- 21/03/2022 |
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Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil
Quando se fala em ensino para crianças, é necessário ter em mente que isso vai além da transmissão de conhecimentos. É exatamente isso que dizem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orientam os processos de aprendizagem das instituições de ensino no Brasil.
Um dos princípios da BNCC é desenvolver as crianças não apenas como alunos, mas também como indivíduos e cidadãos. O documento defende que também é possível educar por meio da brincadeira. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar quais são os direitos de aprendizagem na educação infantil e como colocá-los em prática. Confira!
O que é a BNCC?
A BNCC é um documento do Plano Nacional da Educação, previsto pela Constituição Brasileira de 1988. Com um caráter normativo, ela foi aprovada em 2017 pelo governo brasileiro, contendo um conjunto dos componentes curriculares que objetivam a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no país.
De forma direta, pode-se dizer que a BNCC determina o desenvolvimento de competências gerais que se relacionam entre si e com os componentes curriculares que compõem a educação básica. Assim, os alunos adquirem conhecimentos e habilidades, além de valores e atitudes que contribuem para a sua formação enquanto cidadãos.
Sendo assim, o documento ressalta que as escolas devem trabalhar os eixos estruturais da educação infantil (interagir e brincar), respeitar os diretos de aprendizagem da criança e oferecer campos de experiência. Isso ajuda os pequenos a desenvolverem competências que serão utilizadas por toda a vida.
Quais são os direitos da aprendizagem e desenvolvimento da educação infantil segundo a BNCC?
Com o intuito de proporcionar uma formação completa, a BNCC definiu seis direitos de aprendizagem para crianças que devem ser trabalhados ao longo da creche e pré-escola. Esses direitos têm como finalidade assegurar que os estudantes aprendam dentro de um contexto em que consigam participar ativamente do ambiente escolar, se deparando com desafios que estimulem a sua evolução. Veja quais são os seis direitos da BNCC.
Conviver
É direito dos pequenos conviver com outras crianças e adultos, seja em grupos pequenos ou grandes, e utilizar linguagens variadas. Desse modo, eles poderão ter um maior conhecimento sobre si e do outro, além de aprenderem a respeitar a cultura e as diferenças que existem entre os indivíduos.
Brincar
A BNCC prevê que os alunos infantis devem brincar todos os dias, de diversas maneiras, em espaços e tempos diferentes, com parceiros (crianças e adultos) diversificados. Esse direito amplia o acesso do discente às produções culturais, sua imaginação, conhecimentos e criatividade. Ainda, gera novas experiências sensoriais, corporais, cognitivas, expressivas, emocionais, sociais e relacionais.
Participar
Todos os alunos devem participar de forma ativa, com crianças e adultos, do planejamento da gestão proposta pela escola, das atividades trabalhadas pelos educadores e das tarefas que fazem parte da vida cotidiana, como escolher materiais, tipos de brincadeiras, jogos e ambientes, o que os ajuda a desenvolver as suas linguagens, aprender a decidir e ter posicionamento.
Explorar
Trata-se do direito de explorar gestos, movimentos, formas, sons, cores, texturas, palavras, transformações, histórias, emoções, objetos e elementos da natureza que se encontram dentro e fora da instituição de ensino. Quanto mais explora o que está ao seu redor, maiores serão os saberes do estudante sobre a cultura em diferentes perspectivas, como escrita, artes, tecnologia e ciência.
Expressar
Nas aulas e demais atividades realizadas na escola, as crianças têm o direito de se expressar, atuando como sujeito dialógico, sensível e criativo capaz de manifestar as suas emoções, necessidades, descobertas, opiniões, dúvidas, hipóteses e questionamentos, a partir do uso de diferentes linguagens.
Conhecer-se
Para um ensino de qualidade e saudável, os pequenos deverão ter a oportunidade de construir a sua identidade pessoal, cultural e social, de modo que desenvolvam uma imagem positiva sobre si e sobre os grupos aos quais pertencem.
Como colocar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil em prática?
Há diferentes formas de colocar os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil em prática. Porém, é necessário dizer que não existe uma fórmula pronta a ser seguida, uma vez que cada escola e turma têm as suas particularidades — questão que deve ser levada em consideração para que os educadores façam uma abordagem mais assertiva.
O ideal é que o professor busque realizar brincadeiras que sejam capazes de valorizar o aprendizado, sem que isso implique reduzir o lazer e a diversão que elas devem proporcionar. Na disciplina de Matemática, por exemplo, o docente não necessariamente precisa dizer aos seus alunos que está os ensinando a fazer contas de adição, basta criar brincadeiras que os estimulem a somar. Desse modo, ao progredirem para o Ensino Fundamental, já terão uma noção do conteúdo que vão estudar.
Outra possibilidade interessante é apostar na contação de histórias, permitindo que os pequenos tenham contato com outros mundos, além de serem estimulados a ouvir com atenção, interpretar e imaginar. Sem falar que essa prática também ajuda a engajar os alunos, fugindo de atividades entediantes e que podem dispersar a sua atenção.
Faça uso da tecnologia
Segundo as especificações da BNCC, a adoção da tecnologia é uma importante iniciativa para auxiliar no desenvolvimento da educação infantil. Partindo desse princípio, é necessário que as escolas passem a enxergar as ferramentas tecnológicas como aliadas do ensino, já que podem ser facilitadoras do processo de aprendizagem.
Para orientar as escolas quanto ao uso da tecnologia, a BNCC diz que os recursos digitais de comunicação e informação devem ser utilizados pelos educadores como suporte para ajudar os alunos a solucionarem problemas do cotidiano, de maneira que possam adquirir e aprimorar a sua capacidade de ética e reflexão.
O primeiro contato da criança com a escola pode ser decisivo para o sucesso da sua vida acadêmica. Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil servem, justamente, para garantir as condições necessárias para que os estudantes estimulem o seu intelecto e valores enquanto cidadãos, a fim de que atribuam significados sobre si e a sociedade e, assim, tenham mais facilidade para interagir, conviver e aprender.
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