Home Blog Silvana Araújo, pedagoga e especialista em supervisão escolar, diretora geral do Colégio Cândido Portinari
MULHERES-INSPIRADORAS

Silvana Araújo, pedagoga e especialista em supervisão escolar, diretora geral do Colégio Cândido Portinari

Foi dentro de casa, no convívio com a família com muitas tias professoras que a educação deu os primeiros acenos para Silvana Araújo, atualmente, diretora do Colégio Cândido Portinari, em Salvador, na Bahia. Ali, na adolescência, rodeada de livros e ouvindo as diversas histórias sobre aulas e processos de aprendizagem, ela ainda não havia percebido que a educação seria mais tarde a sua grande paixão.

Esse despertar, essa convocação, como ela costuma dizer, se deu nos primeiros dias de aula no, então, curso de Magistério, feito em escola pública. Logo, a aspirante a professora percebeu a possibilidade transformadora que existia naquela profissão, aquecendo um desejo enorme de fazer parte de todo aquele universo. Dali em diante, a faculdade de Pedagogia foi um caminho natural e, aos 19 anos, atuava como professora de Educação Infantil em uma grande instituição.

Sua aptidão para planejar, ouvir e acolher logo a levou a trilhar os caminhos da coordenação pedagógica, caminho pelo qual sua história perpassa pela história do Colégio Portinari. Das quase três décadas dedicadas à educação, Silvana atua há mais de 20 anos no colégio, contribuindo desde a base com a formação de uma instituição reconhecida pelo trabalho sério e voltado à formação humana, onde o ensino acadêmico de qualidade é tão importante quanto a formação de valores e preparação para a vida. Começou como coordenadora pedagógica, foi vice-diretora pedagógica, trazendo em sua memória afetiva a experiência de partilhar um ambiente de troca, respeito e paixão pela educação.

Silvana Araújo é esposa, mãe, educadora, e é apaixonada pela educação e suas possibilidades de contribuir com a evolução e desenvolvimento humano. Entusiasta da obra e vida do jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro, também baiano, Anísio Teixeira, ela carrega consigo um dos seus mais conhecidos ensinamentos: “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”.  

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *