Home Performance Pedagógica Entenda a importância da tecnologia da informação e comunicação na educação

Entenda a importância da tecnologia da informação e comunicação na educação

É fato que a modernidade trazida pelos meios digitais revolucionou de maneira significativa muitos setores, e o campo do ensino foi um deles. Nesse sentido, a tecnologia da informação e comunicação (TICs) na educação tem sido uma excelente ferramenta na construção de metodologias interdisciplinares e, também, na formação de estudantes com senso crítico.

Diante disso, as TICs têm sido inseridas nas rotinas escolares, a fim de tornar o aprendizado algo mais lúdico e inovador. Assim, com o objetivo de alinhar o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos alunos, essa técnica inovadora tem despertado nos estudantes maior interesse e engajamento nos conteúdos escolares.

A seguir traremos mais informações sobre a tecnologia da informação e comunicação e suas aplicabilidades. Prossiga a leitura e fique por dentro!

O que é a tecnologia da informação e comunicação?

Atualmente, a sociedade tem vivido um processo de constante globalização, ou seja, os sistemas têm sido cada vez mais inovadores, e isso tem atingido o cotidiano de muitas escolas. Desse modo, a tecnologia da informação vem promovendo a alfabetização e o letramento digital, além de tornar a tecnologia um aparato de uso frequente nas salas de aula.

Diante disso, a tecnologia da informação e comunicação, que por sua vez engloba os celulares, computadores, softwares e câmeras fotográficas, serve para integrar e promover diversos setores, como é o caso do sistema educacional.

Como funcionam esses aparatos tecnológicos?

Esses utensílios são usados no setor da educação com o intuito de potencializar os resultados dos alunos, visto que, quando a internet é inserida nos meios de aprendizagem, a tendência dos estudantes é criar ainda mais interesse pelos estudos. Afinal, tudo que é inovador desperta interesse e atenção.

Então, por meio de técnicas, treinamentos e cursos especializados, muitos professores são instruídos a encaixar os aparelhos digitais durante as aulas. Por exemplo, esses educadores podem pedir aos seus alunos que façam pesquisas durante a aula sobre o assunto abordado e solicitar também que eles apresentem trabalhos em grupo envolvendo slides ou vídeo.

Para que servem as tecnologias de informação na educação?

É preciso deixar claro que as TICs expandiram as possibilidades de pesquisas e informações para os estudantes e para os professores. Estes, por possuírem os novos aparatos, puderam aprender e ensinar conteúdos de maneira ativa, ajudando a alavancar o processo de educação.

Nesse contexto, com a utilização recorrente dessas novas tecnologias, os professores conseguem ministrar aulas mais atrativas e provocar rodas de diálogos com os alunos sobre diferentes assuntos que permeiam a sociedade, como é o caso da economia e da política.

Portanto, essas tecnologias, quando usadas na educação, servem para capacitar ainda mais o corpo docente, oferecendo recursos inovadores a fim de tornar o ambiente escolar um lugar mais inovador e multidisciplinar. Além disso, contribuem para o engajamento e a maior participação dos alunos durante as aulas.

Qual a importância do uso da informação e comunicação na escola?

Sabemos que a educação é um segmento que demanda muito investimento, visto que é por meio dela que a sociedade consegue ser modificada e os cidadãos formam as suas opiniões.

Por esse motivo, é preciso fazer da educação uma arma de formação de pessoas críticas e conscientes. Por isso, é necessário usar a tecnologia como uma maneira de otimizar ainda mais o ensino e despertar na criança, no jovem e no adulto a vontade de aprender coisas novas. Afinal, os alunos de hoje são os profissionais do futuro.

Nesse contexto, a internet é um aparato que possibilita aos professores o desenvolvimento de práticas que contribuem para o ensino, como palestras, vídeos educativos e jogos, por exemplo. Assim, é válido que as escolas brasileiras invistam em salas de computação a fim de que esse recurso chegue a todos os alunos, com o intuito de democratizar esse processo.

Dessa maneira, os recursos tecnológicos incorporados nas pautas de educação têm gerado uma comunicação diversificada e alterado o sistema de ensino de maneira positiva, pois melhoram a interação de aluno e professor, facilitando o modo de transmitir e aprender determinada matéria.

Quais os maiores desafios do uso das TICs na educação?

Não basta apenas implantar a tecnologia, esse processo é custoso e demorado, pois tentar modificar um sistema que foi criado há anos demanda muita estratégia e investimento. Listamos abaixo alguns desafios do uso das TICs na educação!

Capacitação de colaboradores

Para que a educação seja repassada de maneira mais lúdica e interdisciplinar aos estudantes, é preciso que o corpo docente seja capacitado para usar os aparatos digitais em prol do ensino. Logo, cursos e treinamentos são essenciais para que esses educadores consigam elaborar um plano de estudo eficaz para os discentes.

Adequação da infraestrutura

É preciso que as escolas e outros centros de ensino adquiram equipamentos de qualidade e construam ambientes adequados para recebê-los, como laboratórios e bibliotecas, o que demanda investimentos e um plano de implementação bem estruturado.

Como usar as tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica?

Aplicar as TICs no setor da educação não é um processo que pode ser feito de um dia para o outro, é preciso planejamento, aceitação do setor pedagógico da instituição e estudo de metodologias. Pontuamos a seguir algumas formas de aplicar essas tecnologias!

Ferramentas de comunicação

É preciso desenvolver ferramentas que ajudem na comunicação, como é o caso de e-mail, sites e redes sociais. Assim, é possível estreitar o relacionamento com diretores e outros profissionais da área e será mais fácil criar projetos tecnológicos que facilitem a aprendizagem.

Ferramentas de gestão

Esse tipo de plataforma é indispensável, visto que facilita o processo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula, como é o caso de sistemas para a realização de provas online e entrega de trabalhos.

Como vimos, é nítido que, se bem usada, a internet é um excelente recurso na formação de bons alunos. Afinal, por meio dela, os estudantes poderão estimular ainda mais o lado criativo e intelectual, tornando-se alunos mais comprometidos e ligados com as novidades ao seu redor.

Portanto, a tecnologia da informação e comunicação na educação é um bom recurso pedagógico para o desenvolvimento de metodologias interdisciplinares e atrativas, visto que animações, videoaulas e livros digitais ajudam na educação de muitas crianças, jovens e adultos.

Gostou do post? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de mais novidades. Estamos no Facebook e Instagram!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *