Home Blog Redes sociais na educação: 4 dicas de como usar

Redes sociais na educação: 4 dicas de como usar

Com o avanço da tecnologia por meio do processo de transformação digital, surgiram grandes mudanças nas interações sociais, especialmente na transmissão de conhecimento e na forma de interação dos indivíduos. Nesse contexto, utilizar as redes sociais na educação é uma tendência cada vez mais presente na realidade de diversas instituições de ensino.

Por meio das redes sociais, é possível se comunicar de maneira efetiva com alunos, responsáveis, profissionais da educação e demais agentes envolvidos em cada etapa da formação dos estudantes. Além de ser um recurso importante para ampliar o número de matrículas, as redes sociais também contribuem para otimizar a interação no cotidiano da escola.

Se você quer saber como usá-la de forma inteligente, continue a leitura e confira como aproveitar essa ferramenta para alavancar os resultados da sua escola!

Qual a importância das redes sociais?

As redes sociais fornecem um grande espaço para interação, troca de ideias e divulgação de novos projetos. Além de servir para organizar ações junto à comunidade, elas possibilitam a interação entre familiares, professores e gestores.

Elas também podem ser utilizadas para facilitar a captação de alunos e a divulgação de marketing. Mostrar as instalações da escola, os programas para o desenvolvimento dos estudantes e todo o trabalho de planejamento pedagógico. É uma maneira de demonstrar aos responsáveis as vantagens de matricular os filhos em sua instituição.

Como usar as redes sociais na educação?

Saber usar as redes sociais para complementar as aulas e motivar os alunos pode ser uma boa saída para contornar a falta de engajamento. Como visto, atualmente é comum os jovens passarem boa parte do tempo nesse meio, portanto essa é uma ótima forma de utilizar as mídias para aprofundar conhecimentos e atrair os alunos. Se deseja saber como fazer isso, não deixe de conferir o conteúdo que vem logo a seguir!

1. Faça grupos de estudos

As redes sociais são uma ótima oportunidade para incentivar o trabalho em equipe. Por meio delas, é possível elaborar grupos pelos quais você consegue encaminhar conteúdos, instigar a discussão e, consequentemente, melhorar o aprendizado dos estudantes.

Por exemplo, é viável criar um grupo no Facebook no qual seja possível compartilhar conteúdos, enviar aplicações práticas das matérias aprendidas e aumentar a participação dos alunos.

Porém, é necessário estabelecer regras de conduta para evitar a perda de foco e garantir o bom aproveitamento dessa ferramenta. Assim, você assegura que os grupos sejam utilizados para os fins devidos.

2. Disponibilize conteúdos extras

Sabe quando você encontra um material que pode ser complementar às aulas disponibilizadas e ao conteúdo já tratado em sala? Por meio das redes sociais, você tem a possibilidade de oferecer isso aos alunos.

Por exemplo, é factível usar os grupos criados para compartilhar conteúdos extras que você acredita que podem ajudar na compreensão dos alunos. Também pode-se recorrer a esse meio para passar listas de exercícios e outros materiais.

Portanto, vale a pena usar as redes sociais para ajudar os alunos a avançar na matéria e, consequentemente, continuar evoluindo no processo de aprendizagem. Saber aproveitar essa ferramenta é um bom meio de melhorar a performance da turma.

3. Promova discussões

Incentivar o debate é uma excelente maneira de desenvolver o pensamento crítico dos jovens. Também por meio das redes sociais, você pode estimular as discussões sobre as matérias apresentadas visando a um melhor aproveitamento dos conteúdos.

Com os debates, as dúvidas podem ser sanadas e as dificuldades, superadas. Além disso, você consegue utilizar metodologias ativas e tornar o estudante protagonista de seu processo de aprendizado.

Para isso, vale criar os grupos citados e, com frequência, promover a discussão dos assuntos tratados em aula. Com isso, o papel do professor passa a ser o de intermediar os debates e garantir que os estudantes avancem no processo educativo.

4. Elabore calendários

Outra boa forma de utilizar as redes sociais na educação é fazendo a divulgação dos calendários. Por exemplo, é possível informar os alunos das datas de prova, relembrar os trabalhos que devem ser entregues e dar ciência de acontecimentos importantes.

Além disso, você pode publicar seminários, webinars e outros eventos que podem ajudar a aprofundar o aprendizado dos alunos. Assim, todos acompanham os acontecimentos e você evita que esquecimentos prejudiciais aos alunos ocorram.

Portanto, vale a pena utilizar as redes sociais para esse fim. Com isso, todos saem ganhando e a escola consegue avançar e desenvolver alunos para um futuro brilhante.

Quais as vantagens de colocar tais ideias em prática?

Usar as redes sociais na educação pode gerar diversas vantagens e otimizar o processo de aprendizagem dos alunos. Assim sendo, vale a pena incorporar esse canal tão presente na vida de todos nos dias atuais. Na sequência, confira alguns dos benefícios das redes sociais na educação.

Cria conexão do aluno com a escola

Com a maior presença na vida dos alunos, mesmo após o período em que não estão efetivamente nas dependências da instituição, a escola passa a ter um papel ainda mais central na vida dos estudantes. Por meio do contato mais frequente, a conexão aluno-escola se fortalece e, consequentemente, os alunos tornam-se mais engajados com as atividades ofertadas.

Aumenta o senso de comunidade

Criar um senso de comunidade para garantir que os alunos permaneçam motivados é essencial para o desenvolvimento dos jovens. E com as dicas de como usar as redes sociais na educação que apresentamos, esse sentimento de pertencimento é criado nos estudantes. Essa é mais uma das vantagens de investir em formas de aproveitar essa ferramenta tão importante atualmente.

Facilita o acesso à informação

Com a possibilidade de passar informações por meio das redes sociais, como Facebook ou WhatsApp, tanto alunos como responsáveis ficam sempre cientes dos acontecimentos e, consequentemente, isso aumenta a participação nos eventos escolares. Portanto, não deixe de aproveitar as diversas mídias para garantir maior engajamento de toda a comunidade.

Viu como é relevante utilizar as redes sociais na educação? Por meio da implementação de boas estratégias, você consegue captar novos estudantes, se comunicar de maneira efetiva com os responsáveis e organizar diversos programas de ações sociais para integrar a escola com a comunidade.

Quer saber mais sobre as novas tendências na educação? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro.

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *