Home Gestão Escolar Planejamento estratégico escolar: saiba como fazê-lo!
mulher de cabelos cacheados fazendo planejamento estratégico escolar

Planejamento estratégico escolar: saiba como fazê-lo!

Você sabia que o planejamento estratégico também pode ser aplicado na escola, principalmente no ensino particular, e não apenas em grandes organizações?

Fato é que uma escola tem o dever de ensinar, mas ela também é um empreendimento que precisa de objetivos, gestão financeira e medidas voltadas para resultados. Portanto, o planejamento estratégico escolar tem uma grande contribuição para a evolução do seu trabalho e pode ajudar uma instituição de ensino a alcançar os resultados desejados.

Continue a leitura do artigo a seguir e entenda como funciona o planejamento estratégico escolar e de que maneira é possível implementá-lo na sua instituição de ensino!

Como funciona um planejamento estratégico escolar na prática?

As escolas de excelência não se preocupam apenas em oferecer um ensino de qualidade, mas também com um trabalho eficiente que proporcione crescimento da instituição. Para que isso aconteça, as ações devem suprir as expectativas e deve haver um propósito para conduzir o trabalho.

Sendo assim, o planejamento é um recurso fundamental para a gestão escolar, pois para que o estabelecimento funcione adequadamente e cumpra a sua missão é necessário preparar e gerir as suas atividades. Seu objetivo é oferecer qualidade no ensino por meio da otimização de atividades e fluxos, ou seja, funciona como um programa de gestão destinado ao progresso no desempenho do ensino e da aprendizagem.

A seguir, veja como fazer um planejamento estratégico!

Faça um diagnóstico preciso na escola

O diagnóstico ajuda a constatar as necessidades da instituição e o que precisa ser melhorado, a partir de uma avaliação das fraquezas e forças internas da escola, assim como as eventuais ameaças externas e oportunidades.

Essa metodologia é chamada “análise SWOT”, que é a sigla em inglês para “Strengths” (forças), “Weaknesses” (fraquezas), “Opportunities” (oportunidades) e “Threats” (ameaças).

A análise destaca as características que ajudam a desenvolver um plano estratégico, considerando os principais aspectos da sua instituição e o que pode ser esperado do atual contexto.

Entenda a realidade da instituição

Compreender a missão, seus valores e sua visão é essencial para estabelecer as metas da escola e facilitar o desenvolvimento de uma representação gráfica estratégica dos desafios a serem enfrentados para atingir resultados.

Um método muito usado para mapeamento estratégico é o “Balanced Scorecard” (BSC), no qual é realizada a descrição das medidas que deverão ser tomadas para alcançar o resultado esperado. Em seguida, é necessário determinar os parâmetros para avaliar cada atividade e se o objetivo foi alcançado. Por fim, é preciso acompanhar constantemente para identificar possíveis falhas e buscar soluções.

O Balanced Scorecard considera o trabalho da escola em sua totalidade, possibilitando avaliar de forma mais ampla as necessidades e estabelecer metas que incluam todos os setores.

Defina metas e objetivos

Nessa fase é preciso definir metas executáveis para cumprir os objetivos estratégicos de acordo com a cultura da escola. Dessa forma, é necessário adotar critérios para acompanhar as metas, como informações pedagógicas, financeiras, de recursos humanos, de marketing etc. Depois, é preciso expor as metas e os indicadores aos funcionários a fim de que eles saibam o quanto são importantes para o crescimento da instituição.

Desenvolva processos e projetos

Aqui, é pertinente delegar tarefas ao iniciar o desenvolvimento de planos de ação, atribuindo obrigações. É preciso determinar e explicar sobre a necessidade de cada ação para cumprir as metas. Para isso, é necessário ter como base os objetivos estratégicos e estipular prazos, prioridades e previsões.

Embora seja uma tarefa desafiadora, é muito importante fazer um planejamento estratégico escolar certeiro e eficiente, pois ele ajuda a ter resultados mais satisfatórios tanto na gestão quanto no ensino. Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o assunto, leia também este outro artigo Modelo de Gestão Escolar: o que é e quais você precisa conhecer!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *