Home Gestão Escolar Como preparar a escola para a volta às aulas presencial?

Como preparar a escola para a volta às aulas presencial?

Neste artigo, falaremos sobre a importância de se preparar para a volta às aulas presencial, visto que é necessário tomar algumas medidas de prevenção não somente com relação ao Coronavírus, mas também com a saúde emocional dos alunos, já que passaram um longo tempo distantes da escola e dos colegas estudando online.

Acompanhe a leitura a seguir e entenda porque é necessário se preparar adequadamente para o retorno do ensino presencial!

Por que é importante se preparar para a volta às aulas presencial?

Em muitos lares, o início de um novo ano letivo é um misto de emoção e expectativa. Os estudantes querem se reunir entre si e os responsáveis se preparam para novos horários e rotinas.

Ao começar um ano letivo é sempre importante fazer um planejamento, identificando quais são os objetivos e quais serão as ações adotadas para atingi-los. Por se tratar de um período de retorno após um longo distanciamento e aulas remotas, é necessário ter ainda mais cautela, já que as instituições de ensino e educadores terão que administrar uma nova maneira de organizar funcionários, espaços, atividades e estudantes.

Quando uma escola se prepara corretamente consegue encontrar soluções rápidas para problemas que podem surgir no decorrer do ano. O planejamento também ajuda a:

  • evitar problemas;
  • cumprir todas as regras;
  • manter a segurança de todos.

Como preparar a escola para a volta às aulas presencial?

Apesar de estarmos na era de um grande avanço tecnológico, onde as informações chegam e mudam rapidamente, é necessário fazer um planejamento de ações em conjunto com todos os representantes da comunidade escolar. Pensando em te ajudar, listamos a seguir algumas das melhores práticas para isso, veja!

Desenvolva um cronograma

O cronograma é uma das ferramentas mais importantes para uma escola, já que reflete a sua visão e um plano para alocação de recursos. No ambiente de sala de aula personalizado de hoje, o desenvolvimento de um cronograma ideal também exige que as decisões sejam orientadas pela necessidade individual de cada aluno como uma forma de preservar o seu estado emocional.

Faça uma avaliação diagnóstica

Tanto no ensino presencial como no remoto, os alunos têm desempenhos diferentes no aprendizado, sendo que alguns aprendem mais rápido que outros. Por isso, é fundamental que seja realizada uma avaliação na volta às aulas para entender o nível de aprendizado que os estudantes alcançaram durante o ano anterior, que seguiu o modelo híbrido, e para que recebam o suporte necessário.

Crie um plano de recuperação

É essencial elaborar um plano com base no resultado obtido na avaliação diagnóstica para que os estudantes recuperem o aprendizado e se adequem ao período escolar em que se encontram. Para isso, é necessário estabelecer ações como separar um período e um local na própria escola para aplicar o projeto de recuperação.

Providencie o plano de comunicação

Após concluir todas as etapas, não pode faltar o planejamento para comunicar os responsáveis, alunos, professores e colaboradores sobre as programações e ações que serão desenvolvidas. A comunicação deve ser feita, principalmente, por aplicativo de comunicação, mas a mensagem pode ser reforçada pelas redes sociais e materiais impressos expostos na escola.

Quais medidas de segurança devem ser tomadas na volta às aulas?

O retorno à escola assumiu um novo significado e um conjunto de preocupações para os responsáveis durante a pandemia da COVID-19. As instituições de ensino devem agora equilibrar as necessidades educacionais, sociais e emocionais dos estudantes, com a saúde e a segurança de toda a comunidade escolar. Entre as principais medidas que devem ser adotadas, podemos citar as seguintes.

Distanciamento físico

Quando se trata de distanciamento físico, pode ser útil determinar algumas regras básicas em sala de aula, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde de seu respectivo estado e/ou órgãos e autoridades locais.

Para estimular os alunos a seguirem as regras, é recomendável desenvolver uma lista falando dos benefícios e desvantagens delas. Crie uma lista em conjunto sobre como as mesas devem ser arrumadas; como os estudantes se cumprimentarão e quais são as medidas de espaçamento físico no período de intervalos.

Higienização das mãos

A escola tem a função de fazer com que os estudantes entendam as precauções que devem ser tomadas para proteger a si mesmos e aos outros do vírus, e é fundamental que o exemplo comece na sala de aula.

Segundo levantamento feito pela Unicef, a lavagem adequada das mãos é uma das maneiras mais eficazes, simples e econômicas de evitar a disseminação de germes e manter a saúde. Por isso, incentive os alunos a adotarem a prática de lavar as mãos regularmente com água e sabão e em momentos específicos, como ao entrar e sair do ambiente de estudos, tocar em materiais pedagógicos, superfícies e livros.

Máscara nas escolas

Assegure que os alunos saibam quando devem colocar máscaras e sobre demais políticas escolares relacionadas, como jogar fora as máscaras usadas com segurança para eliminar a possibilidade de contaminação em salas de aula, quadra poliesportiva e pátios.

Desinfecção e limpeza

É muito importante fazer a limpeza e desinfecção diária de objetos e superfícies tocados com frequência, como bancadas, mesas, teclados de computador, maçanetas, itens de aprendizado prático, torneiras, brinquedos e telefones. É preciso manter superfícies e objetos limpos e se estiverem sujos com fluidos corporais, é importante usar luvas para evitar o contato.

Não podemos deixar de enfatizar a importância de desenvolver o trabalho de autoconhecimento e tomada de decisões ao preparar a escola para a volta às aulas presencial. Os alunos devem encontrar espaços seguros na escola para questionar, entender e aprender a lidar com suas expectativas e emoções neste e em outros momentos da vida escolar.

O conteúdo foi informativo para você? Para saber mais sobre esse ou outro assunto relacionado, curta a nossa página no Facebook!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *