Home Gestão Escolar Comunidade escolar: qual a importância para a educação dos estudantes?

Comunidade escolar: qual a importância para a educação dos estudantes?

Os agentes que compõem uma comunidade escolar vão muito além de professores e alunos. Ela envolve todos os profissionais que atuam na escola e pessoas que fazem parte da jornada educacional de alguma forma. Isso significa que também fazem parte dela: coordenadores, diretores, monitores, bibliotecários, secretários e, claro, os responsáveis pelos alunos matriculados.

Podemos dizer que a comunidade escolar é um ponto central no processo educativo, já que é a partir da participação dessas pessoas que ele se torna possível. Para isso, deve haver uma boa relação e comunicação entre elas, pois o ideal é que trabalhem juntas em prol da educação. Dessa forma, as ideias de todos os integrantes devem ser ouvidas e consideradas, criando uma escola democrática.

Quer saber mais sobre a importância da comunidade escolar para a educação dos estudantes? Aqui, vamos mostrar o papel que cada agente desempenha e dar dicas de como ter uma boa comunicação entre eles. Acompanhe!

Qual é o papel de cada agente da comunidade escolar?

As pessoas que estão incluídas na comunidade escolar são agentes de mudança, isto é, elas têm o poder de passar para frente uma educação que transforme o mundo. Por isso, é especialmente importante que elas estejam juntas e em sintonia para trabalhar nesse desenvolvimento dos alunos.

Abaixo, acompanhe mais detalhes sobre o papel de cada um dos integrantes!

Professores

Atuam como facilitadores e mediadores do conhecimento, ou seja, passam as informações adiante para os alunos, dando o apoio necessário para que eles as absorvam, além de despertar curiosidade e questionamentos neles, estimulando a reflexão.

Alunos

Devem estudar e participar das atividades que a escola propõe, aproveitando os recursos que a instituição e os profissionais dela oferecem para o aprendizado.

Responsáveis pelos alunos

Devem garantir e dar espaço para que o processo educativo aconteça e esteja presente em qualquer contexto, não somente no ambiente escolar, afinal, a educação começa na família.

Diretores

Por sua vez, os diretores garantem o bom funcionamento da escola, desde a parte administrativa e de planejamento educacional até a de interação entre escola e responsáveis.

Coordenadores

Cuidam da qualidade do trabalho dos professores em sala de aula, garantindo que o conhecimento seja transmitido de forma adequada.

Monitores

Já os monitores são responsáveis por entenderem o comportamento social dos alunos: acompanham a adaptação dos estudantes na escola, examinam as relações interpessoais deles e como cada grupo se comporta, entre outras coisas.

Secretários

Mantêm e organizam a documentação da escola e dos alunos, tornando possível que eles façam parte da instituição.

Como criar uma boa relação entre esses agentes?

Para garantir que os agentes da comunidade escolar tenham uma boa relação, interajam e estejam engajados nas atividades da escola, algumas ações que o gestor da escola pode considerar são:

  • incluir a comunidade escolar no planejamento — as atividades que serão realizadas durante o ano e os objetivos que a escola quer alcançar dizem respeito a toda comunidade, por isso é interessante que ela ajude a planejá-los;
  • incentivar a participação da família na rotina escolar — a escola precisa estar sempre próxima dos responsáveis, já que eles têm papel fundamental no engajamento dos alunos nas atividades escolares, então é importante que eles saibam o que ocorre na escola;
  • fazer a comunidade escolar se sentir ouvida — realizar reuniões ao longo do ano letivo é essencial para que os agentes possam opinar e, juntos, chegar a melhorias.

Como vimos, a importância da comunidade escolar para a educação dos estudantes é inegável. Não deixe de garantir a boa comunicação e a clareza sobre os processos da escola com todos os agentes. Assim, a comunidade fica em sintonia e trabalha melhor em prol do desenvolvimento dos alunos.

Agora que você entendeu por que deve existir uma boa relação na comunidade escolar, veja também como manter um ambiente escolar saudável e qual a importância disso!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *