Home Gestão Escolar Qual é o papel de uma escola na saúde mental dos estudantes?

Qual é o papel de uma escola na saúde mental dos estudantes?

A saúde mental é uma parte fundamental para o equilíbrio da vida como um todo. Sem ela, fica difícil exercer qualquer outro tipo de atividade cotidiana. Por isso, quando se trata de educação, é responsabilidade das escolas zelar pela saúde mental dos estudantes.

Ainda mais no período da pandemia, os problemas psicológicos se intensificaram, exigindo uma atenção especial dos educadores. Assim, é papel das instituições de ensino oferecer apoio e suporte nesse momento tão delicado da vida dos alunos.

Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda como a escola pode contribuir com a saúde mental dos estudantes. Confira!

Qual a responsabilidade da escola?

Nos últimos anos, cada vez mais os estudantes têm enfrentado dificuldades em relação à saúde mental. Seja por conta das pressões em casa, seja pela falta de expectativa com o futuro, os sintomas do problema podem prejudicar o rendimento do aluno, os professores e impactar significativamente o aprendizado.

Neste sentido, as inúmeras pressões vivenciadas cotidianamente acabam ameaçando a própria qualidade da educação, fazendo com que os estudantes se sintam desmotivados para dar continuidade às tarefas do dia a dia.

A escola, como principal agente educador, tem uma responsabilidade considerável para manter o bom desempenho dos alunos. Além do suporte psicológico, ela deve estar sempre atenta a observar quais são as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos. Em alguns casos, será necessário intervir e buscar por outros profissionais especializados em saúde mental para ajudar.

Como a escola pode ajudar os estudantes nesse sentido?

A vida acadêmica é cheia de desafios e, por isso, todos os estudantes devem ser tratados com muito cuidado, até mesmo para não terem o desempenho escolar comprometido. A escola tem o papel de reconhecer os pequenos sinais diários que podem estar causando o desequilíbrio emocional.

Sem uma atenção especial sobre a saúde mental do corpo acadêmico, a instituição de ensino também pode sofrer abalos em seu nível de qualidade a longo prazo. Assim, se possível, a gestão escolar deve se antecipar e buscar adotar práticas e ações estratégicas para contornar o problema.

Acompanhe a seguir o que pode ser feito para auxiliar os alunos no cuidado com a saúde mental.

Ofereça a ajuda de especialistas

É importante que a escola conte com uma equipe capacitada, como psiquiatras, psicólogos, entre outros profissionais especializados no assunto. Desta forma, os estudantes podem cuidar melhor de si mesmos e ter o bem-estar favorecido. Por esse motivo, perceber os sinais nos alunos antes mesmo que o problema se intensifique é crucial.

Ajude na organização do tempo

A falta de organização e planejamento pode levar os alunos a terem a saúde mental abalada, seja pelo acúmulo de tarefas, seja pela ansiedade de não conseguir fazer todas as atividades. É importante que os educadores orientem os estudantes a terem horários para cada uma das tarefas cotidianas. A instituição de ensino também pode distribuir agendas para auxiliar nesse sentido.

Tenha um espaço de descanso e lazer

Da mesma forma, a escola deve oferecer espaços de lazer e descanso para que os estudantes consigam se expressar e se relacionar uns com os outros. Na hora do recreio, por exemplo, a instituição pode organizar atividades para se aproximar ainda mais da realidade educativa.

A saúde mental dos estudantes é um assunto cada vez mais em alta, ainda mais com a determinação de isolamento social devido à pandemia. Sendo assim, é papel da escola colocar em prática as dicas citadas, uma vez que a aprendizagem pode ser seriamente impactada.

Gostou do conteúdo? Então deixe o seu comentário e contribua para o debate sobre o tema!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *