Home Performance Pedagógica Como engajar alunos? Veja 5 ótimas dicas

Como engajar alunos? Veja 5 ótimas dicas

A participação ativa dos alunos durante as aulas é fundamental para o êxito do processo de aprendizagem. Nesse sentido, saber como engajar alunos é um dos principais desafios dos professores, pois é necessário utilizar estratégias que sejam capazes de tornar os conteúdos mais atrativos e as aulas mais prazerosas.

O engajamento do aluno consiste em fazê-lo participar efetivamente da construção do seu aprendizado. Os estudantes engajados são aqueles que não só prestam atenção na aula mas também questionam, se interessam em saber mais sobre o tema, interagem e até mesmo sugerem tarefas ao educador.

As escolas e professores que conseguem engajar seus alunos melhoram o desempenho das turmas, eliminam problemas relacionados à disciplina e, consequentemente, fazem com que a aprendizagem seja divertida e proveitosa.

Quer despertar o interesse dos seus alunos? Confira, a seguir, as melhores dicas para mantê-los sempre engajados!

1. Adote o ensino cooperativo

Colocar a mão na massa é imprescindível para que o aluno se aprofunde no conteúdo — fator que favorece a sua assimilação. Caso receba o conhecimento mas não o coloque em prática, as chances do estudante não o entender de forma ampla e completa e acabar esquecendo grande parte dele futuramente são grandes.

O ensino cooperativo é uma ótima opção para aproximar os alunos do conteúdo lecionado. Para tanto, o professor pode formar equipes e pedir para que cada uma apresente um projeto ou produto final com a temática que aprendeu. A iniciativa permite que os estudantes troquem conhecimentos, interajam, desenvolvam habilidades sociais e exerçam a criatividade, bem como o pensamento analítico e crítico.

2. Alterne o estilo de aprendizagem

Cada aluno apresenta particularidades na forma como aprende: enquanto alguns se adequam melhor à aprendizagem verbal, outros rendem mais por meio da aprendizagem visual, lógica, musical ou corporal. Por isso, é recomendado que o professor reveze as formas de ensino, deixando a aula mais dinâmica e possibilitando entender qual caminho é mais produtivo para cada turma.

3. Utilize formas de avaliação inovadoras

Apesar de ser uma ferramenta importante para mensurar o conhecimento do aluno, se for aplicada de forma mecânica, a avaliação pode fazer com que ele se sinta só mais um número dentro da sala de aula. Sendo assim, é indicado utilizar formas de avaliação variadas e inovadoras que vão além de testes, como dar nota com base na participação na aula e promover a realização de projetos e desenvolvimento de habilidades no decorrer do semestre.

4. Teste a sala de aula invertida

Ficar sentado por horas na cadeira, apenas ouvindo a explicação do professor, pode se tornar entediante, especialmente em se tratando de conteúdos mais complexos ou com que o aluno não tem tanta afinidade. Diante disso, a sala de aula invertida é uma alternativa interessante para engajar a turma.

Basicamente, a sala invertida coloca o aluno no centro, ficando ele responsável pela construção do seu próprio conhecimento. A ideia é que o professor atue como um mediador.

Sendo assim, ele pode indicar conteúdos, como vídeos, livros e artigos, para que o estudante visualize ou leia, de modo que posteriormente traga o que aprendeu para a sala de aula e debata sobre o tema com o professor e os colegas.

5. Adeque o vocabulário

Dificilmente o aluno vai sentir interesse em participar da aula se ele não consegue entender o que o professor fala. Atentar-se à forma como o docente se comunica com a turma é um aspecto indispensável para estabelecer um relacionamento proveitoso.

Portanto, é preciso que o professor utilize sempre um vocabulário equivalente ao que o estudante consegue compreender, além de contextualizar novas palavras. De nada adianta usar um vocabulário requintado com alunos mais novos, por exemplo, pois muito provavelmente não vão entender o que está sendo dito, logo não terão interesse em interagir com o conteúdo apresentado.

Viu só quantas opções de como engajar alunos? Cativar a atenção dos estudantes é substancial para que o processo de aprendizagem flua de forma bem-sucedida. Para tornar as aulas ainda mais interessantes, a escola também pode investir em tecnologias que façam parte do cotidiano dos alunos e até mesmo personalizar o ensino, adequando-o às características do estudante, o que colabora para uma interação maior entre ele e as disciplinas.

Gostou deste post? Siga as nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos valiosos sobre educação. Nós estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *