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Como planejar a campanha de matrícula escolar? Confira 4 dicas

Prospectar e reter alunos estão entre os principais desafios relacionados à gestão de uma escola. Daí a importância de caprichar na campanha de matrícula escolar, pois é uma oportunidade indispensável para divulgar a qualidade de ensino da instituição, seus valores e diferenciais, a fim de atrair a atenção dos pais e responsáveis.

A campanha de matrícula pode ser definida como o processo da gestão educacional cuja finalidade é captar novas matrículas e manter os alunos que já estão matriculados na escola. O processo funciona por meio de um planejamento de marketing que compreende matrículas e rematrículas, com ações de divulgação voltadas para o seu público-alvo.

Planejar a iniciativa com antecedência é fundamental para entender o cenário em que a escola se encontra e, a partir daí, projetar ações mais eficientes. Confira, a seguir, dicas indispensáveis para planejar a sua campanha de matrícula escolar!

1. Humanize a marca

Quando se fala em educação dos filhos, os pais buscam escolas que ofereçam um processo educacional humanizado, que valorize as características individuais da criança ou adolescente e, de fato, seja um ambiente em que eles possam se expressar, realizar seus sonhos e ser felizes.

Além de garantir que isso aconteça na prática, é necessário que essa característica seja transmitida na campanha de matrícula, o que torna a sua marca mais humanizada. Uma ideia interessante é utilizar histórias reais, envolvendo famílias ou alunos que já passaram pela escola, o que gera identificação e comoção — fatores primordiais para despertar o interesse do público-alvo.

2. Planeje a utilização das redes sociais na campanha

As redes sociais fazem parte do nosso cotidiano, sendo utilizadas para em diferentes momentos, seja para entretenimento até para negócios. Na hora de consumir um produto ou serviço, é comum que o consumidor em potencial visite as redes sociais da empresa do seu interesse para conhecer um pouco mais sobre o serviço e também para checar a opinião de outras pessoas.

Dessa forma, as redes sociais são um importante canal de comunicação para estabelecer um relacionamento próximo com os familiares dos alunos, e por isso devem estar incluídas no plano de comunicação da campanha de matrículas. Nesse caso, deve-se investir em conteúdo personalizado para o período e com senso de urgência, como posts destacando diferenciais pedagógicos e de infraestrutura, por exemplo, além de performances dos últimos anos, vantagens ou funcionamento da escola etc. A estratégia demonstra que a instituição tem autoridade na área de educação e estimula a pessoa a tomar uma decisão.

3. Estipule prazos

É essencial que as datas divulgadas na abertura da campanha de matrícula sejam respeitadas. Nesse sentido, é recomendado estimular o cumprimento dos prazos, o que pode ser feito por meio de publicações nas redes sociais ou disparo de e-mails para as pessoas que já demonstraram interesse em matricular seus filhos na escola, de modo a lembrá-las da data limite para adesão ao serviço.

4. Crie um cronograma de encantamento

Ao longo de toda a sua duração, a campanha de matrícula deve estar pautada em um cronograma de encantamento. Na prática, isso significa definir ações específicas para cada etapa da campanha, com um objetivo específico para cada uma delas.

Por exemplo, no início da campanha pode-se criar ações para apresentar a escola ao público. No meio, a escola pode reforçar a sua tradição e mostrar quais são os seus valores, diferenciais pedagógicos e vantagens. Por último, é hora de intensificar as chamadas para a efetivação da matrícula, relembrando os prazos.

A realização de uma boa campanha de matrícula escolar é uma poderosa ferramenta para fidelizar e captar novos alunos e, assim, garantir a segurança financeira da instituição. Com as dicas citadas aqui você poderá criar ações estratégicas mais eficientes, que valorizam o que a sua escola tem de melhor e com maior potencial de conversão de matrículas.

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