Home Blog Metodologia ativa de ensino pode revolucionar? Entenda!

Metodologia ativa de ensino pode revolucionar? Entenda!

O processo de transformação do ensino é uma realidade cada vez mais presente nas escolas. Essa evolução do setor de educação contribui para o surgimento da metodologia ativa de ensino. Por meio dela, o aluno ganha mais espaço no seu processo de aprendizado e se torna protagonista em sua jornada escolar.

Por intermédio dessa mudança, as crianças crescem com uma postura proativa e com a autonomia necessária para alcançar seus objetivos na vida adulta. Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa nova maneira de ensinar e como ela pode ser implementada em sua instituição, continue a leitura e confira nosso post!

O que é metodologia ativa de ensino?

A metodologia ativa de ensino é uma evolução da estrutura de ensino tradicional. Nessa modalidade, o aluno assume uma postura protagonista durante seu processo de aprendizado, conforme sugere um dos princípios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), responsável por orientar as melhores práticas para a educação básica brasileira.

Desse modo, essa modalidade sugere um novo caminho a fim de proporcionar aos alunos os meios para que eles mesmos consigam guiar o seu avanço educacional. Assim, a ideia do professor como detentor do conhecimento é deixada de lado, e o aluno participa integralmente das atividades.

Quais são as características da metodologia ativa?

Dado que as metodologias ativas são uma inovação no mercado de educação, diversos profissionais ficam em dúvida quanto à estruturação desse novo formato de ensino. Veja, a seguir, quais as principais características de atividades que concordam com essa modalidade:

  • atuação ativa dos alunos no contexto de aprendizado, oferecendo seu próprio ponto de vista sobre o assunto em questão;
  • professores participam como facilitadores do diálogo e mediadores do conhecimento em discussão;
  • materiais e conteúdos em linguagem próxima dos estudantes;
  • processos de aprendizado que respeitam o tempo de cada um e reduzem a ansiedade das crianças e adolescentes;
  • aplicações reais dos conhecimentos teóricos apresentados em aula;
  • uso de recursos digitais para potencializar o aprendizado e a autonomia dos alunos.

Quais benefícios a metodologia ativa pode gerar?

Agora que você já sabe o que é uma metodologia ativa e quais são as suas características, que tal entender como ela pode ser benéfica tanto para alunos quanto para a escola em si? Pensando nisso, preparamos algumas das vantagens! Confira abaixo.

Obtenha maior engajamento dos alunos

Já pensou em ter alunos motivados para aprender e se desenvolver em sua escola? Com essa abordagem, você obtém esse benefício. Isso ocorre pelo incentivo que os estudantes têm em participar de forma mais ativa na aula. Assim, conseguem prestar mais atenção nas atividades.

Com isso, absorvem o conteúdo de melhor forma e as dúvidas começam a surgir. Além disso, tal técnica pode ajudar a cativar o aluno em seu processo de aprendizagem. Por exemplo, você pode usar todo o universo lúdico dos videogames para deixar as aulas ainda melhores.

Assegure a resolução de problemas

Com o uso de metodologias ativas, você ajuda seus alunos a desenvolverem aptidão com intenção de resolver problemas. Assim, eles saem do processo educacional com uma habilidade cada vez mais importante para o mercado de trabalho, e você impacta positivamente o desenvolvimento deles.

Com uma boa metodologia ativa e colocando o aluno no centro de seu próprio aprendizado, você é capaz de proporcionar um ambiente escolar desafiador e divertido para ele aprender como resolver os problemas que surgem no cotidiano por meio de conteúdos importantes para o aprendizado.

Otimize a criatividade e a confiança

A partir do momento em que os estudantes de sua escola sabem como resolver problemas e sentem que estão realmente aprendendo e desenvolvendo competências relevantes para o futuro, ganham confiança e se sentem mais confortáveis para aprender.

Além disso, sua escola cria um ambiente propício para que sejam criativos e proativos. Isso ocorre pelo protagonismo dado ao discente em seu processo de aprendizado. Assim, você gera impactos que eles levarão ao longo de toda a vida.

Como aplicar a metodologia ativa de aprendizagem?

Agora que você já sabe como essa metodologia pode contribuir para o desenvolvimento de seus estudantes, é hora de colocar tais ideias em prática. Com pequenas adaptações no planejamento pedagógico e na criação das aulas, sua instituição já consegue aproveitar os benefícios dessa modalidade de ensino.

Use tecnologia

O surgimento de ferramentas tecnológicas favoreceu diversas melhorias em todos os setores de atividade humana. Na educação, permitiu que as aulas sejam mais interessantes e o aprendizado siga em casa, por meio de aplicativos e plataformas digitais.

Vale utilizar recursos simuladores de realidade aumentada para melhorar o engajamento e o interesse dos alunos. Assim, mesmo os conteúdos mais complexos se tornam interessantes.

Aposte em gamificação

Os estudantes, normalmente, contam com um interesse em comum: jogos online. Sabendo disso, pedagogos e especialistas em educação desenvolveram jogos com finalidade educacional, mas que contam com o ambiente lúdico e interativo dos games.

Desse modo, os estudantes podem ter momentos de diversão e entretenimento enquanto aprendem conteúdos complexos. Essa experiência transforma em desafio os assuntos que podem ser desgastantes quando estudados em outra modalidade.

Além do ambiente digital, também é possível aproveitar os benefícios da gamificação, implementando em sala os jogos com perguntas e respostas, jogos com papel e demais opções divertidas e educativas.

Foque em aprendizagem prática

Com o objetivo de conseguir resultados ainda melhores com as metodologias ativas, é importante relacionar a teoria com as situações cotidianas enfrentadas pelos estudantes. Dessa forma, eles são capazes de assimilar todas as informações de forma simples e prática, otimizando o desempenho escolar.

Além disso, é possível aproveitar os diferentes espaços que sua escola tem a fim de deixar as aulas ainda mais divertidas. Por exemplo, pode-se levar os estudantes para o laboratório para ensinar química, na prática. Ou então ir ao ar livre no intuito de ter aulas excelentes de biologia.

Entendeu como a metodologia ativa de ensino pode melhorar a performance dos alunos de sua escola? Portanto, invista em soluções que ajudem sua instituição de ensino a implementá-la e, assim, construa um legado como uma escola que desenvolve jovens para criar um mundo melhor por meio da educação.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre metodologias de ensino? Então, siga nossas páginas no Instagram, Facebook e LinkedIn para ter acesso a outros conteúdos!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *