Home Performance Pedagógica Alimentação escolar: por que faz parte do processo de aprendizagem?

Alimentação escolar: por que faz parte do processo de aprendizagem?

A escola tem um papel fundamental no que diz respeito à alimentação dos alunos. Afinal, é nesse ambiente que as crianças e os jovens começam a desenvolver preferências e a conhecer diferentes sabores e texturas.

Os hábitos saudáveis, contudo, também devem ser estimulados desde a infância dentro de casa. Os pais precisam dar uma atenção especial a esse fator, uma vez que ele pode impactar negativa ou positivamente o processo de aprendizagem.

Continue a leitura a seguir e descubra qual é a importância e como oferecer uma alimentação escolar saudável e nutritiva para os alunos. Vamos lá!

Entenda a relevância da alimentação escolar

Disponibilizar uma alimentação saudável na escola é fundamental para combater a obesidade infantil e também para melhorar os resultados da aprendizagem como um todo. Com o acesso a um cardápio equilibrado, por exemplo, os alunos passam a ter mais disposição e concentração para realizar as atividades pedagógicas.

Dessa forma, a instituição de ensino deve continuamente encorajar os estudantes a terem práticas mais sustentáveis no dia a dia. Nesse sentido, é imprescindível que os pais também tenham uma participação ativa no processo, até mesmo porque as preferências alimentares, sobretudo das crianças, são influenciadas pelas escolhas e pelos hábitos da família.

Mesmo que o aluno passe a maior parte do tempo na escola, o comportamento saudável precisa ser motivado em casa. Assim, pais e responsáveis devem preparar o lanche dos filhos com bastante cuidado, evitando ao máximo alimentos ultraprocessados e industrializados, ricos em calorias e corantes.

A regra é descascar mais e embalar menos, por isso, é importante escolher refeições mais naturais, como frutas, sucos frescos e biscoitos integrais. Fazer a substituição de alguns alimentos é uma excelente medida para iniciar o processo, mas, sem a colaboração de todos os agentes educativos, as crianças e os jovens podem acabar por enfrentar dificuldades em criar hábitos saudáveis.

Descubra por que a alimentação escolar é fundamental para a aprendizagem

As crianças começam a desenvolver os hábitos alimentares desde os seis meses de idade. É nessa fase que o pequeno passa a conhecer os diferentes alimentos, as texturas e os sabores e é justamente no período de crescimento que os hábitos são moldados até chegar à fase adulta.

Por isso, é fundamental que os pais e a escola monitorem os índices de crescimento e o ganho de peso. Com isso, é possível prevenir, por exemplo — como dito —, a obesidade infantil, considerada um problema bastante preocupante para o desenvolvimento saudável.

Na pandemia, ocorreu um aumento no número de crianças acima de peso, uma vez que o isolamento social causou uma grande ansiedade e diversas mudanças comportamentais. Isso levou ao agravamento do sedentarismo e à ampliação do consumo de alimentos ricos em açúcares, calorias e gorduras.

O problema é que essas escolhas alimentares impactam negativamente o processo de aprendizagem. Assim, os estudantes podem ter sérios problemas na absorção dos conteúdos e de conhecimentos, além de outros sintomas, como o aumento de peso e a falta de nutrientes e de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Confira, a seguir, por que a escola tem um papel tão relevante para incentivar uma alimentação saudável e nutritiva em relação aos estudantes.

Ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras e intelectuais

É com uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas essenciais que o pequeno tem a chance de desenvolver o seu máximo potencial. Isso porque a escolha dos alimentos influencia diretamente o desenvolvimento das habilidades motoras e intelectuais.

É um fato que promover uma alimentação saudável para as crianças e jovens é vital para atingir melhores desempenhos e resultados no processo de aprendizagem. Alguns alimentos, como açúcar e processados, quando reduzidos na dieta, podem favorecer o aumento do foco e da atenção.

Auxilia na concentração

Contando com uma alimentação equilibrada, consequentemente os estudantes apresentam mais empenho e concentração para se dedicar aos estudos. Isso porque eles passam a se sentir mais estimulados para aprender e para se desenvolver.

É importante citar que a escola tem um papel fundamental nesse sentido, uma vez que os índices positivos de aprendizagem são um dos principais referenciais que fazem com que os pais e responsáveis deem preferência a uma instituição de ensino para os seus filhos.

Permite que os alunos façam escolhas saudáveis de forma voluntária

Com bons exemplos, tanto dentro da escola quanto dentro de casa, os discentes passam a fazer escolhas mais saudáveis de forma voluntária. Isso acaba gerando mais consciência sobre o próprio corpo e acerca do seu funcionamento.

Assim, os educadores devem falar cotidianamente sobre o tema com os estudantes, sempre buscando entender as suas preferências alimentares. No entanto, sem o apoio familiar, é quase impossível transformar esses hábitos de maneira consistente.

Reduz os riscos de doenças

Uma alimentação equilibrada e nutritiva reduz significativamente o risco do surgimento de doenças em crianças e jovens. Ao contar com um cardápio saudável na escola, os estudantes passam a se sentir melhor e a ter maior disposição nos estudos e nas atividades pedagógicas.

A gestão escolar deve frequentemente alertar os pais sobre a importância de montar a lancheira da forma mais natural possível. Na instituição de ensino, contudo, a alimentação pode ser complementada, de preferência com sucos de frutas, vegetais e legumes frescos e orgânicos.

Auxilia no combate à obesidade infantil

A obesidade, como mencionado em outras seções, é um problema sério e que já aponta uma série de riscos para a saúde e para o desenvolvimento infantil. O Brasil, por exemplo, é considerado um dos países com a maior taxa de crianças e de adolescentes acima do peso. A situação pode levar a outros contextos, como o aumento da ansiedade e da depressão.

Para contorná-la e evitá-la ao máximo, a escola pode organizar eventos, palestras e atividades educativas com os discentes. Na ocasião, os educadores podem abordar uma série de temas, como a diversificação alimentar, a nutrição balanceada e a relevância de dar preferência a pratos mais regionais.

Agora que você já sabe qual é a importância de fornecer uma alimentação escolar saudável e nutritiva, é essencial também contar com a colaboração dos pais e dos responsáveis para que o bom hábito continue em casa. A instituição de ensino também deve ter o suporte de um nutricionista para orientar e montar os cardápios no colégio, assim, será viável garantir a oferta de pratos mais equilibrados e que auxiliam na aprendizagem.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de todas as nossas novidades publicadas, siga estas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *