Home Gestão Escolar Retenção de alunos: o que é e como realizá-la? Saiba!

Retenção de alunos: o que é e como realizá-la? Saiba!

A retenção de alunos é fundamental para manter a saúde financeira da sua escola em dia e alcançar resultados satisfatórios. Com esse objetivo, é necessário adotar boas práticas para valorizar os estudantes e criar um bom relacionamento com os responsáveis, incentivando que participem mais ativamente da educação dos filhos.

Com essas e outras práticas você consegue cativar os estudantes e fazê-los ficar mais tempo em sua escola. Com alunos engajados, é possível impactar a vida deles com a educação. Se você quer saber mais sobre o que é a retenção e que benefícios ela pode gerar para sua organização, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos especialmente sobre o assunto!

O que é retenção de alunos?

Para promover a retenção de alunos, o primeiro passo é entender esse conceito. Nesse sentido, ele nada mais é do que o conjunto de várias ações que visam melhorar a experiência do estudante e da família, ajudando-os a completar sua jornada estudantil de forma satisfatória dentro da sua instituição de ensino.

Ou seja, são atitudes que têm o objetivo de dar um melhor acompanhamento ao aluno e transformar a vida dele por meio de uma educação de qualidade, atenção às suas necessidades e às das famílias. Para isso, é importante ter um bom planejamento e encontrar meios de otimizar os anos nos quais o aluno está em sua escola.

Essa missão não é das mais fáceis, mas é capaz de causar um grande impacto em sua organização e também na vida dos estudantes.

Por que é importante investir em retenção de alunos?

Investir em boas estratégias para manter os alunos na sua escola é tão importante quanto as ações de captação de novos alunos. Isso ocorre pelo fato de que, caso sua instituição não tenha boas práticas para encantar os responsáveis e estudantes, o rendimento tende a ser baixo e a identificação da família com a escola diminui e, por fim, a evasão aumenta.

Além disso, os investimentos em captação são mais altos que os realizados para reter os estudantes, sendo que ambos têm potencial para melhorar o desempenho financeiro da escola. Outro ponto relevante se refere a como alunos fidelizados são importantes para agregar valor à marca.

Isso ocorre porque, quando estão satisfeitos, eles aproveitam mais o que a escola tem a oferecer, melhoram a performance e se sentem felizes. Dessa forma, indicam a instituição para amigos e ajudam a captar novos clientes.

Quais são os benefícios da retenção de alunos?

A retenção dos alunos na escola é fundamental para o desenvolvimento da instituição e de seus próprios estudantes. Confira, a seguir, quais as vantagens de adotar estratégias para que os alunos façam matrículas!

Melhores resultados

Para que a escola se mantenha em constante melhoria, é necessário contar com recursos suficientes para o pagamento das contas e ainda ter um valor significativo para investir em ajustes, infraestrutura, contratação de novos profissionais e ampliação da formação de seus estudantes.

Isso apenas é possível por meio da melhoria dos resultados financeiros. Assim, com altos índices de rematrícula, a escola entra em um ciclo positivo de investimentos e melhorias que favorecem o desempenho deles e, por consequência, atraem novos estudantes.

Garantia de fidelização

A fidelização é fundamental para haver estabilidade financeira na sua instituição. Isso significa que quanto melhor for esse índice, mais fácil se torna a previsão quanto ao número de vagas ocupadas e a quantidade de alunos matriculados no próximo ano.

Ao conquistar um estudante, a escola assegura o acompanhamento desse indivíduo até o final de sua jornada acadêmica, um processo de formação envolve mais de uma década, contando desde o Ensino Fundamental Anos Iniciais até o fim do Ensino Médio.

Como fazer a retenção de alunos na prática?

Agora que você já sabe qual a importância de elaborar estratégias para a retenção de alunos, é hora de implementar essas ideias em seu ambiente escolar.

Valorize o aluno

Antes de realizar qualquer investimento em áreas específicas da escola, é importante fazer uma análise além dos números, buscando compreender as necessidades dos estudantes e suas prioridades durante o ensino.

O estudante deve estar no centro de todas as discussões pedagógicas quanto a mudanças e melhorias que podem ser implementadas. Tal processo de valorização se traduz em ajustes no plano de ensino, inclusão de um projeto de ensino bilíngue ou criação de uma infraestrutura para a prática de esportes, por exemplo.

Passe confiança

A apresentação da escola para os responsáveis e estudantes é um momento crucial para haver uma boa retenção. Já para os alunos que estão matriculados, vale investir em reuniões para apresentar aos responsáveis quais as melhorias que devem ser implementadas nos próximos anos, destacando os benefícios da rematrícula.

Para criar um diálogo convincente, os gestores podem utilizar dados coletados internamente sobre a evolução de seus alunos, mostrar projetos de melhorias nos próximos anos e apresentar, com confiança, os diferenciais da escola.

Incentive a participação dos responsáveis

É importante cativar não só os alunos, mas também os responsáveis por eles. Por esse motivo, incentivar que participem de forma ativa na escola é uma boa opção. Assim, podem auxiliar e se envolver na educação e estreitar o relacionamento com sua instituição e com os próprios estudantes.

Além disso, é possível demonstrar a evolução que estão tendo e qual é o papel dos responsáveis para ajudar a maximizar o desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, todos saem preparados para ter um futuro brilhante.

Viu como é importante investir em retenção de alunos para melhorar os resultados da escola? Uma boa maneira de implementar tantas melhorias é com apoio de uma equipe qualificada. A Inspira Rede de Educadores, por exemplo, auxilia as escolas em seu processo de reestruturação e expansão por meio de investimentos em tecnologia e infraestrutura. Assim, sua instituição passa por uma transformação completa e alcança novos horizontes.

Que tal implementar essas melhorias em sua escola? Entre em contato conosco e confira como a Inspira Rede de Educadores pode transformar a sua instituição de ensino!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *