Home Blog Conheça 7 filmes sobre professores inspiradores!

Conheça 7 filmes sobre professores inspiradores!

Todo mundo tem, pelo menos, um professor que marcou a sua vida. Sem dúvidas, esta é uma das profissões mais nobres da sociedade, pois é responsável por transmitir conhecimento para os seus estudantes e ajudar a moldá-los enquanto cidadãos. Não é à toa que há diversos filmes sobre professores que inspiram e emocionam os seus espectadores.

Mais do que lecionar conteúdos, muitas vezes, o professor auxilia na aceitação e desenvolvimento do amor próprio dos alunos, além de promover diálogos que os fazem ampliar a sua visão de mundo e enxergar os mais variados assuntos por meio de diferentes perspectivas. Motivados por essas histórias incríveis, neste post, vamos listar alguns dos melhores filmes sobre professores. Confira!

1. Sociedade dos Poetas Mortos

Lançado em 1990 e estrelado por Robin Williams no papel principal do professor John Keating, o filme ‘’Sociedade dos Poetas Mortos’’ é obrigatório quando se fala de professores inspiradores. A trama se passa em 1959, quando o protagonista começa a dar aula em uma tradicional escola dos Estados Unidos voltada exclusivamente para garotos, que defende costumes conservadores, de modo a interferir na liberdade dos jovens.

A partir daí, o professor estabelece um vínculo com os alunos e desperta o interesse deles por poesia, estimulando-os a aprimorar o seu pensamento crítico. Com isso, os discentes passam a desenvolver uma postura mais autônoma, o que amplia a sua visão de mundo.

Com base na expressão latina ‘’carpe diem’’ — que significa colher o dia ou viver o momento —, o mestre incentiva os estudantes a aproveitar a vida e ir atrás dos seus sonhos, deixando de viver de acordo com as expectativas dos seus pais, escola ou sociedade.

2. Mentes Perigosas

Embora seja uma série, ‘’Mentes Perigosas’’, de 1995, também merece estar em nossa lista, pois trata-se de uma história baseada em uma autobiografia. Tudo gira em torno de LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer), uma ex-oficial da Marinha que deixa a vida de combatente para atuar como professora.

Logo em seu primeiro emprego, a personagem leciona em uma instituição de ensino que sofre com a pobreza da sua comunidade, tem que lidar com o tráfego de drogas e vulnerabilidade social. Devido a tudo disso, torna-se difícil conquistar a atenção dos alunos, o que a leva a adotar métodos diferenciados para engajá-los, como utilizar jogos, músicas do Bob Dylan e até mesmo karatê.

3. Matilda

Fofo e inspirador, com certeza, são duas características que definem muito bem o filme ‘’Matilda’’, de 1996. Trata-se de um clássico infantil, mas que também traz muitas lições para o público adulto. Na história, a pequena Matilda, interpretada pela atriz Mara Wilson, aparece como uma menina com uma inteligência acima do normal para a sua idade, além de ter dotes mágicos, porém, vive em uma família conturbada e que a negligencia.

No entanto, a vida da personagem muda quando ela passa a estudar em uma escola um tanto quanto assustadora, onde conhece uma professora encantadora, a senhoria Honey, vivida por Embeth Davidtz.

A educadora percebe as habilidades de Matilda e a incentiva a explorar cada vez mais os seus poderes e inteligência para praticar o bem. Ao longo dessa jornada, as duas se tornam a família uma da outra.

4. Escritores da Liberdade

A obra cinematográfica ‘’Escritores da Liberdade’’, de 2007, foi produzida com base no livro autobiográfico de mesmo nome, que fala sobre Erin Gruwell (Hilary Swank), uma professora branca que é designada para dar aula em uma escola com alunos, em sua maioria, afrodescendentes ou latinos, que é fortemente assolada pela desigualdade social e econômica.

Decidida a transformar a realidade vivida pelos seus estudantes, a professora começa a confrontá-los sobre o que eles realmente querem para as suas vidas e, partir daí, os estimula a contarem as suas histórias em um diário, o que contribui para conquistar a confiança dos jovens.

5. A Voz do Coração

Indicado a dois Oscars, o filme ‘’A Voz do Coração’’, de 2004, aborda a jornada de Clément Mathieu (Gérard Jugnot), um compositor que, apesar de não ter obtido reconhecimento em sua carreira, tem uma enorme sensibilidade para identificar as potencialidades das pessoas que estão ao seu redor.

Ao chegar ao orfanato em que vai trabalhar como inspetor e professor, o personagem imediatamente entende que havia feito pré-julgamentos e identifica crianças com talentos que eram rotuladas como ‘’casos perdidos’’. Inicialmente, ele tem dificuldade para engajar os meninos, mas ao percebem a dedicação do mestre passam a agir com cumplicidade.

Ainda que o diretor se mostre contra a ideia, o educador forma um coral que, aos poucos, vai evoluindo e conquistando a França. Inspirados por Clément Mathieu, os demais professores se sentem motivados a mudar a instituição.

6. Entre os Muros da Escola

Ambientado na França, ‘’Entre os Muros da Escola’’, de 2008, traz à tona a vida do professor François Marin (François Bégaudeau), que ensina Língua Francesa em uma instituição de ensino que está situada na periferia de Paris. No seu dia a dia de trabalho, o educador enfrenta uma série de desafios, sendo que o principal deles é vencer o descaso dos estudantes quanto às aulas e fazer com que aprendam o conteúdo ensinado.

O filme acontece no ano de 2003, mas muitos dos problemas apresentados naquela época são vivenciados até hoje nas escolas. Os seus espectadores podem refletir sobre a necessidade de os professores desenvolverem um trabalho coletivo, a fim de despertar a atenção dos alunos.

7. O Sorriso de Monalisa

Em ‘’O Sorriso de Monalisa’’, de 2003, a atriz Julia Roberts dá vida à professora Katherine Watson, recém-formada e que vai dar aula de História da Arte na escola Wellesley College, que atende apenas mulheres em plena a década de 50.

Contudo, no decorrer das aulas, Watson se dá conta de que as suas alunas já aprenderam os tópicos que ela está ensinando. E é aí que a professora muda a sua abordagem e ensina não somente Arte Moderna, como também apresenta para a sua turma novas possibilidades de vida para uma mulher que vão além se preparar para um casamento.

Os filmes sobre professores nos mostram que esses profissionais, que são a base de uma sociedade, são capazes de fazer muito mais do que ensinar o conteúdo de uma disciplina. Quando se tem sensibilidade e amor pela sua profissão é possível mudar a vida de crianças e adolescentes, transformando-os em pessoas e cidadãos muito melhores e que lutam pelos seus objetivos.

Conhece mais algum filme interessante sobre professores? Conta para a gente nos comentários!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *