Home Gestão Escolar Livros sobre gestão escolar: confira quais as obras essenciais para conhecer

Livros sobre gestão escolar: confira quais as obras essenciais para conhecer

A rotina de um gestor escolar traz muitos desafios. Isso porque essa é uma área em que sempre aparecem novidades ou necessidades diferentes. Há, ainda, a questão das metodologias de aprendizagem que sempre passam por inovações, principalmente nos últimos tempos por conta da tecnologia.

Para garantir a qualidade de ensino aos alunos, bem como o bom funcionamento da escola, o gestor precisa se manter sempre atualizado, investindo em seu conhecimento na área. Isso pode ser feito por meio de livros sobre gestão escolar.

Portanto, neste artigo, separamos algumas obras que podem contribuir para o seu desenvolvimento, dando dicas que servirão para o seu dia a dia como diretor escolar. Se você quer aprimorar suas habilidades como gestor para fornecer cada vez mais um melhor serviço aos alunos, continue a leitura!

“A Prática Educativa – Como Ensinar”

Nosso primeiro livro é do autor Antoni Zabala Baseado, que pondera a respeito da distribuição do ambiente escolar e do tempo, ou seja, sobre a organização e uso desses. O legal dessa obra é que ela apresenta exemplos de possíveis impasses e, ainda por cima, fornece propostas para a resolução deles, visando melhorar a prática educativa. Além de tudo isso, ele vai fazer você refletir acerca da função social da escola, compreensão mais do que necessária para um gestor, entre outras questões relevantes, como:

  • intenções educativas (o que ensinar?/quais conteúdos abordar?);
  • construtivismo;
  • relações interativas na sala de aula (papel do professor e do aluno);
  • materiais curriculares e recursos didáticos;
  • avaliação.

“Avaliar para promover: as setas do caminho”

Esse livro sobre gestão escolar foi escrito por Jussara Hoffmann, que tem experiência docente em escola pública e universidade, bem como na área de coordenação pedagógica. O livro foca na importância e nas funções da avaliação escolar, trazendo uma visão diferente sobre ela. A leitura é interessante para se inteirar do debate que existe com relação à questão e, assim, formar uma opinião a respeito dela, já que é um assunto polêmico entre profissionais da educação.

“Planejamento, gestão e legislação escolar”

O famoso clima organizacional, tanto pensado dentro de grandes empresas, nesse livro é abordado sob a perspectiva escolar. Nesse sentido, o autor Geraldo José Sant’Anna defende que esse conceito é importante de ser mensurado para que possa ser aprimorado.

O objetivo é assegurar o comprometimento dos gestores e professores, por meio da preocupação com o ambiente de trabalho, para que eles consigam fornecer um ensino de qualidade. Para isso, ele reflete também sobre as atribuições dessa equipe e dá dicas de posturas que favoreçam um bom clima. Além disso, são abordadas questões de plano de gestão escolar, legislação, administração e finanças.

“Tecnologias na formação e na gestão escolar”

Como mencionado no início do texto, a tecnologia tem sido algo de extrema relevância na educação. Então, trouxemos esse livro das autoras Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso. A reflexão da obra é baseada no projeto Gestão Escolar e Tecnologias, em que o objetivo é orientar gestores sobre a adesão de tecnologia na escola.

Como foi possível notar ao longo do texto, selecionamos livros sobre gestão escolar com abordagens diferentes. Você pôde conhecer obras que focam no ensino propriamente dito, na questão da avaliação, no ambiente de trabalho e nas tecnologias voltadas para o ensino. Assim, elas compõem um conjunto de informações e discussões que contribuirão para sua formação constante como gestor e te prepararão melhor para a sua função. Não deixe de conferir cada uma delas!

Você já leu algum desses livros ou sabe de outros que poderiam entrar nessa lista? Deixe seu comentário para que os colegas de profissão possam conhecer obras novas!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *