Home Gestão Escolar Saiba aqui como promover a diversidade na escola!

Saiba aqui como promover a diversidade na escola!

O respeito e valorização da diversidade na escola é imprescindível para promover um espaço saudável e acolhedor para todos os alunos. Isso porque é um ambiente que recebe estudantes com as mais variadas características e culturas, cujas diferenças devem ser celebradas. Nesse sentido, é função da instituição de ensino atuar na integração e convivência harmônica dos seus discentes.

Ao trabalhar a diversidade com os alunos, a escola se torna mais inclusiva, além de assegurar o respeito à individualidade. Para tanto, é necessário conscientizar todos os membros da comunidade escolar sobre a importância de um ambiente diverso. Neste post, vamos mostrar algumas das melhores formas de abordar a diversidade na escola. Confira!

Qual a importância de promover a diversidade nas escolas?

A diversidade é um conceito que está alicerçado na variedade cultural, que pode ser manifestado por meio das características comportamentais do indivíduo, linguagem, tradições, orientação sexual, forma de expressão, crenças, valores etc.

No contexto escolar, a diversidade diz respeito à inclusão de todos os alunos e das suas respectivas diferenças. É a partir dela que os discentes aprendem a conviver de forma harmoniosa, livres de qualquer discriminação relacionada à cor, gênero, comportamento ou religião, por exemplo.

Quando entendem, respeitam e valorizam a diversidade, os estudantes passam a enfrentar menos conflitos na escola, mantendo o foco na aquisição de conhecimento, o que potencializa o seu aprendizado, além de se tornarem cidadãos mais conscientes.

O que a lei diz sobre a diversidade na escola?

O direito à igualdade, inclusão e respeito à diversidade na educação está previsto por lei. O Artigo nº 206 da Constituição Federal, que fala sobre as condições de ensino no Brasil, determina não só a liberdade de aprender e ensinar, como o pluralismo de ideias nos ambientes educacionais.

Já a Lei de Diretrizes e Bases para Educação (LDB), de 1996, estabelece a liberdade e a tolerância como princípios básicos para a Educação. Ainda, o Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, reforça a necessidade de promover a diversidade nas escolas e erradicar toda e qualquer forma de discriminação como uma das diretrizes do ensino brasileiro.

Como promover a diversidade na escola?

As diferenças entre os alunos devem ser trabalhadas desde os primeiros anos escolares, o que é fundamental para eliminar barreiras que impeçam a interação e estabelecimento de laços. Veja, a seguir, algumas das principais dicas para abordar o assunto e engajar os seus estudantes.

Conscientize sobre a diversidade

O primeiro passo é conscientizar os alunos sobre a diversidade, o que pode ser feito por meio da explicação do que esse tema representa e quais são os tipos de diversidade, como de raças, religião, gênero, características e cultura.

Essa iniciativa deve ser adaptada conforme a faixa etária dos estudantes, a fim de facilitar a compreensão do tema. Para as crianças, o ideal é trabalhar a temática de forma lúdica, enquanto para os adolescentes pode-se apostar em palestras, por exemplo.

Valorize o convívio pacífico

A interação entre os alunos é essencial para promover um convívio pacífico. Promova atividades que incluam a todos, permitindo a troca de ideias e experiências entre grupos diversos de estudantes.

Também, ofereça suporte para que os alunos que se sentirem desconfortáveis com algo possam reportar a situação para os educadores. Todos os conflitos devem ser prontamente resolvidos, priorizando sempre a conscientização da importância do respeito à diversidade.

Crie espaços de discussão

Envolver os alunos com a temática é indispensável para a valorização das diferenças. Recomenda-se criar espaços de discussão para que possam debater, refletir e aprender sobre respeito, empatia e tolerância. Com isso, terão mais facilidade para se colocar no lugar do outro e evitar a reprodução de comportamentos inadequados.

Invista em representatividade

Já parou para pensar sobre quantos professores negros ou com algum tipo de deficiência física fazem parte da sua escola atualmente? Sempre que possível, dê preferência para um quadro de colaboradores diverso.

O respeito às diferenças é a base para um ambiente de ensino saudável e uma sociedade mais igualitária e inclusiva. A valorização da diversidade na escola possibilita o desenvolvimento de pessoas que se orgulham das suas características e cidadãos ativos na luta contra o preconceito.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos sobre o mundo da educação!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *