Home Performance Pedagógica 6 dicas para promover o diálogo na escola com os alunos

6 dicas para promover o diálogo na escola com os alunos

A comunicação é uma habilidade socioemocional de grande importância no mundo. Por essa razão, estimular o diálogo na escola é uma ação fundamental para quem busca oferecer uma formação crítica e humana para crianças e jovens.

O cotidiano escolar é permeado de conflitos, uma vez que diferentes pontos de vista são postos em convívio. Sabe-se da importância de estabelecer uma comunicação alinhada entre a equipe escolar (gestores, professores etc.) de uma instituição de ensino. Contudo, muitas vezes, não há estímulo para que os alunos participem das conversas referentes a questões de rotina ou mesmo na solução de problemas que surgem no colégio.

Por meio do diálogo, os estudantes aprendem a defender suas opiniões, lidar com as diferenças e buscar saídas ou respostas para as mais diversas situações. Importa dizer que essa habilidade não é inata aos sujeitos, ela é construída dia após dia. Dessa forma, dar abertura e incentivar que alunos se expressem é um exercício de grande relevância para a educação deles.

Entenda mais, a seguir, sobre a importância do diálogo na escola e também como promover a comunicação com os alunos!

Qual a importância do diálogo na escola?

As instituições escolares têm um papel relevante no que diz respeito ao estímulo à comunicação, e escutar os estudantes de modo ativo é essencial para conhecê-los, compreender os seus contextos e, consequentemente, estabelecer um processo de ensino e aprendizagem efetivo.

Sendo assim, reconhecer as crianças e os adolescentes como sujeitos portadores de conhecimento, assim como promover trocas reais, espontâneas e contínuas entre todos os agentes envolvidos na educação são duas tarefas essenciais de qualquer empreendimento pedagógico.

Os benefícios do diálogo para os alunos é que eles aprendem mais sobre si mesmos, os outros e o mundo. Ele promove a reflexão, a autonomia de pensamento, a criticidade, a defesa de seus posicionamentos, a valorização das diferenças e a resolução de problemas (dos mais simples aos mais complexos).

Além disso, a promoção do diálogo ajuda a melhorar o desempenho dos estudantes e fortalece os vínculos entre a comunidade escolar e com a própria instituição.

Como promover a comunicação com os alunos?

Agora que você já sabe porque o diálogo na escola é tão importante, que tal conferir 6 dicas incríveis para aprimorar a comunicação entre todos, inclusive com os estudantes? Veja abaixo!

1. Dê abertura a todos

É fundamental que todos se sintam ouvidos, respeitados e valorizados. Tente estabelecer um diálogo aberto, honesto e que leve em consideração a opinião dos agentes envolvidos, independentemente de suas posições hierárquicas.

2. Promova rodas de conversa com frequência

Rodas de conversa são metodologias interessantes para estimular tanto a autonomia quanto o espírito coletivo. Elas não devem estar restritas à sala de aula, visto que são ótimas maneiras de envolver os estudantes em discussões das mais variadas.

3. Torne as reuniões mais simples

As reuniões, em geral, são maçantes. É também muito comum que a pessoa designada para as conduzir acabe monopolizando a fala. Se possível, torne esses encontros mais simples e mais próximos de uma conversa.

4. Tenha transparência

Transparência é um componente primordial de todo diálogo, sobretudo na escola. É necessário que as ações e decisões sejam comunicadas de uma forma honesta, sem meandros. Isso aumenta o nível de confiança na instituição.

5. Busque trabalhar com feedbacks

Não só no sentido de oferecer feedbacks, mas também de estar aberto a recebê-los. Essa ferramenta costuma melhorar a comunicação, desde que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões e o façam com respeito.

6. Encare a tecnologia como uma aliada

Hoje, graças à tecnologia, é possível abrir diferentes canais de comunicação de uma escola. Site, redes sociais, sistema de telefonia, e-mail e até aplicativos são algumas soluções para manter contato com maior constância.

Conforme vimos, é necessário investir em ações que fomentem o diálogo no interior das instituições escolares. Os resultados são benéficos para todos, sobretudo no que diz respeito à efetividade do processo de ensino e aprendizagem, ao desenvolvimento dos estudantes e ao fortalecimento dos vínculos.

Se você gostou de saber mais sobre a importância do diálogo na escola, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a ele!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *