Home Performance Pedagógica Desempenho acadêmico: saiba o que fazer para alcançar a excelência

Desempenho acadêmico: saiba o que fazer para alcançar a excelência

Quando desejamos entender o desempenho acadêmico dos alunos, é preciso olhar para a maneira como eles aprendem e para as respostas e os estímulos que eles dão ao que foi aprendido. Esse elemento está ligado à forma como os estudantes absorvem o conhecimento.

As instituições escolares, então, devem se preocupar com essa questão justamente porque o rendimento é um importante indicador do processo de ensino. Para alcançar a excelência, a escola  deve desenvolver um novo olhar sobre as práticas pedagógicas e sobre como elas impactam o cotidiano.

Para explicar qual é a importância do desempenho acadêmico e quais são as mudanças necessárias para atingir uma qualidade maior no ensino, convidamos Luã Marins, coordenador pedagógico da Inspira Rede de Educadores, para falar mais sobre o assunto. Confira a seguir!

O que é desempenho acadêmico e qual é a sua importância?

“O desempenho acadêmico está diretamente relacionado à forma como o estudante aprende”, diz Luã. Assim, quanto melhor ele for, melhor será a excelência de determinada instituição. “Não é à toa que hoje existem inúmeros rankings que avaliam exatamente esse fator por meio de provas e de avaliações”, explica.

O mais conhecido é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, gradualmente, foi sendo moldado para se tornar também a forma de seleção nas universidades brasileiras. O desempenho acadêmico é importante, pois esse fator é um reflexo da excelência acadêmica do colégio.

Igualmente, as olimpíadas do conhecimento são práticas bastante comuns nas instituições de ensino. As atividades são eficazes para medir o nível de aprendizagem dos estudantes ainda durante o Ensino Fundamental, possibilitando que os gestores escolares tenham uma visão ampla do desempenho educativo.

“Mais um aspecto fundamental nesse sentido, inclusive, é analisar como os alunos se encontram emocionalmente e de que forma a escola incentiva os estudantes a lidarem com as suas emoções”, destaca Luã. Atualmente, o Brasil tem investido cada vez mais em uma educação socioemocional, pois o rendimento tem uma relação direta com essa questão.

Para alcançar um patamar de excelência, “a instituição de ensino deve contar com indicadores próprios a fim de avaliar o nível de evasão escolar, a média de notas por disciplinas, a quantidade de horas dos docentes, o grau de satisfação dos alunos e dos funcionários, os níveis de aprovação, entre outros”, comenta Luã.

Como alcançar a excelência no desempenho acadêmico dos alunos?

Para alcançar um excelente desempenho acadêmico, é preciso investir em uma formação continuada de professores. Com isso, “fica mais fácil garantir que o corpo docente seja tecnicamente bom e inspirador, ou seja, que tenha a capacidade de ir além de “dar aula”, cativando positivamente os estudantes”, relata Luã.

No entanto, a formação continuada de educadores ainda é um dos maiores desafios que as instituições encontram para alcançar a excelência na performance. Com a pandemia e a migração de um modelo presencial para o formato remoto, por exemplo, muitos professores apresentaram dificuldades de adaptação, principalmente em relação ao uso das tecnologias de ensino.

Para superar essas barreiras, torna-se cada vez mais imprescindível investir na qualificação do corpo docente e em práticas que contribuem para a melhora do rendimento. Confira, a seguir, algumas ações que a gestão escolar pode priorizar para alcançar a tão sonhada excelência na aprendizagem.

Elabore um bom planejamento escolar

Para realizar um bom planejamento, é essencial envolver a comunidade escolar como um todo. Com isso, os professores, a coordenação, os funcionários, os alunos e os seus responsáveis devem ser escutados. Muitas vezes, mudanças básicas no planejamento podem impactar positivamente o desempenho.

“As salas, por exemplo, em vez de manterem as carteiras enfileiradas, podem tê-las dispostas em círculos, em duplas ou em trios, o que permite criar aulas diferenciadas e tornar a aprendizagem facilitada”, comenta Luã. Assim, um bom planejamento escolar começa sempre a partir da participação da comunidade de ensino e do olhar para as suas necessidades.

Ouça o que os alunos têm a dizer

Atualmente, uma das principais demandas das escolas é saber como lidar com crianças e com jovens superconectados. “Os educadores também mudaram o papel de detentores do conhecimento e se tornaram facilitadores”, diz Luã. É fundamental, portanto, que o professor internalize essa mudança e ouça o que os estudantes têm a dizer.

Se antes da internet o acesso às informações era limitado, hoje, os alunos superconectados trazem informações para a sala de aula. “Com isso, não há mais espaço para a ideia de que o estudante não gera conhecimento”, destaca Luã. Para se preparar para essa realidade, é essencial que o corpo docente se mantenha sempre atualizado por meio de especializações e, como dito, de uma formação continuada.

Conte com metas mais precisas

A instituição de ensino precisa estabelecer metas de aprendizagem e buscar atingir esses objetivos para melhorar o desempenho acadêmico como um todo. A tecnologia, por exemplo, consegue demonstrar de forma rápida como estão os indicadores escolares.

Assim, a coordenação de ensino deve priorizar os investimentos em tecnologia e em metodologias inovadoras para que o rendimento dos estudantes seja transformado positivamente.

Mude a visão dos alunos

Os estudantes podem ter visões bastante diferenciadas sobre o processo de aprendizagem. Inclusive, há grupos de alunos que se relacionam melhor com determinados conteúdos e disciplinas, por isso, é importante ter equilíbrio no formato de ensino.

Para atingir um melhor desempenho acadêmico nesses casos, é importante integrar as diferentes opiniões e buscar unificar as necessidades das turmas. Por exemplo, “um estudante que está no nível mais alto pode não se sentir desafiado o suficiente quando se depara com uma atividade simples e acaba perdendo a vontade de continuar os estudos”, diz Luã.

Aposte na gestão unificada

A gestão unificada defende atender às demandas de todos os agentes e das pessoas que fazem parte da comunidade escolar, como melhora das práticas pedagógicas e do próprio desempenho do colégio. Isso pode parecer difícil em um primeiro momento, mas é interessante que a coordenação se esforce nesse sentido.

Até porque, no momento de resolver problemas e situações desafiadoras, todos os indivíduos serão levados em conta, como os alunos, os familiares, os colaboradores e os demais colaboradores da instituição.

Invista na capacitação docente

A formação continuada de educadores, como dito, é fundamental para a melhora da capacitação docente e, consequentemente, para o êxito em relação ao desempenho acadêmico. “A escola deve investir e se esforçar para manter a qualidade da formação de seus professores a fim de que eles consigam desenvolver um ensino mais adaptativo”, aconselha Luã.

Muitos docentes, por exemplo, apresentam dificuldade para utilizar os recursos tecnológicos, mais simples em sala de aula, como slides e projetor. Estar atento a esses fatores é imprescindível para atingir a excelência e também para conseguir dar conta das especificidades de cada aluno.

Inove

Sem dúvidas, a inovação garante, de forma mais ágil, que a instituição tenha resultados mais positivos em relação à aprendizagem. A tecnologia, por exemplo, promete estar cada vez mais presente na vida dos estudantes e dos professores e também na dinâmica de ensino.

Por isso, “as unidades que não se adaptarem de acordo com as novas demandas de virtualização ficarão para trás e correm o risco de terem índices de desempenho acadêmico baixos e insuficientes para garantir a excelência”, destaca Luã.

Uma operadora de escola, como a Inspira Rede de Educadores, pode ajudar a melhorar o desempenho acadêmico e a alcançar resultados mais satisfatórios. Nós investimos na formação dos coordenadores para que eles consigam, dentro da filosofia da sua própria instituição, formar o seu corpo docente. Contar com essa equipe de especialistas no ambiente escolar também é uma maneira simples de inserir a tecnologia em sala de aula. Tudo isso auxilia o desenvolvimento de  um ensino adaptativo, personalizado e com resultados mais duradouros.

Para conhecer mais sobre as soluções da Inspira Rede de Educadores, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *