mais perto

Ter a presença e a participação da família na escola é essencial para manter um bom relacionamento entre a instituição de ensino e os responsáveis dos alunos. A aproximação com os familiares pode, inclusive, influenciar positivamente o desempenho dos estudantes.

Para isso, é fundamental que o colégio realize eventos e promova atividades que façam com que toda a comunidade escolar se envolva. Isso é vantajoso por uma série de motivos, principalmente para o processo de aprendizagem, que pode passar por melhorias significativas.

Leia o post e confira 7 ações que a escola pode tomar para trazer os responsáveis para mais perto da realidade educativa! Vamos lá!

1. Realize eventos

Ter, no cronograma de atividades anuais, alguns eventos como gincanas, festa junina, Dia da Família, entre outros, pode ser uma excelente oportunidade para criar uma maior aproximação com os familiares dos estudantes. Os eventos podem ser tanto presenciais quanto online, se a ideia for reunir o máximo de pessoas possível.

Essa prática é bastante vantajosa, uma vez que a escola pode transmitir os seus valores, apresentar os objetivos da aprendizagem, falar mais da metodologia praticada pelos educadores, etc. Com isso, os responsáveis podem ficar por dentro de tudo que está sendo executado pelos gestores e diretores de ensino.

Assim, fica mais simples de a comunidade escolar se envolver, inclusive, na organização dos eventos. Todos, então, podem participar e contribuir para a melhora do processo de transmissão do conhecimento. Essa ainda é uma maneira de promover a troca de experiências entre os familiares e de estimular a colaboração.

2. Faça a exposição de trabalhos

A escola também pode organizar alguns momentos, a cada bimestre, para que os alunos possam expor os trabalhos realizados no período letivo. Assim, a família conhece mais de perto o que está sendo feito pelos educadores e compreende se os conteúdos vêm sendo bem assimilados por eles.

A exposição de trabalhos também é uma oportunidade interessante de conhecer outros responsáveis e a realidade de cada estudante. Esse tipo de evento faz com que os familiares realmente se envolvam no cotidiano de ensino, entendendo melhor como os conhecimentos transmitidos em sala de aula são aproveitados.

Quem mais ganha com isso, sem dúvidas, é o aluno, que passa a ser reconhecido pelos resultados e pelo bom desempenho. A troca de experiências entre as turmas ainda pode enriquecer a aprendizagem e motivar os estudantes a desenvolverem habilidades diferenciadas.

3. Apresente os planos pedagógicos

Outra ação fundamental que a instituição de ensino deve ter é apresentar os planos pedagógicos e o currículo aos responsáveis. O mais indicado é que isso seja feito alguns dias antes do início do ano letivo, possibilitando que os familiares possam dar sugestões e dialogar sobre o plano de ensino.

Essa também é uma maneira mais democrática de o colégio transmitir os seus valores e os objetivos. A partir do plano pedagógico, os familiares entendem qual é a relevância dos conteúdos transmitidos e como eles são úteis para a trajetória acadêmica dos seus filhos.

Quando o currículo é organizado e elaborado em conjunto com a família, toda a comunidade escolar se beneficia. Entendendo quais são as demandas e as sugestões dos responsáveis, a instituição de ensino também pode se planejar melhor para conseguir atender às necessidades de todos os envolvidos no processo.

4. Realize reuniões periódicas

As reuniões são excelentes oportunidades de diálogo com os familiares. O momento também pode ser utilizado pela escola para receber sugestões, tirar dúvidas e coletar outras informações da família dos alunos. Assim, fica muito mais simples se aproximar dos responsáveis e entender as diferentes opiniões sobre a prática pedagógica.

Além de tudo, a instituição de ensino pode apresentar o seu modelo de gestão escolar para os familiares ficarem por dentro de todas as ações e atividades que ocorrem no ambiente de aprendizagem. Muitas vezes, eles sentem que não têm um espaço para se expressar, por isso, as reuniões periódicas são bastante indicadas.

Portanto, para além do acompanhamento do desempenho educativo, as reuniões também funcionam muito bem para o envolvimento dos familiares em relação às ações e à tomada de decisão da gestão da escola.

5. Mantenha um canal de comunicação online

Contar com um canal de atendimento e de comunicação online é outra prática bastante relevante para o engajamento das famílias dos estudantes. Nesses canais, eles podem tirar dúvidas, dar sugestões de melhoria, apresentar críticas, entre outras ações.

A instituição de ensino pode utilizar o espaço virtual para comunicar as datas dos eventos e das reuniões, apresentar o cronograma do ano letivo e outras informações fundamentais para manter o bom relacionamento com os responsáveis.

Além de tudo, o canal de comunicação online ainda pode otimizar a rotina da secretaria escolar. Com isso, os funcionários do colégio ganham tempo e podem se dedicar a outras atividades que visam ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem.

6. Promova atividades desportivas

As atividades desportivas organizadas pela instituição de ensino podem ser uma boa oportunidade para o colégio ter ainda mais a participação familiar no cotidiano. Essas atividades promovem a saúde física, emocional e mental de todos os participantes.

O momento também é uma forma de levar entretenimento para os pais e estimular a competição saudável entre os alunos. Isso porque as atividades desportivas são prazerosas e divertidas, fazendo com que todos se envolvam e criem laços de amizade.

Essa é uma maneira de levar a prática pedagógica para além da sala de aula, trazendo mudanças em âmbito social e acadêmico. Quando a família participa, os estudantes acabam se sentindo mais motivados para viver esses momentos.

7. Engaje nas redes sociais

Não há dúvidas de que as redes sociais podem ser ótimos espaços para a instituição de ensino compartilhar informações, e ter um relacionamento mais próximo com os responsáveis dos alunos. Com um bom engajamento online, eles podem ficar por dentro de tudo que acontece no cotidiano escolar.

No entanto, para além disso, essa é uma forma de transmitir as práticas e as metodologias que estão sendo trabalhadas em sala de aula. Assim, os familiares se sentem mais próximos da realidade de ensino.

O engajamento nas redes sociais pode ser feito de inúmeras maneiras. Contudo, é muito importante que a coordenação do colégio sempre compartilhe conteúdos relevantes e que tenham relação com as atividades educativas para que os pais realmente valorizem as ações dos educadores.

8. Organize ações sociais

As ações sociais na instituição de ensino são fundamentais para o engajamento com a família dos alunos. Além disso, eventos desse tipo também são essenciais para o desenvolvimento de uma formação mais solidária e cidadã.

A escola pode organizar as ações com a comunidade do entorno com o auxílio e participação dos estudantes. É muito importante contar com o apoio dos alunos e de seus familiares, pois todos ganham com a troca de experiência.

Inclusive, essa é uma maneira de transmitir uma educação mais humanizada e baseada em valores como empatia, caridade, senso de justiça e respeito ao próximo.

Da mesma forma, a participação da família na escola é benéfica principalmente em relação ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem. Sem um bom relacionamento com os pais dos estudantes, a instituição de ensino pode ter alguns prejuízos, como dificuldade de diálogo, falta de compreensão sobre o currículo pedagógico, entre outros.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de todas as novidades da Inspira Rede de Educadores, curta a nossa página no Facebook e nos acompanhe em nosso Linkedin!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *