- 13/12/2022 |
- Blog
Como fazer uma boa reunião com a equipe escolar? Saiba!
Toda empresa precisa de planejamento e estratégia para que o serviço oferecido seja qualificado e atenda os clientes de maneira precisa. No campo educacional não é diferente, por isso reunião com a equipe escolar é de extrema importância, visto que é preciso criar metas e discutir, com os colaboradores, estratégias para melhorar cada vez mais o ensino proporcionado.
Neste post, explicamos um pouco mais sobre como fazer uma reunião pedagógica, quais os principais assuntos que precisam ser abordados, os objetivos que precisam ser alcançados e quais os pontos merecem ser melhorados.
Ficou interessado? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro!
O que é uma reunião com a equipe escolar?
É fato que a escola é um ambiente de formação de pessoas. Como consequência disso, tem como função atender aos segmentos de ensino propostos e buscar sempre melhorar as suas metodologias a fim de que o ato de aprender seja prazeroso e saudável.
Então, a reunião pedagógica pode ser considerada um evento que estimula a participação da coordenação, dos professores e de todos os funcionários que prestam serviços na escola. Esses encontros são feitos em vários meses do ano e, em cada um deles, existe um assunto novo a ser abordado, dinâmicas e atualização de novos métodos de ensino.
Para que serve a reunião com a equipe escolar?
As reuniões com a equipe escolar são extremamente relevantes para o bom andamento de uma escola, na medida em que é por meio desses debates entre professores, secretários, porteiros e diretores que as melhores escolhas são tomadas a fim de tornar o centro educacional um lugar harmonioso e organizado.
Somado a isso, é nessa oportunidade que os professores abordam as situações vivenciadas em sala de aula, o comportamento dos alunos e quais pontos nas diretrizes da escola precisam ser modificados, afinal, os colaboradores são a base de qualquer instituição. Logo, eles precisam ser ouvidos e terem voz, pois são esses profissionais que têm um contato maior com alunos e responsáveis.
Assim sendo, nessas reuniões é importante que o coordenador pedagógico assuma a liderança da discussão e faça interrupções quando necessário. Mas é preciso deixar claro que, nesses eventos, os professores devem ser o foco.
Como funciona essa reunião?
Em primeiro lugar, é preciso criar um roteiro organizado, separando por tópicos e ordem de importância as pendências que necessitam ser analisadas. Além disso, é feita uma avaliação de metas e do resultado da reunião anterior, de modo a certificar se houve algum avanço ou retrocesso.
Em algum momento dessa reunião, é preciso ter um momento de troca, ou seja, todos são convidados a dar a sua opinião sobre um determinado assunto. Assim, torna-se mais fácil chegar em uma conclusão de maneira mais rápida.
Nesse sentido, o coordenador pode elaborar questionários e dinâmicas para que os colaboradores exponham as suas ideias em um ambiente mais amigável — como numa roda em que os funcionários são divididos em grupos a fim de fortalecer o trabalho em equipe.
Agora você já sabe um pouco mais sobre como funciona uma reunião com a equipe escolar. Caso seja um coordenador pedagógico ou diretor de algum centro educacional, busque realizar com frequência essas reuniões tendo como objetivo potencializar a gestão da sua instituição.
Gostou do post? Então, não perca tempo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades diretamente no seu e-mail!