Home Gestão Escolar Evasão escolar: descubra como reduzir esse problema

Evasão escolar: descubra como reduzir esse problema

A evasão escolar é um problema que sempre preocupou gestores e corpo acadêmico. Isso ocorre quando o aluno deixa de ir às aulas, o que é caracterizado como abandono, independentemente do motivo.

Vimos que os números de evasão escolar na pandemia subiram bastante, chegando a 12% de crianças e adolescentes que deixaram de frequentar a escola. O medo de contaminação, problemas financeiros e outros fatores contribuíram para esse cenário.

Dessa forma, as instituições de ensino também são afetadas, pois a falta de alunos gera prejuízos. Pensando nisso, confira algumas dicas de como evitar a evasão escolar e reduzir esse problema!

Faça o acompanhamento contínuo

Uma relação mais próxima com os alunos é um aspecto muito importante para evitar a evasão escolar. Por isso, é interessante fortalecer o vínculo desde o momento da matrícula até a saída do estudante para a universidade.

A comunicação é uma ferramenta poderosa e ajuda a entender o contexto das famílias e alunos. Assim, a probabilidade de manter esse relacionamento por mais tempo e reter os estudantes é bem maior.

Envolva os responsáveis na rotina escolar

Além de manter um contato próximo com os alunos, os responsáveis também devem estar envolvidos. A participação deles é essencial, uma vez que ajuda a incentivar os estudantes.

O desempenho dos alunos é maior quando os responsáveis participam do processo de aprendizagem. Portanto, não são apenas as reuniões ou alguns eventos que devem atrair os responsáveis para a escola, essa aproximação deve ser contínua e no dia a dia. O interesse na aprendizagem deve estar além das de tirar boas notas.

Mantenha um canal aberto de diálogo

Muitos estudantes simplesmente deixam de frequentar a escola sem dar muitas justificativas. No entanto, quando a instituição, os responsáveis e os alunos têm um diálogo aberto, fica mais fácil manter a comunicação.

Nesse sentido, a criação de um canal de trocas, conversas e sugestões é algo muito válido para estabelecer transformações úteis no ambiente escolar. Manter o diálogo aberto com todas as pessoas que estão envolvidas no processo educativo é muito mais benéfico e útil para reduzir o abandono.

A partir desse canal de diálogo aberto, a ideia é aperfeiçoar a instituição a fim de que ela seja mais atrativa para os alunos. Compreender as causas da evasão também é fundamental para criar uma estratégia e aplicar as mudanças necessárias.

Ofereça aulas mais interessantes

A tecnologia já está presente nas salas de aula há bastante tempo. Dificilmente haverá um aluno que não tenha contato com smartphones, computadores, tablets e internet. Com isso, a inovação deve ser levada para as salas de aula com o intuito de envolver os estudantes e tornar o aprendizado mais atraente.

O modelo de gestão também é importante para a instituição, pois aplica estratégias capazes de estimular o ensino. Caso contrário, os alunos perdem o interesse na escola, e esse foi um dos motivos da evasão escolar na pandemia. Sendo assim, a falta de cuidado pode fazer com que o número de afastamentos seja cada vez maior, mas essa realidade pode ser mudada!

O que você acha sobre esse assunto? Deixe sua opinião nos comentários!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *