Home Performance Pedagógica Saiba como manter um ambiente escolar saudável e qual é a sua importância

Saiba como manter um ambiente escolar saudável e qual é a sua importância

Manter um ambiente escolar saudável é imprescindível para garantir o bom funcionamento e a performance esperada de todas as áreas e dos agentes envolvidos nos processos educacionais. Por um instante, imagine a sua escola como se fosse um carro. Se uma única peça não estiver funcionando adequadamente no motor, a tendência é de que o seu desempenho seja comprometido, certo? Na escola, é necessário seguir o mesmo princípio, fazendo com que todas as áreas e agentes funcionem em sintonia.

O clima da instituição de ensino impacta diretamente a aprendizagem dos estudantes. Alinhar a relação entre os membros da comunidade escolar permite uma comunicação sem ruídos e benéfica para todas as partes. Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre a importância de zelar pelo clima no ambiente da escola e como isso pode ser feito. Confira!

Qual é a importância de um ambiente escolar saudável?

Depois da sua casa, a escola é o local em que a criança ou o adolescente mais passa o seu tempo. De segunda a sexta-feira, os alunos convivem com colegas, professores e colaboradores da instituição de ensino, o que faz com que o seu aprendizado vá muito além do conteúdo didático ensinado em sala de aula.

A escola é o primeiro lugar em que o estudante convive em comunidade e aprende valores que o ajudam a se tornar um cidadão integralmente formado. Caso esse ambiente não transmita harmonia e seja desorganizado, a tendência é de que todo o desempenho escolar seja comprometido.

Por outro lado, quando há um ambiente saudável, que se preocupa em atender às necessidades de todas as partes envolvidas nos processos educacionais, é possível estabelecer uma comunicação eficiente, estimular bons hábitos comportamentais e, assim, melhorar o desempenho dos educadores, dos alunos e, consequentemente, da escola como um todo.

Como proporcionar um ambiente escolar saudável?

Um ambiente escolar saudável é aquele que oferece desde boas condições de infraestrutura até processos mais transparentes, de modo que o respeito e o diálogo prevaleçam para o bem-estar de todos. Veja, a seguir, quais medidas são necessárias para torná-lo viável.

Forneça canais oficiais de comunicação

Em alguns casos, as instituições de ensino acabam pulverizando os seus canais de comunicação. Isso faz com que muitas informações relevantes acabem se perdendo ou não recebendo a devida atenção.

Pensando nisso, é recomendado deixar claro para a sua equipe quais são os canais oficiais de comunicação, além de assegurar que as interações ocorram de forma fluida e sem interrupções. Para tanto, deve-se conhecer quais são as rotinas dos colaboradores e entender quais ferramentas terão melhores resultados, como e-mails ou intranet.

Também é importante comunicar-se frequentemente, repassando ao time todas as informações sobre as quais ele deve ter ciência. Isso é principalmente válido para aquelas que impactam as suas atividades.

Mantenha a transparência

Mais do que se comunicar com o seu time de colaboradores, é preciso que a gestão escolar faça isso de forma transparente. Todos os assuntos devem ser explicados e tratados com clareza para evitar ruídos na comunicação que, se não forem esclarecidos, podem acabar se transformando em conflitos. Isso reforça o laço de confiança entre os profissionais e contribui para que haja mais colaboração entre todas as partes.

Melhore a infraestrutura

A estrutura física da sua escola é acolhedora e eficiente? Caso não seja, é hora de repensá-la. Procure disponibilizar ambientes confortáveis de convivência entre os colaboradores, em que eles possam trocar ideias, experiências e exercitar a sua criatividade.

Outra questão importante é fornecer ferramentas e materiais atualizados, isto é, que realmente atendam às necessidades das disciplinas lecionadas. Dessa maneira, o professor terá à sua disposição as melhores condições para oferecer um ensino de qualidade.

Faça uma análise de desempenho

As informações sobre o desempenho dos alunos devem circular entre os professores para que eles saibam quais são os resultados do seu trabalho. O diretor pode compartilhar com os docentes os índices de aprovação e de evasão, de notas internas e de performance das turmas e também propor uma análise sobre o cenário e estipular metas para melhorá-lo continuamente.

Quando os professores estão devidamente preparados, contam com uma infraestrutura adequada e participam de um ambiente escolar saudável, isso reflete na qualidade das suas aulas. Por fim, com isso, aqueles que saem ganhando são os alunos, visto que eles poderão contar com o suporte, o conhecimento e as ferramentas apropriadas para o desenvolvimento da sua aprendizagem.

E aí, este post vai te ajudar a manter um ambiente saudável na sua escola? Deixe seu comentário e compartilhe para que mais pessoas aprendam com esse conteúdo.

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *