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Veja como funciona o ensino híbrido na educação infantil e saiba como aplicá-lo

Você sabe como funciona o ensino híbrido na educação infantil? O método, que não é propriamente uma novidade, desponta no cenário atual como alternativa interessante e viável de garantir o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças!

O cotidiano escolar foi diretamente impactado pela pandemia do novo coronavírus. Uma das consequências mais relevantes foi a inserção, intensa e acelerada, da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Nessa conjuntura, alguns modelos educacionais vêm ganhando força, dentre eles o ensino híbrido.

Isso acontece porque o retorno às aulas presenciais deve ocorrer de forma gradual e programada, ou seja, o ambiente online ainda precisa ser considerado. Além disso, esse método propõe uma conceituação de virtual mais contextualizada e ampla.

Desse modo, vai além do uso das ferramentas tecnológicas, pois sugere uma revisão dos papéis do professor e do aluno, proporcionando maior autonomia, bem como aquisição de habilidades diferenciadas para os estudantes.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o ensino híbrido na educação infantil? Continue a leitura e confira!

O que é o ensino híbrido na educação infantil?

Uma das principais características do ensino híbrido é a mistura entre as aulas presenciais e as aulas online. No entanto, o modelo abrange muito mais do que isso. Sua proposta parte da ideia de que a escola não deve ser vista como lugar exclusivo do saber, ou seja, a construção e o compartilhamento de conhecimentos podem acontecer em múltiplos contextos (para além das paredes de uma sala de aula).

Com o apoio do ambiente online e dos instrumentos tecnológicos, os estudantes e suas famílias são estimulados a assumir uma postura mais ativa no processo de aprendizagem. Isso não significa que os professores perdem a sua importância, mas sim ampliam seu papel de mediadores e incentivadores do aprendizado.

Desse modo, cabe a eles proporem atividades, virtuais e/ou presenciais, que dialoguem com a realidade dos estudantes e que levem em consideração suas necessidades específicas. O objetivo é estimular o desenvolvimento da autonomia e de outras habilidades cognitivas e socioemocionais.

O ensino híbrido na educação infantil tem suas peculiaridades, entre elas o fato de não ser recomendado expor os pequenos a muito tempo de tela. Mais do que isso, é preciso lembrar que as crianças menores necessitam, ainda mais, do contato humano e da sociabilidade.

O ideal é que se faça uma combinação dos ambientes físico e virtual de uma maneira que faça sentido para elas. Para tanto, escola e família devem atuar em parceria, ou melhor, apresentar estreita sintonia, de modo que a casa seja uma extensão do colégio e vice-versa.

Quais são suas subcategorias?

Por se tratar de uma metodologia mista, o ensino híbrido exige uma reestruturação e um replanejamento das aulas. Vale lembrar que a modalidade propõe, antes de mais nada, o respeito ao ritmo de aprendizagem e às necessidades de cada aluno. Em outras palavras, a ideia é oferecer um ensino mais personalizado.

Há duas subcategorias que contemplam o método, os modelos sustentados e os modelos disruptivos. Os primeiros estão em consonância com os conceitos de um ensino tradicional e são mais facilmente ajustáveis aos formatos mais comuns de sala de aula. Os segundos, por sua vez, pretendem romper com o método tradicional de educação, exigindo maiores esforços para serem aplicados.

Como aplicá-lo?

Além do planejamento prévio, a implementação do ensino híbrido demanda alguns investimentos diferenciados por parte da gestão escolar — sejam em novas tecnologias ou na adaptação dos espaços físicos da escola. Outro ponto muito importante é o oferecimento de capacitação contínua aos professores, de forma a torná-los aptos para atuarem com eficiência e confiança na nova realidade.

A seguir, apresentamos alguns exemplos de ferramentas pedagógicas híbridas bem interessantes para serem trabalhadas na educação infantil!

Sala de aula invertida

Como o próprio nome indica, o modelo sugere inverter a lógica tradicional da sala de aula. Em vez das famosas aulas expositivas, a ideia é que as crianças venham preparadas para expor suas pesquisas, estudos ou dúvidas, bem como para discutir um assunto determinado.

Funciona assim: o professor sugere um roteiro com alguns tópicos para os alunos pesquisarem previamente em casa. Na sala de aula, eles apresentam o que buscaram, complementando seus estudos de forma coletiva e dinâmica.

Rotação de laboratório

A rotação de laboratório sugere que a sala seja dividida em dois grupos, que serão divididos entre dois espaços indicados pelo professor. Os ambientes devem possibilitar, de um lado, atividades online (laboratórios de informática, em geral) e, de outro, atividades offline (sala de aula, quadras, pátios etc.).

Após algum tempo, os grupos trocam de área. O intuito é que eles experimentem duas formas diferentes de aprendizagem sobre um mesmo tema.

Rotação por estações

A rotação por estações lembra bastante o modelo anterior, uma vez que a sala também é dividida em grupos rotativos. A diferença é que os ambientes de aprendizagem podem ser construídos dentro de um único espaço. Recomenda-se que ao menos uma das atividades propostas envolva tecnologia.

A ideia é particularmente interessante para crianças pequenas, pois trabalha a interação, a socialização e a colaboração entre elas.

Rotação individual

Aqui, o professor constrói roteiros específicos para cada estudante, de forma que ele percorra as estações que sejam mais adequadas às suas necessidades e aos seus interesses. Esse formato pode ser indicado como pesquisa em casa, ou feito na própria sala de aula com materiais variados (mesa com revistas e livros, outra com computadores, outra com massinhas de modelar, entre outras possibilidades) à disposição do aluno.

Quais as vantagens do ensino híbrido na educação infantil?

O ensino híbrido oferece benefícios para todos os envolvidos, sobretudo para as crianças. Elas têm acesso a uma educação mais personalizada e com flexibilidade de horários e de espaços para estudar, sem abrir mão do contato com os professores e os colegas.

Ao passo que vivenciam experiências diferenciadas, desenvolvem novas habilidades cognitivas e socioemocionais. Adquirem também maior autonomia, senso de responsabilidade e valorização do trabalho em grupo. Por fim, o ensino híbrido colabora para o fortalecimento dos vínculos familiares, visto que exige uma participação mais efetiva dos responsáveis na rotina escolar dos filhos.

Como já foi visto, quando aplicada no ensino infantil, a metodologia requer um grande compromisso dos responsáveis com a escola, professores bem capacitados, planejamento prévio das aulas e um uso adequado da tecnologia enquanto ferramenta pedagógica.

Saber o que é o ensino híbrido na educação infantil e como aplicá-lo foi útil para você? Nos siga nas redes sociais para saber mais sobre o setor da educação!

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