Home Performance Pedagógica Por que a formação continuada de professores é tão importante?

Por que a formação continuada de professores é tão importante?

A formação continuada de professores é uma maneira de a escola continuar desenvolvendo um ensino de qualidade aos alunos. Basicamente, o objetivo da iniciativa é incentivar os educadores a se autodesenvolverem e adquirirem novos conhecimentos para se adaptarem às demandas das novas gerações.

Atualmente, a educação continuada é considerada um processo permanente e, por isso, deve ser constante. Assim, os educadores podem aperfeiçoar as práticas e atender às novas exigências da atual geração de estudantes.

Acompanhe a seguir e entenda por que a formação continuada de professores é algo tão importante e que deve fazer parte dos objetivos da escola!

Para que serve a formação continuada de professores?

A formação continuada de professores é uma maneira de a instituição de ensino manter os profissionais da educação sempre atualizados e alinhados às necessidades dos alunos. As atuais gerações estão cada vez mais habituadas à tecnologia e ao ambiente digital, por isso os educadores devem estar preparados para saber dialogar com os discentes.

O processo de formação deve ser permanente, uma vez que o mundo está em rápida transformação. Basicamente, a formação continuada consiste em uma capacitação de curta duração, voltada especificamente para o aperfeiçoamento das diretrizes e práticas pedagógicas. Para isso, os educadores devem atender às regras da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Para que a formação seja ainda mais efetiva, é essencial identificar quais são as lacunas da escola. Com isso, o conteúdo formativo deve sempre priorizar as questões mais urgentes e que dizem respeito às funções e ao cotidiano dos educadores e dos demais funcionários da instituição de ensino.

A gestão escolar tem uma grande responsabilidade diante da capacitação de seus profissionais. Isso porque a formação continuada representa uma alternativa valiosa para os gestores e diretores educativos que querem aperfeiçoar os processos administrativos e os resultados de aprendizagem como um todo.

Como a formação acontece?

Em geral, a formação continuada ocorre após a formação inicial do educador. Ela permite que o professor agregue conhecimentos capazes de gerar transformações e impactos positivos, tanto no contexto profissional quanto no escolar.

Nos cursos, são trabalhados uma série de temas, como:

  • habilidades que podem ser incorporadas à dinâmica de aulas, como expressão corporal, oratória e preparação dos conteúdos;
  • capacitação para as novas tecnologias de aprendizagem e as tendências para o futuro da educação;
  • como desenvolver competências socioemocionais e humanas nos estudantes;
  • métodos de avaliação e acompanhamento do desempenho e desenvolvimento dos alunos.

A formação continuada pode ser feita no formato presencial ou online. Cada docente deve realizar o processo educativo de forma flexível, sem que a atuação profissional seja prejudicada ou impactada.

Existem alguns cursos que oferecem tutorias de apoio ao docente, fornecendo metodologias eficientes e tecnologias que tornam a formação continuada ainda mais produtiva.

A formação é de curta duração, no entanto, ela deve ser contínua para que o educador esteja em constante atualização. Com uma formação ininterrupta, o educador se torna um facilitador, e não apenas um transmissor de conhecimento, como ocorre na educação tradicional.

O processo é bastante benéfico, pois auxilia o docente a se tornar mais adaptável às rápidas mudanças do contexto educacional e das atuais gerações. Com isso, diversas dificuldades comuns do dia a dia escolar podem ser mais facilmente superadas.

A gestão da instituição de ensino também é beneficiada e pode atuar para melhorar diversos aspectos administrativos. Assim, é possível propor estratégias eficientes para sanar as barreiras encontradas na aprendizagem e sugerir mudanças significativas para toda a comunidade escolar.

Por que a formação continuada de professores é tão importante?

Sem dúvidas, a formação continuada de professores é muito importante para a realidade educativa, tanto para o corpo docente em si quanto para a gestão. Portanto, o processo formativo deve fazer parte dos objetivos da escola, tendo em vista seus benefícios.

Com isso, a aprendizagem e o desenvolvimento do educador é constante, permitindo maior reflexão e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Assim, é possível elaborar didáticas mais dinâmicas e detectar mais rapidamente as dificuldades apresentadas pelos estudantes.

São inúmeros os benefícios da formação continuada. Confira a seguir os principais.

Evolução do profissional

Os professores podem alcançar uma maior evolução profissional, tendo a chance de aprimorar a sua atuação em sala de aula. Isso porque, na formação continuada, os docentes são motivados a incorporar novas tecnologias e tendências no espaço educativo, possibilitando um pleno desenvolvimento dos alunos.

Ensino de qualidade para os alunos

A formação continuada também é vantajosa, uma vez que os cursos apresentam conhecimentos específicos que permitem que os educadores desenvolvam um ensino de qualidade para os alunos. Em geral, a formação continuada tem como base a BNCC, que apresenta diversas diretrizes e regras para o aprimoramento da educação brasileira.

Maior engajamento dos estudantes

Os atuais estudantes gostam de ser motivados e preferem dinâmicas escolares mais flexíveis e próximas de sua realidade. A formação continuada é uma alternativa para a capacitação dos docentes nesse sentido, o que possibilita um maior engajamento em sala de aula.

Construção de novas estratégias

Os conhecimentos obtidos em um curso de formação continuada também podem ser aproveitados para a construção de novas estratégias voltadas para o processo de ensino. Hoje, com a rápida transformação das práticas e metodologias pedagógicas, os educadores que se mantêm atualizados têm mais chances de se tornarem profissionais valorizados e requisitados.

Preparação para o uso de novas tecnologias

Não há dúvidas da importância da tecnologia para o cotidiano da aprendizagem. Cada vez mais os recursos estão tomando as salas de aula. Assim, os professores que se capacitam para atender às demandas pelas novas e mais recentes tecnologias e podem utilizá-las de maneira estratégica e objetiva para cumprir as metas da instituição de ensino.

Fácil detecção de dificuldades de aprendizagem

Por fim, é possível detectar mais rapidamente as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. A formação continuada apresenta soluções e alternativas eficientes, que são facilmente adaptáveis aos mais diferentes contextos escolares.

A formação continuada de professores deve ser implementada na escola de maneira assertiva e eficiente para que os resultados sejam realmente satisfatórios. Nesse sentido, contar com uma parceira, como a Inspira Rede de Educadores, pode auxiliar significativamente no crescimento e no aperfeiçoamento da gestão escolar.

Para conhecer mais sobre as nossas soluções, entre em contato com a equipe da Inspira Rede de Educadores agora mesmo!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *