Home Blog Veja como implantar a educação socioemocional na sua escola

Veja como implantar a educação socioemocional na sua escola

Ao implantar a educação socioemocional, o gestor visa desenvolver nos estudantes a capacidade de lidar com suas próprias emoções. Assim, eles conseguem criar relações sociais satisfatórias e resolver os problemas que podem surgir no decorrer da vida.

Com esse tipo de educação, são desenvolvidas algumas habilidades relevantes, como empatia, senso crítico e criatividade. Nesse sentido, é válido ressaltar que, na instituição de ensino, esse processo deve ter a mesma importância que os conteúdos curriculares, visto que prepara os alunos para viver em sociedade. Dessa forma, diversos benefícios podem ser notados, como a permanência dos educandos na instituição e a construção de melhores relações interpessoais.

Continue a leitura e veja como implantar a educação socioemocional na sua escola!

Quais cuidados tomar?

No momento de desenvolver a educação socioemocional na instituição de ensino, é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, quando não bem executada, pode afetar o trabalho dos professores e o desempenho dos alunos. Para isso, é primordial ficar atento às habilidades que precisam ser desenvolvidas e como o processo pode ser feito.

Ao desenvolver, por exemplo, a competência emocional, é necessário que as crianças e os adolescentes aprendam a lidar com seus sentimentos e emoções diante de conflitos. Ao desenvolver a competência ética, é fundamental que eles compreendam o conjunto de valores e normas para viver em sociedade.

Quando as competências socioemocionais são bem trabalhadas, as crianças e os jovens conseguem viver melhor em comunidade e respeitar as diferenças. A escola tem um papel fundamental na vida do cidadão, logo, é preciso ter muita atenção e cuidado no momento de trabalhar as habilidades mencionadas.

O que é preciso fazer?

Algumas ações internas dentro da instituição precisam ser realizadas para implantar estratégias que consigam desenvolver a educação socioemocional. Então, veja como contribuir para o desenvolvimento dos alunos!

Insira a educação socioemocional no currículo

Para conseguir trabalhar as competências socioemocionais, é necessário que elas sejam inseridas no currículo tradicional. Ou seja, é preciso que as habilidades que você deseja desenvolver nos estudantes sejam inseridas em todas as aulas por meio de um eficiente planejamento. Dessa forma, a resiliência, a empatia e o autoconhecimento poderão fazer parte da vida dos alunos.

É importante ressaltar que a educação socioemocional ajudará no aprendizado dos alunos. Isso porque eles conseguirão dominar os conteúdos transmitidos e serão cidadãos conscientes da realidade.

Busque por atividades lúdicas

Quando as aulas são apenas expositivas, os alunos acabam desviando o foco. Sendo assim, é recomendado investir em atividades lúdicas, que fogem da rotina. Nesse contexto, é válido ressaltar que as atividades que fazem uso de músicas, filmes, livros e ferramentas tecnológicas ajudam na fixação dos novos conteúdos e fazem com que os estudantes conheçam outras situações.

Use materiais atualizados

Para conseguir inserir a educação socioemocional na instituição de ensino, é preciso utilizar materiais didáticos que consigam desenvolver as habilidades e emoções dos estudantes. Os materiais são fundamentais, pois contribuem para o trabalho exercido pelos professores.

É preciso escolher os materiais que abordam as competências da BNCC, pois abordam questões que envolvem o ensino socioemocional e também a utilização da tecnologia. Com o uso de materiais atualizados e de acordo com a realidade, os educandos conseguem se conectar de forma mais satisfatória com o ensino e a realidade.

Trabalhe com uma pedagogia mais afetiva

As ferramentas tecnológicas estão sendo muito utilizadas nos dias de hoje, mas é preciso pensar em ações que não deixem de valorizar a importância do ser humano para a sociedade.

Logo, ao recorrer à pedagogia afetiva nas aulas, a interação com os estudantes se torna mais satisfatória, já que o educando é tratado de acordo com suas necessidades. Afinal, ele precisa estar em um ambiente confortável e saudável para o seu crescimento como ser humano.

O professor deve atuar como um guia do conhecimento e inserir ações que façam com que o estudante interprete, compreenda e identifique os problemas sociais, para que, a partir daí, consiga encontrar soluções e se sobressair.

Como preparar a equipe?

Para que a educação socioemocional seja inserida da escola de forma eficiente e alcance resultados satisfatórios, a equipe de colaboradores precisa estar preparada para receber os alunos. Sendo assim, a instituição pode criar um programa de capacitação profissional, que aborde a importância e a necessidade dessa educação na atualidade. Dessa forma, os professores e demais colaboradores conseguem encontrar maneiras de inserir as competências socioemocionais no dia a dia.

Outra forma de preparar a equipe é por meio da realização de reuniões, workshops, palestras e eventos que abordem o tema. O essencial é que os profissionais compreendam a respeito do assunto para que consigam levar boas lições para a sala de aula.

Quais metodologias aplicar?

Algumas metodologias de ensino podem ajudar o educando a desenvolver as habilidades necessárias de socialização. Uma delas é brincar com a criança. Saiba que atividades lúdicas permitem que os pequenos compreendam as regras e as formas de relações sociais.

As interações com os colegas e professores em diferentes situações abrem oportunidades para importantes diálogos, consolidam as relações e contribuem para o fortalecimento da empatia e o desenvolvimento do altruísmo.

Outra eficiente metodologia que pode ser inserida é a utilização de materiais educativos, pois eles estimulam o desenvolvimento de diversas habilidades socioemocionais das crianças enquanto elas brincam, uma vez que fazem uso constante da criatividade, do autoconhecimento, da paciência, da autonomia, da empatia e do autocontrole.

Além do mais, elogiar as crianças e adolescentes durante a realização das atividades consiste em uma metodologia eficaz, já que incentiva os educandos e possibilita que eles realizem uma autorreflexão de suas ações.

Como vimos, existem diversas formas de implantar a educação socioemocional na sua escola. O importante é que seja um trabalho bem-feito, a fim de contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Os colaboradores e professores precisam exercer seus cargos com responsabilidade e ética, a fim de que os alunos desenvolvam as habilidades socioemocionais para viver em sociedade. O gestor precisa sempre oferecer treinamento e capacitações para a sua equipe, pois só assim é possível alcançar bons resultados.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber o que fazer para alcançar a excelência no desempenho acadêmico!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *