Home Performance Pedagógica Confira quais as consequências do bullying na escola e como resolver esse problema
aluna escrevendo no carderno

Confira quais as consequências do bullying na escola e como resolver esse problema

As consequências do bullying na escola são inúmeras para as crianças e adolescentes, visto que resulta em danos físicos e emocionais que podem durar toda a vida. Portanto, é função dos professores e de toda a comunidade escolar e responsáveis ​​protegê-las das consequências negativas dessa prática tão frequente na fase escolar.

Isso significa que a gestão escolar precisa não apenas identificar e lidar com o bullying de maneira consistente, mas também deve criar uma cultura de respeito e dignidade em sua sala de aula.

Pensando em esclarecer e combater o problema nas escolas, preparamos este artigo, o qual explica sobre os resultados negativos que o bullying pode trazer e como é possível solucioná-lo. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é bullying?

O bullying é um comportamento intimidador e violento que ocorre entre crianças e adolescentes em fase escolar e se repete, ou tem potencial para se repetir, ao longo do tempo. Tanto os alunos que são vítimas quanto os que intimidam os outros podem ter problemas sérios e duradouros. A prática inclui ações como fazer ameaças, espalhar boatos, atacar alguém verbal ou fisicamente e excluir alguém de um grupo.

A seguir, listamos e explicamos as principais formas como o bullying se manifesta nas escolas:

  • bullying verbal — ocorre quando as os estudantes usam insultos, declarações negativas e xingamentos para controlar e dominar suas vítimas;
  • bullying físico — quando a violência, como brigas em grupo, prevalece nas dependências da escola. Acontece quando os alunos batem, chutam, empurram ou tropeçam em outras pessoas;
  • bullying social — acontece quando os estudantes prejudicam a reputação de outra pessoa ou a humilham por meio de boatos, piadas desnecessárias ​​ou exclusões;
  • cyberbullying — é a postagem ou envio de conteúdo negativo em mídias sociais. Isso inclui vídeos e fotos prejudiciais, mensagens de ódio e ameaças.

Quais as principais consequências do bullying na escola?

Na maioria das vezes, os impactos do bullying duram a vida toda tanto para o agressor quanto para a vítima.

Do ponto de vista da vítima, seu desenvolvimento emocional é frequentemente comprometido e surgem sentimentos negativos, como ansiedade e depressão. Isso se estende até a vida adulta, na qual esses problemas, que eram considerados de curto prazo, podem se tornar uma doença crônica.

Alguns sintomas comuns são distúrbios do sono, falta de interesse, falta ou aumento do apetite e inatividade. Desenvolver e manter relacionamentos também se torna difícil, principalmente devido a questões relacionadas à confiança.

Quanto ao agressor na vida adulta, seu temperamento explosivo e sua personalidade violenta não são aceitos pela sociedade. Isso torna muito difícil para ele encontrar e manter um emprego, além das amizades, que costumam ser muito limitadas.

Qual é o papel da escola para evitar esse problema?

Qualquer instituição que trabalhe com educação tem a responsabilidade de proteger seus alunos e prevenir o bullying.

Na sequência, veja algumas maneiras de criar um ambiente positivo e seguro!

Acessibilidade ao longo do dia

É necessário que tanto os diretores quanto professores certifiquem-se de que os estudantes podem vê-los em qualquer lugar onde possa ocorrer bullying, como corredores, banheiros e até mesmo no refeitório. A escola deve ter supervisão adequada em todos os pontos críticos.

Comunicação aberta

A escola deve construir um relacionamento com todos os seus alunos e conhecê-los como indivíduos. Ficar atento aos sinais de que eles podem estar sofrendo de bullying é fundamental.

Se os estudantes estiverem com dificuldades, é necessário oferecer-lhes apoio ou encaminhá-los para recursos escolares nos quais suas necessidades específicas possam ser atendidas.

Conscientização sobre o bullying entre os responsáveis

Os responsáveis devem ser envolvidos em programas de prevenção, como a conscientização por meio de reuniões, conferências, boletins informativos e mídia social. É importante incentivá-los a apoiar as regras da instituição de ensino e as estratégias de intervenção contra o bullying. Se um responsável relatar um caso, a escola precisa investigá-lo imediatamente.

Construção de uma comunidade

Estimular o senso de comunidade na sala de aula pode diminuir o número de incidentes de bullying, melhorar o clima escolar e facilitar a cura para qualquer pessoa que tenha sido afetada pela prática. Por isso, a instituição de ensino e os educadores devem criar uma atmosfera de equipe em que todos se sintam pertencentes e os alunos aprendam a apoiar uns aos outros.

Tomar algumas medidas, como orientar os pais a supervisionarem as redes sociais dos filhos e fazer comunicações oficiais somente por perfis oficiais, prevenirá as consequências do bullying na escola, o ajudará a ter reconhecimento como gestor e impactará positivamente os alunos, que se sentirão mais seguros. A prática não pode mais ser ignorada e deve ser tratada adequadamente.

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o que achou sobre ele. Sua opinião é muito importante para nós!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *