Home Gestão Escolar Como fazer investimento em tecnologia em sua escola? Entenda aqui

Como fazer investimento em tecnologia em sua escola? Entenda aqui

Hoje em dia, a educação está cada vez mais tecnológica, oferecendo diferentes metodologias e práticas pedagógicas inovadoras. Mesmo com os estudantes retornando às salas de aula presenciais, a adoção da tecnologia é uma realidade sem volta e promete ser uma ferramenta indispensável para o processo de ensino. Para que a ação seja estratégica, a gestão deve contar com planejamento para atingir bons resultados na aprendizagem.

Acompanhe a seguir e confira algumas dicas para fazer investimento em tecnologia na sua escola!

Qual a importância de se investir em tecnologias nas escolas?

Adotar um projeto de tecnologia na instituição de ensino é benéfico por uma série de motivos e, dentre eles, está o fato de as ferramentas tecnológicas manterem os alunos mais engajados e motivados, uma vez que os recursos oferecem diferentes métodos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

A gestão escolar também tem muitos ganhos quando conta com a tecnologia na rotina. Coordenadores, diretores e demais colaboradores têm mais facilidade para exercer suas funções profissionais, tendo o apoio das mais diversas tecnologias que trazem mais eficiência para os processos escolares.

Isso representa melhores resultados no processo de aprendizagem e no desempenho escolar como um todo. Com as facilidades da tecnologia, os estudantes são incentivados a exercitar o pensamento crítico, a autonomia e a resolução de problemas.

Uma das maiores vantagens, no entanto, é em relação à inovação das práticas e das metodologias de ensino. A gamificação, por exemplo, que consiste em inserir jogos educativos em sala de aula, pode ser uma excelente solução para transmitir conteúdos das mais diversas disciplinas do currículo escolar.

Os dispositivos digitais de ensino também auxiliam os professores na preparação das aulas. Com a ampliação e modernização dos recursos tecnológicos voltados para a dinâmica pedagógica, os educadores têm acesso a ferramentas que aperfeiçoam a didática e a maneira de transmitir os conhecimentos.

Sendo assim, toda a comunidade escolar ganha quando a escola prioriza os investimentos em tecnologia. A gestão deve ter em mente que ampliar a oferta de métodos de ensino diferenciados e inovadores traz diversas vantagens para o aprendizado, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Como começar o investimento em tecnologia na escola?

É fundamental que a coordenação de ensino invista em setores específicos para manter a qualidade da aprendizagem, garantindo maior interatividade e engajamento dos estudantes.

Atualmente, existem alguns softwares e plataformas que podem ser utilizados para aperfeiçoar as atividades escolares. Além de serem úteis para o aumento do desempenho, as ferramentas também atendem muito bem às demandas cotidianas da gestão escolar, como registro de matrícula, avaliação de alunos, entre outros.

A implantação dos recursos tecnológicos deve ser feita de forma gradual para que o cotidiano da comunidade de ensino não seja impactado negativamente. A formação continuada e a atualização dos educadores, nesse caso, é imprescindível para atingir melhores resultados.

Pensando nisso, abaixo separamos algumas dicas para planejar o investimento em tecnologia na instituição de ensino da melhor forma.

Analise as necessidades da instituição

Quando se decide colocar em prática um projeto de tecnologia, é preciso compreender profundamente as necessidades da escola. Mesmo que a direção esteja decidida a investir em tecnologia, é importante, por exemplo, avaliar se os professores são qualificados para usufruir da maneira mais proveitosa possível dos recursos digitais.

Outro aspecto relevante a ser avaliado é se a instituição de ensino conta com equipamentos adequados e o aparato tecnológico necessário para a adoção de aplicativos e softwares na dinâmica pedagógica. Para manter a segurança dos estudantes, as plataformas digitais devem ser robustas, além de funcionais e atrativas para eles.

Faça um planejamento

A direção e a coordenação também devem elaborar um planejamento para a implementação das ferramentas tecnológicas na escola. Antes de tudo, será necessário investir na capacitação dos educadores e na comunicação com os familiares e responsáveis pelos alunos.

Caso a instituição de ensino precise modernizar seus equipamentos e plataformas, é importante contar com uma prestadora de serviço para auxiliar na migração para os ambientes virtuais de aprendizagem. Tudo isso requer um bom planejamento das finanças e dos recursos que serão necessários para realizar o investimento nas tecnologias.

Pense no ambiente virtual

O ambiente virtual é o local em que os estudantes podem acessar materiais didáticos, atividades e aulas gravadas. Na plataforma, é possível trocar informações, participar de debates e tirar dúvidas com os professores. O ambiente virtual é um recurso de apoio também para a direção e coordenação, que pode utilizar indicadores para medir o desempenho escolar.

Dessa maneira, a coordenação de ensino avalia se o ambiente virtual está sendo bem aproveitado pelos estudantes e se há a ocorrência de dificuldades de acesso. A direção deve trabalhar continuamente para que o espaço funcione adequadamente e da melhor forma possível, visando atingir os objetivos de aprendizagem.

Encontre meios de facilitar a vida dos colaboradores

De nada adianta investir um montante de dinheiro em tecnologias robustas se isso for atrapalhar a rotina dos professores e colaboradores. Assim, é fundamental encontrar meios de facilitar o trabalho e as atividades exercidas pelos colaboradores da escola.

Uma boa dica, nesse sentido, é priorizar a qualificação dos educadores em relação às novas tecnologias. É importante que eles estejam por dentro das inovações, das melhorias e de como os recursos auxiliam a performance, para que os profissionais realmente se envolvam e contribuam para a transformação digital da instituição de ensino.

O investimento em tecnologia já é uma prioridade para muitos gestores e diretores escolares. De fato, as ferramentas possibilitam uma série de melhorias para a transmissão dos conhecimentos e podem ser bastante úteis para sanar dificuldades de aprendizagem.

Para que o investimento forneça resultados positivos para a gestão, é essencial contar com o apoio e a orientação de quem já conhece a fundo as tecnologias educativas. A Inspira Rede de Educadores é uma operadora de escolas que atua justamente com o propósito de levar inovação e aperfeiçoamento para as dinâmicas que envolvem o cotidiano de ensino.

Para conhecer mais sobre as soluções da Inspira Rede de Educadores, entre em contato com a nossa equipe de consultores agora mesmo!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *