Home Performance Pedagógica Confira qual a importância da leitura na educação infantil

Confira qual a importância da leitura na educação infantil

Ler é uma forma de descobrir outros mundos, mergulhar em histórias e conhecer uma infinidade de assuntos sem sair do lugar. Esse é um hábito capaz de provocar grandes mudanças e é cheio de ensinamentos. A leitura na educação infantil tem uma série de benefícios, como despertar a curiosidade, melhorar o foco e muito mais.

Nesse sentido, a leitura tem um papel essencial na educação infantil e na formação social. A partir da alfabetização e da compreensão da linguagem, o hábito de ler faz com que a criança comece a ter maior entendimento sobre o mundo.

Além de favorecer o contato com novas ideias e conhecimentos, descubra outras vantagens da leitura na educação infantil!

Desenvolve o pensamento crítico

A leitura de diferentes assuntos e temas é como um combustível para o desenvolvimento do pensamento crítico. Quando a criança lê, ela começa a questionar o funcionamento do mundo ao seu redor, o comportamento humano e outros aspectos.

Desse modo, a leitura é um impulso para que a criança comece a desenvolver senso crítico acerca de diversos assuntos. Isso é fundamental para a formação de indivíduos, pois gera respeito, empatia, entendimento e motivação.

Assim, a visão de mundo dos pequenos se amplia e eles formam suas opiniões. Afinal, ler tem um papel fundamental no aprendizado e desenvolvimento infantil.

Estimula a criatividade

A prática da leitura é muito ligada à criatividade, e não é apenas quem escreve livros que tem esse lado apurado. Ler é um ótimo exercício para imaginação, uma vez que estimula o cérebro a criar cenas, personagens, diálogos, lugares etc.

Além disso, ler também é uma ferramenta para despertar emoções, sejam elas positivas ou negativas. Com isso, as crianças têm mais contato com seus próprios sentimentos e aprendem sobre o que estão sentindo.

De modo geral, a leitura na educação infantil é complementar ao ensino de outros conhecimentos mais técnicos. Portanto, a criatividade é aguçada e transporta os pequenos leitores para dentro das histórias.

Auxilia no desenvolvimento da criança

A fase de alfabetização e letramento pode ser mais eficiente com a leitura. A interação entre os processos de escrita e uso de imagens estimula a criança a criar conexões, em que ela relaciona as letras aos símbolos. A partir disso, também há o desenvolvimento da escrita, organização de pensamentos e entendimento sobre o que está sendo lido.

A interação com histórias pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, intelectual e psicomotor das crianças. Além disso, melhora o vocabulário e aumenta a quantidade de sinapses no cérebro, o que favorece as funções cerebrais. Dessa forma, também ajuda na concentração e memorização, facilitando o aprendizado na escola.

Como você deve ter notado, a leitura na educação infantil tem muitos benefícios. Para estimular os alunos, vale utilizar brincadeiras, fazer perguntas sobre o que as crianças leram, pedir a interpretação e opinião dos pequenos, entre outras tarefas. Com isso, é possível absorver melhor os ensinamentos e incentivá-las a ler mais.

Para acompanhar mais conteúdos e ficar por dentro das novidades, assine nossa newsletter e receba nossos materiais diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *