Home Blog Carla Borges do Colégio Simbios, exemplo de profissionalismo e determinação
MULHERES-INSPIRADORAS

Carla Borges do Colégio Simbios, exemplo de profissionalismo e determinação

Desde criança, Carla Borges, que é sócia das duas unidades da marca Simbios em Goiânia e diretora da unidade Simbios Young, já era estimulada pela mãe a amar o conhecimento. E assim, ainda pequena, rapidamente entendeu que “Tudo se consegue pelo estudo”. Seguindo os valores de sua mãe, uma mulher que foi mais que um exemplo em todos os aspectos, Carla também se tornou um incentivo para outras pessoas ao longo de sua jornada. Para ela, ser mulher significa nascer com a oportunidade de se bastar, se ser o que quiser, dominando com maestria, os inúmeros papéis simultâneos que a vida traz.

Ao abordar a dádiva da maternidade, faz questão de afirmar que ser mãe é o papel mais sublime e nobre que alguém pode ter, mesmo que o filho não tenha sido gerado em seu próprio ventre, como é o seu caso. Por isso, a família sempre teve um papel especial no decorrer da vida. Carla se alegra ao falar desse amor infinito. “Pra mim o amor tem nome: Antônio Neto e Marcela. Que são filhos gerados por uma das minhas irmãs, mas que materializaram em mim a plenitude de ser mãe”.

A força feminina faz parte da vida. Carla cresceu junto de quatro mulheres com as quais têm uma ligação sem igual e quando se reúnem é só festa.  De todos os hobbies, viajar é o preferido, inclusive sozinha, aproveitando como ela cita, a melhor companhia de todas, a de si mesma. Outro aprendizado que ela gosta de compartilhar é que antes mesmo de amar o próximo, é preciso se enxergar como ser único e incomparável.

“Sofri, assim como muitas mulheres, todas as dificuldades de gênero conhecidas no mundo, porém nunca me senti fraca, impotente ou inferior diante disso”.

Formada pela Universidade Federal de Goiás nos cursos de Ciências Biológicas e Biomedicina, Carla experimentou inclusive estar apenas entre homens em seus espaços profissionais e teve que lidar com os desafios que isso trazia. E foi no ambiente universitário, que ela elegeu a sala de aula para a vida. Ela conta que inicialmente queria apenas fazer pesquisas. Porém, após o pedido de um professor para substituí-lo em sala de aula, caiu nas graças da educação, de onde não saiu mais. A partir daí, com muita honra e força de vontade, uma meta foi traçada: “Eu mudo de nome se esses meninos não amarem a biologia! Essa matéria linda que estudamos pra vida e não para a prova”.

Hoje a recíproca é verdadeira. Ela não só conseguiu cumprir essa missão, como já contribuiu diretamente para a formação de milhares de pessoas em Goiânia, inclusive tem o orgulho de ver principalmente médicos formados em outros estados, e de ser atendida por eles. “Quando me veem sempre dizem, professora é você?  Percebo um carinho genuíno e isso gera uma energia de gratidão que movimenta minha vida”.

 Uma curiosidade que ela gosta de compartilhar é sobre os valores que embasaram a criação do Simbios. Em vários aspectos, a marca materializou o sonho da mãe de um dia poder fazer faculdade, mas sobretudo, de proporcionar oportunidades de aprender e levar o conhecimento para a vida. “Pra mim, o start veio num momento de muito cansaço e exaustão, pois eu trabalhava nas maiores instituições de educação em Goiânia e um dia um amigo sentou e falou: ‘está na hora de termos a escola que sonhamos’- e foi mais ou menos assim que esse sonho começou. Ainda hoje, nossa escola traz essa essência da sua fundação onde mais uma vez lido com o desafio de ser a única mulher dentro da sociedade. Nós sempre primamos pelo acolhimento e pensamos na importância do afeto na aprendizagem. Um projeto sonhado ao lado dos colegas Valdir Faria, Walfredo Pereira e Adriano Medeiros, quatro professores, que amam o poder de transformador da educação. 

A diretora conta que nunca havia empreendido, mas tem o conhecimento no sangue já que seu pai é um empreendedor nato, até mesmo hoje, no auge de seus 85 anos.

“Ele sempre pensa com esses olhos. Ele falou: ‘vai fazer biologia, mas você precisa ter seu próprio negócio’, lembra. Mais do que um incentivo, um ensinamento que Carla guardou para a vida e hoje o pai vibra com ela a cada nova conquista.

Já a Inspira Rede de Educadores veio para consolidar esse sucesso em um momento de muitos desafios e angústias que foi a pandemia da Covid-19. “Recebemos o Andre Aguiar, CEO da Inspira, que é hoje o segundo maior grupo de educação do país. Eles se tornaram um grande apoio para nós, inclusive nos permitindo expandir e concretizar sonhos como o Colégio Simbios Young”, reflete. 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Carla? Então, fique ligado que teremos mais artigos apresentando outras mulheres de sucesso que atuam em nossas escolas.

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *