Home Gestão Escolar 4 dicas para escolher uma parceria estratégica para sua escola
4dicasparaescolherumaparceriaestrategicaparasuaescola

4 dicas para escolher uma parceria estratégica para sua escola

Inovar e contar com suporte adequado são fatores essenciais para o crescimento e a manutenção da qualidade de ensino de uma escola. Para isso, muitas vezes, faz-se necessário buscar uma parceria estratégica, a qual consiste em uma empresa que pode fornecer o auxílio e os recursos de que você precisa para impulsionar os resultados da sua instituição de ensino.

A partir de uma parceria estratégica, como é o caso de uma operadora de escolas, é possível ter acesso a conhecimentos e ferramentas que otimizam os seus processos, estejam eles relacionados à gestão da escola ou às demandas de aprendizagem dos alunos. Mas, para que essa relação seja realmente proveitosa, é imprescindível buscar uma empresa que seja compatível com os seus interesses e objetivos.

Pensando nisso, preparamos este post com as principais dicas do que observar na hora de escolher uma parceria estratégica para a sua escola. Confira!

1. Verifique as soluções de gestão oferecidas

Em muitos casos, os gestores das escolas focam toda a sua atenção nas questões de ensino do ambiente e acabam deixando de lado os seus processos gerenciais, o que pode gerar uma série de problemas que vão desde a falta de controle das suas operações até dificuldades financeiras.

Diante disso, ao pesquisar por uma parceria estratégica, é altamente recomendado verificar quais são as soluções de gestão oferecidas pela empresa. Dê preferência para aquelas que propõem uma gestão integrada — pois utilizam ferramentas que possibilitam que todos os departamentos da escola conversem entre si e troquem informações com maior agilidade — e gerem dados seguros para a sua tomada de decisão.

2. Analise qual é o posicionamento de mercado da empresa

Quando a diretoria da instituição de ensino opta por buscar uma parceria é sinal de que deseja promover melhorias nos seus processos internos. Assim sendo, um ponto de extrema importância é analisar qual é o posicionamento e a credibilidade da empresa no mercado, a fim de evitar transtornos com parcerias que não atendam às suas necessidades ou não cumpram o que prometem.

Procure saber se a parceria do seu interesse é referência na área de educação, qual é o seu histórico no mercado, além de questionar quais são outras escolas parcerias atendidas por ela. Dessa forma, você consegue conhecer na prática como funciona o trabalho desenvolvido pela empresa e quais são os resultados que ela pode proporcionar.

3. Cheque se há o fornecimento de suporte estratégico

Toda escola que almeja crescer precisa ter um pensamento estratégico que reflita tanto nas questões operacionais quanto nos processos de aprendizagem. Nesse sentido, o ideal é checar se a parceria fornece suporte estratégico para o desenvolvimento das suas atividades.

Esse suporte estratégico pode incluir, por exemplo, a implementação de métodos e tecnologias que sejam capazes de simplificar as operações cotidianas da sua instituição, como a comunicação e questões do setor financeiro, por exemplo. Com isso, pode-se facilitar a execução de certas tarefas e permitir que a sua equipe tenha mais tempo para se dedicar a projetos de maior relevância para a escola.

4. Conheça os valores defendidos pela potencial parceira

Se os valores da potencial empresa parceira não estiverem alinhados com os da instituição de ensino, dificilmente a associação vai dar certo. Portanto, é preciso conhecer a fundo quais são os valores defendidos pela empresa e entender de que forma poderão impactar a sua escola em curto, médio e longo prazo, o que evita surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Agora que você sabe como escolher uma parceria estratégica, já consegue reconhecer quais são as melhores opções do mercado. A Inspira Rede de Educadores, que está entre as três maiores operadoras de escolas do Brasil, é referência no assunto, destacando-se por oferecer um suporte estratégico completo para expandir e alavancar instituições de ensino, e se diferencia por respeitar o legado e as peculiaridades de cada escola associada.

Quer melhorar o desempenho da sua escola? Entre em contato com a Inspira Rede de Educadores agora mesmo e descubra como podemos ajudar você!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *