Home Performance Pedagógica Atividades de leitura: veja como incentivar os alunos à leitura!

Atividades de leitura: veja como incentivar os alunos à leitura!

O ser humano começa a aprender a ler na infância, sendo essa uma prática muito importante, uma vez que favorece o desenvolvimento da criança. As atividades de leitura são capazes de melhorar diversos aspectos da vida do indivíduo, como os laços afetivos, a comunicação e a concentração. Assim, incentivar a leitura na sala de aula é algo primordial.

Nesse sentido, é importante ressaltar que algumas crianças demonstram o interesse pela leitura de maneira mais orgânica, já outras necessitam de um incentivo adicional para conseguir levar esse hábito para o resto da vida. Continue a leitura e saiba como incentivar os alunos à leitura!

Qual a importância da leitura?

Ler é uma atividade que proporciona diversas vantagens, por exemplo, aumenta o foco, a concentração e estimula a criatividade do estudante. Ela é essencial, especialmente para o desenvolvimento infantil, visto que é um exercício que amplia o vocabulário da criança.

Dessa maneira, a leitura ajuda a desenvolver a comunicação e incentiva muitos outros aprendizados. Além da leitura obrigatória em sala de aula, o professor deve incentivar essa prática fora da escola, já que precisa ser algo rotineiro.

Como incentivar os alunos à leitura?

Existem diversas formas de incentivar a leitura dos alunos na sala de aula. Dessa forma, o professor precisa estar atento para que essa prática seja algo eficiente e proporcione bons resultados. Confira!

Contar histórias

Uma ótima forma de incentivar a leitura na fase inicial da criança é contando histórias, pois ela está mais aberta às atividades lúdicas que podem ser realizadas por meio de livros. Para isso, você pode saber se existe algum professor que goste de contar histórias para se planejarem e fazerem algo bem interessante.

Ter uma boa biblioteca

Saiba que a biblioteca de uma escola precisa ser um lugar atrativo, ou seja, não pode apenas ter livros empoeirados. Quando a biblioteca é bem planejada e bem organizada, mostra que a escola valoriza a leitura.

Nesse contexto, é fundamental o local que proporcione paz, permitindo a prática da leitura de maneira confortável. Sendo assim, ele precisa ser bem iluminado, silencioso e confortável.

Os estudantes precisam conseguir acessar a biblioteca sempre que desejarem. Não é nada satisfatório que o local fique fechado, por exemplo, durante os intervalos das aulas. Isso porque durante esses momentos eles podem escolher algum livro.

Criar um clube de leitura

Os professores podem criar um clube de leitura com seus alunos, com o objetivo de tornar a prática mais eficiente e interativa. Desse modo, é necessário determinar grupos com as mesmas idades, para garantir que a leitura seja adequada. Além disso, é preciso que os clubes sejam compostos por poucas pessoas, para facilitar o compartilhamento de ideias.

Um aspecto interessante do clube de livros é que o docente pode propor metas. Por exemplo, ele pode deixar claro a quantidade de livros que devem ser lidos mensalmente. Para deixar o ambiente livre e para agradar os alunos, é fundamental que eles escolham os temas. As reuniões para debater a respeito da obra podem ser no pátio da instituição, na biblioteca ou em um parque.

É primordial buscar engajar o máximo de estudantes nesse tipo de evento, para que a maior quantidade possível de alunos da escola consiga ter prazer nas leituras diárias. Saiba que isso é muito importante para o desenvolvimento deles.

Ter prêmios de incentivos a leitura

Outra maneira de estimular a leitura entre os alunos da escola é atribuindo valor à prática e realizando premiações, e isso pode ser feito por meio de livros. Os leitores mais frequentadores da biblioteca podem ganhar alguma bonificação. Isso pode incentivar quem ainda não tem o costume de ir à biblioteca para realizar alguma leitura.

Usar a tecnologia

Para conseguir atrair os alunos nas práticas de leitura, é válido utilizar as ferramentas digitais. Existem diversos aplicativos de leitura que podem ser inseridos nos celulares, sendo ótimas opções.

A possibilidade de realizar uma leitura em um dispositivo eletrônico é capaz de chamar a atenção dos alunos mais resistentes. Então, é válido aproximar tecnologia e leitura. Qualquer ideia criativa é importante, uma vez que consegue deixar o processo mais otimizado.

Permitir a liberdade de escolha

A fim de deixar essa etapa mais interessante é indicado, também, deixar os alunos escolherem o livro que querem ler sem que se perca o objetivo pedagógico. É necessário compreender que cada criança tem seus desejos. O professor precisa apenas orientar a escolha para que a leitura seja algo vantajoso para a vida do aluno.

Quais os livros podem ajudar a desenvolver o hábito da leitura?

É importante mencionar que os best-sellers têm a capacidade de atrair muito a atenção da garotada e podem ser ótimas opções para aliar entretenimento e aprendizado. Mas, para conseguir bons resultados, é fundamental aplicar boas estratégias pedagógicas, já que o aluno precisa aprender algo importante durante as atividades de leitura. Dessa forma, os professores precisam conhecer bem as obras que desejam trabalhar em sala de aula.

Portanto, é primordial ter atividades de leitura nas aulas, pois elas são cruciais para o desenvolvimento intelectual do aluno. Para isso, é preciso ter um planejamento, uma vez que não resolve apenas indicar livros para serem lidos. É necessário que a leitura se torne um hábito e o professor tem um papel essencial durante essa etapa.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de mais atividades de leitura. Estamos no Facebook e Instagram!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *