Home Performance Pedagógica Descubra 5 ótimas dicas de motivação para professores

Descubra 5 ótimas dicas de motivação para professores

Os professores estão entre as principais peças da engrenagem da educação, na medida em que somente a partir deles se torna possível oferecer um ensino completo e de qualidade. Contudo, isso só acontece quando o time de docentes está realmente motivado, do contrário fica mais difícil prender a atenção dos alunos e engajá-los. Para tanto, é dever da escola investir constantemente em incentivo para os professores.

Rotina movimentada e sobrecarregada no dia a dia, falta de tempo para planejamento das aulas, desvalorização do seu trabalho, são alguns dos principais fatores que contribuem para a desmotivação dos professores. E negligenciar esse problema pode virar uma avalanche, uma vez que educadores desmotivados, inevitavelmente, comprometem a qualidade da educação.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores dicas de motivação para professores da sua equipe. Confira!

1. Valorize o professor

Embora a maioria das pessoas esteja ciente da grande importância da função do professor na sociedade, nem sempre esse pensamento se traduz na sua valorização no próprio ambiente escolar. Por isso, para motivá-lo, a primeira coisa a se fazer é promover o reconhecimento, a valorização e o respeito pelo profissional.

Nesse sentido, os gestores da instituição devem demonstrar respeito e preocupação pela rotina dos professores, além de dar feedbacks positivos para que saibam que estão no caminho certo. O diretor deve sempre acompanhar e ouvir a sua equipe, parabenizando-a pelas suas conquistas e ajudando-a em seus pontos de melhoria. Assim, os educadores entenderão que a escola está ali para dar o suporte de que necessitam e, acima de tudo, os valoriza.

2. Mantenha o diálogo constante

Conviver em um ambiente de trabalho com um clima saudável e amistoso é imprescindível para que os professores se sintam estimulados a dar o seu melhor sempre. Diante disso, é altamente recomendado que a gestão escolar mantenha uma relação próxima com o corpo docente, que seja baseada na transparência e no diálogo.

Outro ponto importante é garantir que a escola seja um ambiente colaborativo e democrático, no qual fique claro que o professor tem liberdade para compartilhar suas experiências, opiniões e sugestões sem sofrer nenhum tipo de represália.

3. Ofereça uma infraestrutura adequada

A falta de infraestrutura adequada para dar aula pode desmotivar até mesmo o professor mais motivado. É papel da gestão escolar atentar-se para as necessidades da instituição, como reparos nas salas de aula, bom funcionamento da internet, atualização dos equipamentos e ferramentas, e adaptação dos espaços para pessoas com deficiência.

Além disso, deve-se ter atenção especial com os materiais utilizados no processo de aprendizagem, que preferencialmente devem estar contextualizados à realidade dos alunos e colaborar com o cumprimento do planejamento de ensino.

4. Invista na capacitação e na formação continuada

A possibilidade de aperfeiçoamento e crescimento na carreira é uma questão indispensável para manter os professores motivados. Isso porque, ao terem a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos ou se especializar, os educadores se sentem mais bem preparados e seguros para desempenhar seu papel em sala de aula.

Sendo assim, é fundamental incentivar e oportunizar a capacitação e atualização dos seus docentes. Essa formação pode ser oferecida de diferentes formas, como por palestras, cursos, treinamentos e eventos — independentemente do formato, o foco principal é fazer com que a equipe tenha contato com inovações e melhores práticas da área educacional.

5. Incentive o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Uma das maiores dificuldades dos professores é conseguir equilibrar a vida profissional e pessoal, tendo em vista que, na maioria das vezes, trabalham em mais de um turno e lecionam em um número grande de turmas. Com isso, acabam levando trabalho para casa para corrigir provas, preparar aulas, entre outras atividades que fazem parte da sua rotina.

O excesso de trabalho e a ausência de descanso, mesmo quando está em casa, pode sobrecarregar e desanimar o professor. Para que isso não aconteça, é indicado que a escola seja a primeira a estimular o equilíbrio entre profissão e vida pessoal, além de respeitar os momentos de descanso dos educadores.

Ao investir na motivação para professores, toda a comunidade escolar sai ganhando. Afinal, quanto mais motivados eles estiverem, mais disposição terão para lecionar suas aulas e interesse em abraçar as metas da instituição de ensino, além de permanecerem física e mentalmente saudáveis.

Então, gostou deste post? Siga as nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos interessantes sobre o mundo da educação! Nós estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *