Home Blog Novo Ensino Médio: confira as principais mudanças!

Novo Ensino Médio: confira as principais mudanças!

Novo Ensino Médio 2022: confira as principais mudanças!

A geração atual de jovens, que já nasceu em plena era digital, busca mais do que aprender os conteúdos de cada disciplina, pois deseja que o processo de aprendizagem se conecte com as suas características e com as suas metas de vida. É justamente isso, inclusive, que o Novo Ensino Médio visa proporcionar, uma vez que coloca o aluno como o protagonista do seu próprio aprendizado.

Com o prazo final para ser implementado em 2022, o Novo Ensino Médio exige uma adequação por parte das instituições de ensino e dos profissionais da educação, a fim de colocar em prática as mudanças propostas. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar como funciona a nova estrutura do segmento e como colocá-la em ação. Confira!

O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio, aprovado pelo ex-presidente do Brasil, Michel Temer, a partir da Lei n° 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pode ser definido como um modelo de aprendizagem que será dividido por áreas de conhecimento e que se diferencia do modelo antigo pelo fato de permitir que o estudante tenha mais autonomia e poder de escolha quanto aos conteúdos em que deseja se aprofundar, além de ser possível cursar uma formação profissionalizante junto ao segmento de ensino.

O objetivo da proposta é fazer com que o aluno seja protagonista do seu processo de aprendizagem, como dito, além de prepará-lo para enfrentar o mercado de trabalho e dar continuidade aos seus estudos após a conclusão do Ensino Médio. As mudanças devem entrar em vigor em 2022 para os estudantes do 1º ano e devem se estender para todas as turmas até 2024.

O que mudou no Novo Ensino Médio?

As mudanças do Novo Ensino Médio vão da forma como as disciplinas serão lecionadas à ampliação da carga horária. O entendimento da nova proposta permite que a escola se adapte melhor, além de identificar as estratégias mais certeiras para engajar os estudantes ao modelo de aprendizagem. Veja, a seguir, quais são as principais alterações a serem implementadas.

Divisão das disciplinas por áreas de conhecimento

A partir de 2022, os 13 componentes do antigo Ensino Médio serão agrupados em quatro itinerários formativos, ou seja, em áreas de conhecimento, as quais os alunos poderão escolher estudar de acordo com os seus interesses.

As áreas de conhecimento incluem Matemática e suas Tecnologias, Linguagem e suas Tecnologias, Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Vale ressaltar que as disciplinas de Matemática, de Língua Portuguesa e de Inglês são obrigatórias no decorrer dos três anos do segmento escolar.

Ampliação da carga horária

De acordo com a nova proposta, a carga horária do Ensino Médio passa de 800 horas para 1 mil horas por ano. Desse modo, os alunos terão que cumprir um total de três mil horas ao concluírem os três anos estudados, de modo que 1.800 horas serão voltadas para a Formação Geral Básica e 1.200 horas contemplarão os itinerários formativos.

Formação técnica e profissional

Os estudantes poderão optar por uma formação técnica e profissional, que será cursada na própria escola ou em uma instituição parceira, sem deixar de cursar o currículo regular. Ao concluir os estudos, o aluno receberá um diploma do Ensino Médio e outro do curso profissionalizante, o que facilitará a sua entrada no mercado de trabalho.

Protagonismo do aluno

Com o intuito de proporcionar mais autonomia aos estudantes, o Novo Ensino Médio permite que eles escolham quais itinerários formativos desejam estudar no decorrer da sua formação, levando em conta a sua afinidade e os seus interesses em relação aos conteúdos. Contudo, esse processo de escolha será feito com o auxílio dos educadores e dos orientadores da instituição.

Para tanto, a escola deve fazer o planejamento das aulas de acordo com os seguintes pilares:

  • promover a Investigação Científica;
  • estimular Processos Criativos;
  • realizar a Mediação e a Intervenção Sociocultural;
  • incentivar o Empreendedorismo.

Na prática, poderá haver a separação por áreas de conhecimento. Desse modo, elas poderão ser incluídas nos itinerários formativos ou ainda direcionadas para a formação profissionalizante.

Dinâmica escolar

A transição para a nova abordagem de ensino requer que a escola conte com professores que apresentem um perfil considerado mais colaborativo e engajador e que estejam dispostos a inovar e a oferecer uma educação mais atrativa. Os estudantes também devem ser ouvidos para a construção de um ensino mais participativo, logo, é preciso que a instituição aprenda a dialogar mais com os jovens.

Como se adaptar ao Novo Ensino Médio?

As mudanças do Novo Ensino Médio requerem que a escola reveja e reorganize a sua infraestrutura e o seu planejamento. Nesse processo, os diretores podem se deparar com uma série de dúvidas que, se não forem esclarecidas, podem gerar falhas na aprendizagem dos alunos. Saiba, a seguir, como se adaptar ao novo modelo de ensino.

Entenda os objetivos da proposta

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o porquê da mudança. Portanto, tenha em mente que o Novo Ensino Médio busca adaptar o ensino às necessidades identificadas na formação integral contemporânea, além de atender às competências sociais e profissionais exigidas no século XXI.

O modelo prevê o protagonismo dos alunos, fornecendo mais autonomia para que eles conduzam o seu processo de aprendizagem. A carga horária também permite que os jovens possam se aprofundar nos conteúdos com os quais têm mais afinidade e, assim, tenham mais facilidade para optar por uma área profissional na qual atuar.

Converse com a comunidade escolar

Antes de reelaborar os currículos, é aconselhável que as escolas conversem e escutem os jovens, os seus responsáveis e os professores. A partir daí, é necessário estudar as possibilidades dos itinerários formativos e adaptá-los de acordo com as demandas da comunidade escolar, o que assegura uma melhor aceitação da proposta.

Reelabore o currículo

Após definir como os itinerários formativos vão ser aplicados, é o momento de reelaborar o currículo do Ensino Médio, que deve seguir as diretrizes determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesta etapa, é criado um cronograma de implementação, bem como as definições das equipes da instituição que vão participar da execução do processo.

Coloque a nova arquitetura do Ensino Médio em prática

Com o currículo construído, a escola deve implementar o novo modelo de aprendizagem na prática. Para isso, é indicado executar o seu planejamento de forma progressiva, de preferência, testando projetos-piloto que ajudam a identificar quais são os currículos que oferecem melhores resultados quanto à realidade da escola.

O Novo Ensino Médio 2022, como visto, vem com o intuito de favorecer o desenvolvimento pessoal, do cidadão e da carreira dos alunos. Partindo desse princípio, é fundamental que as escolas trabalhem de maneira ativa, orientando os discentes para que façam as melhores escolhas em relação às áreas de conhecimento e possam construir um futuro acadêmico e profissional bem-sucedido.

Quer facilitar a sua transição para o Novo Ensino Médio? Entre em contato com a Inspira Rede de Educadores e entenda como uma parceria pode ajudar a sua escola!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *