Home Performance Pedagógica 4 dicas para a valorização do professor da sua escola
4 dicas para a valorização do professor da sua escola_inspira rede de educadores

4 dicas para a valorização do professor da sua escola

É fato que a educação é um dos segmentos mais importantes de uma comunidade, visto que é por meio dela que futuros profissionais serão formados. Nesse sentido, é preciso destacar a importância de um corpo docente em uma escola. Afinal, o engajamento desses colaboradores tem relação direta com o desempenho dos alunos. Logo, neste post, discutiremos sobre a valorização do professor.

É importante pontuar que, na maioria das vezes, os professores não recebem o reconhecimento e, até mesmo, a remuneração condizente com o seu trabalho, considerando-se não ser uma tarefa fácil transferir conhecimento de maneira clara e atrativa aos discentes.

Está gostando do post? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!

Quais são as principais dicas para valorizar os professores da sua escola?

Um docente motivado é aquele que, além de ter o seu prestígio na sociedade, possui um ambiente de trabalho digno, com recursos e aparatos digitais que os ajudem a transferir o conteúdo para os alunos de maneira lúdica e interdisciplinar. Listamos algumas dicas de como motivar e valorizar os professores. Leia, a seguir, com atenção!

1. Reconhecimento e respeito

O ato de ensinar é algo nobre e que merece todo o reconhecimento possível, porém, na atual sociedade, isso não acontece. Então, é preciso que a coordenação, juntamente ao setor pedagógico, acompanhe de perto a rotina dos seus docentes, as suas principais reclamações e, quando possível, ouça os seus relatos e experiências de como está a situação dos alunos em sala.

2. Dar voz aos professores

É preciso frisar que os professores mais do que ninguém conhecem a realidade dos seus alunos, quais as suas principais dificuldades e como é o desempenho em sala de aula. Diante disso, atender aos pedidos dessa classe é de extrema importância para o processo de aprendizagem. Logo, caso os docentes solicitem livros didáticos novos ou jogos interativos, é fundamental que os pedidos sejam estudados e considerados.

3. Criar uma competição interna entre os professores

Essa medida, se usada de maneira saudável, é uma excelente ferramenta, tendo em vista que incentivará os professores a passarem as matérias da maneira mais clara possível, a fim de que a sua turma seja um destaque, tanto em relação a notas, como na participação ativa em sala de aula.

4. Recompense sua equipe

Não há nada melhor do que ser grato. Por isso, é importante que os gestores saibam reconhecer o esforço dos professores e os recompensem por isso, seja por meio de pequenas lembranças ou confraternizações, por exemplo, para que esse profissional se sinta querido pela instituição.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da valorização do professor, tente aplicar essas dicas em sua instituição e veja como o rendimento dos alunos e, até mesmo, da sua equipe de colaboradores será maior, fazendo com que a sua escola se torne referência no mercado.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e aproveite para ler mais sobre por que a formação continuada de professores é tão importante.

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *