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Confira quais as metodologias ativas de aprendizagem e como elas se diferenciam

Você já ouviu falar em metodologias ativas de aprendizagem? Essa nova tendência educacional visa a tornar os alunos protagonistas de seu processo de aprendizado!

O crescimento exponencial do uso da tecnologia despertou uma série de transformações no que diz respeito às nossas relações econômicas, políticas e sociais. Como não poderia deixar de ser, tais mudanças impactaram profundamente o mundo da educação.

A geração atual de estudantes nasceu em meio ao boom tecnológico. Consequentemente, contam com maior acesso à informação e estão a todo momento conectados. Nesse contexto, tornou-se necessária a criação de instrumentos pedagógicos diferenciados, ou seja, mais modernos, interativos, dinâmicos e, sobretudo, capazes de dialogar com a realidade destas crianças e adolescentes.

Com a proposta de colocar o estudante no centro do processo educativo, tornando-o ativo e autônomo na construção do conhecimento, surgem as chamadas metodologias ativas de aprendizagem. A seguir, saiba mais sobre esse modelo de ensino, descubra como ele se diferencia dos demais e conheça as técnicas mais utilizadas em sala de aula! Vamos lá?

O que são metodologias ativas de aprendizagem?

As metodologias ativas consistem em um conjunto de técnicas pedagógicas — por exemplo, proposição de discussões e reflexões em grupo, preparação de projetos, resolução de problemas, entre outras — que buscam tornar a sala de aula mais interativa, dinâmica e desafiadora. Nesse modelo de ensino, os estudantes adquirem papel central no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se protagonistas na construção do conhecimento.

Tais abordagens promovem o desenvolvimento integral dos estudantes, isto é, o aperfeiçoamento das habilidades não só cognitivas, mas também físicas e socioemocionais. Incentivar os alunos a buscar informações, investigar, analisar e criar soluções diferenciadas para situações cotidianas é, sem dúvida, uma maneira de prepará-los para atuar no mundo de maneira autônoma, responsável e criativa.

Como a proposta se diferencia das demais?

No modelo tradicional de ensino, o professor atua como protagonista. A sua figura detém autoridade sobre o conhecimento e o seu papel reside em transmitir o conteúdo que deve ser assimilado pelos estudantes.

O cenário é conhecido: aulas expositivas, aplicação de trabalhos e avaliações individuais e, sobretudo, crianças e jovens passivos e desmotivados. As metodologias ativas visam inverter essa lógica e, principalmente, transformar essa realidade. Elas propõem que o aluno saia da condição de mero receptor de conteúdo e assuma a posição central do processo educativo.

A proposta torna a tecnologia uma grande aliada da educação, ou seja, compreende que as ferramentas digitais (celulares, computadores, tablets etc.) são favoráveis no que diz respeito ao acesso à informação e ao compartilhamento de saberes e conteúdos.

Os benefícios dessa nova abordagem pedagógica alcançam não só os estudantes, mas também os professores. Como citado, os primeiros adquirem habilidades como autonomia, autoconfiança, capacidade de resolver problemas, pensamento reflexivo e crítico, responsabilidade, empatia e muito mais. Já os docentes conseguem criar aulas mais atrativas e, consequentemente, alcançam maior eficiência pedagógica.

Desse modo, as metodologias ativas se traduzem em uma educação repleta de sentido, conectada às vivências e necessidades dos alunos, isto é, em aprendizado real e efetivo.

Quais são as metodologias ativas de aprendizagem e como aplicá-las em sala de aula?

Agora que você já conhece a principal proposta das metodologias ativas de aprendizagem, bem como quais são os seus diferenciais e vantagens em relação às abordagens mais tradicionais de ensino, que tal alguns exemplos?

Abaixo, confira os tipos mais conhecidos e aprenda como colocá-los em prática!

Aprendizagem Baseada em Problemas

A Aprendizagem Baseada em Problemas, como o próprio nome anuncia, diz respeito ao aprendizado por meio da resolução, em grupo, de situações-problema. A ideia é a de que o estudante busque informações individualmente, anote suas questões e dúvidas e traga para a discussão coletiva em sala de aula.

Para que o processo aconteça, é fundamental o envolvimento e a participação de todos. Sendo assim, a construção do conhecimento se dá por meio do estímulo à pesquisa, ao pensamento crítico, à comunicação e ao trabalho cooperativo.

Aprendizagem Baseada em Projetos

Podemos dizer que a Aprendizagem Baseada em Projetos é a parte prática da Aprendizagem Baseada em Problemas, ou seja, é a hora em que os alunos colocam a “mão na massa” e constroem soluções a partir da própria vivência.

Da mesma maneira que o primeiro exemplo, a autonomia e o trabalho colaborativo são bastante valorizados. Aqui o foco é construir hipóteses, testar e experimentar, de modo a criar respostas inovadoras para questões cotidianas.

É interessante que o professor estimule os estudantes a irem além dos livros didáticos para o desenvolvimento de seus projetos, fazendo uso das ferramentas tecnológicas (produção de vídeos, redes sociais, fóruns e eventos digitais etc.) ou mesmo utilizando elementos concretos, tais como cartazes e maquetes.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida, cujo termo em inglês é flipped classroom, deriva do chamado ensino híbrido. Por essa razão, um dos seus grandes diferenciais é propor uma fusão entre a vivência de sala de aula presencial e a digital, como forma de potencializar o aprendizado.

Ela é uma das metodologias ativas mais conhecidas. Sua proposta é simples e eficiente: inverter o procedimento tradicional da sala de aula. Assim, os alunos devem estudar previamente o conteúdo proposto (buscando complementá-lo com os materiais da internet) e chegar na sala preparado para as discussões.

Esse método torna o ensino mais dinâmico e interativo, visto que reduz significativamente as aulas teóricas e expositivas.

Gamificação

A gamificação, por sua vez, sugere a utilização dos jogos e desafios para situações de aprendizagem, ou seja, para fins didáticos. É fundamental que o professor, no momento do planejamento e estruturação da atividade, tenha uma definição clara dos seus objetivos.

Essa técnica costuma atrair muito os estudantes, pois é desafiadora, estimulante e faz uso de uma linguagem próxima às suas realidades. Vale dizer que, ainda que os recursos digitais facilitem muito a aplicação da gamificação, a tecnologia não é imprescindível para o sucesso da estratégia.

Conforme vimos, esse método está revolucionando a forma como entendemos a educação. Os resultados de sua aplicação em sala de aula mostram-se bastante benéficos no que tange à efetividade do aprendizado. Colocar os alunos no centro do processo educativo garante maior engajamento, conhecimentos mais amplos e aprofundados,interdisciplinaridade e muito mais!

Gostou de conhecer as metodologias ativas de aprendizagem? Leia também o nosso artigo “Como adotar a gamificação na sala de aula“!

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