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Plano individual de atendimento na escola: saiba como criar

Acontece com frequência: chega o fim da aula, mas algumas crianças ficam com dúvidas, enquanto outras estão entediadas, pois a última hora de aula foi gasta com assuntos que elas já entenderam.

Os alunos têm estilos de aprendizagem diferentes e todas as abordagens padronizadas para a aprendizagem estão aquém dessa realidade.

Os professores nem sempre podem interromper a aula apenas para ajudar um ou dois alunos que ficaram para trás. Mas eles também não podem ignorar os alunos que aprendem em um ritmo diferente.

A fim de enfrentar esse dilema, professores e escola precisam de um plano individual de atendimento para personalizar a aprendizagem. Se você ainda não ouviu falar desse instrumento, continue a leitura e entenda melhor o que isso significa.

O que é um plano individual de atendimento?

O plano individual de atendimento é um planejamento que busca compreender a singularidade de cada criança ou adolescente para nortear ações e atividades personalizadas para o desenvolvimento saudável.

Há um plano individual de atendimento (PIA) que é uma exigência legal em órgãos de serviço de proteção social. Esse documento norteia as ações dos assistentes sociais para viabilizar a proteção, a reinserção familiar e a autonomia de crianças afastadas dos cuidados parentais e sob a proteção de serviços de acolhimento.

No contexto escolar, um plano individual de atendimento não é a mesma coisa. Ele pode ser compreendido como um planejamento para entender os vários aspectos da realidade de um aluno e criar medidas de personalização do ensino. Esses aspectos incluem as necessidades dos estudantes, suas aptidões, interesses e o seu plano de vida.

Como funciona?

Um plano de atendimento individual é capaz de ajudar o aluno e seus familiares a encontrarem problemas que poderiam ficar velados e que prejudicariam o seu desenvolvimento intelectual. Os professores e toda a equipe pedagógica podem utilizar o plano para nortear ações que ajudem no desenvolvimento personalizado de um estudante.

A criação desse plano nasce de um trabalho conjunto de professores e coordenadores para identificar os alunos que mais precisam de um atendimento individual, suas necessidades e principais desafios no desempenho escolar

Como criar um plano individual de atendimento?

Reunimos algumas dicas que podem ajudar na implementação do plano individual de atendimento na sua escola. Confira!

Acompanhar e registrar as necessidades dos alunos

Os professores e coordenadores da escola podem utilizar a tecnologia para registrar casos de alunos que precisam de auxílio com mais urgência. Esse acompanhamento pode evitar, inclusive, futuros casos de evasão escolar.

O mais importante é que o processo seja prático e ágil. Ao acompanhar de perto os estudantes, a equipe pedagógica pode agir sobre os problemas.

Orientar professores sobre como avaliar os alunos

Quando os professores entendem completamente o processo, os métodos, as avaliações, a tecnologia e os objetivos envolvidos, o plano individual de atendimento e o aprendizado personalizado podem ser executados sem problemas.

No entanto, quando os docentes não são treinados completamente, o plano não funcionará da forma correta.

Portanto, antes de começar, reúna-se com os professores da sua escola para discutir ideias, estudar métodos de aprendizagem personalizados e definir etapas para implementar esse tipo de plano juntos.

Se necessário for, ofereça aos professores treinamento específico para tornar o atendimento individual e o aprendizado personalizado parte de sua vida profissional diária.

É essencial que os docentes entendam como avaliar os interesses, pontos fortes e fracos de cada aluno. Então, eles serão capazes de colocá-los corretamente em seu próprio processo de aprendizagem personalizado.

Criar momento de atendimento individual com o aluno

O atendimento individual ganhou espaço em muitas escolas brasileiras nos últimos anos. A necessidade de personalizar o ensino cresceu nesse momento, e o atendimento individual ganhou força como medida para evitar a desmotivação dos alunos em um momento tão delicado para todos.

Com a volta das aulas presenciais, o atendimento individualizado pode ser uma solução para encontrar meios personalizados de ajudar os alunos no desempenho escolar. A organização do calendário e os critérios usados para definir quais alunos precisam do atendimento podem partir da própria equipe pedagógica.

Quais são os benefícios de um plano individual de atendimento?

Agora, entenda como um plano individual de atendimento pode ajudar os alunos.

Economiza tempo

O ensino personalizado reduz o tempo que o estudante leva para se envolver e entender um novo assunto.

Com um plano individual de atendimento, a equipe pedagógica pode remover métodos de ensino ou caminhos que não são relevantes ou seriam redundantes devido ao nível de experiência do aluno, economizando tempo que seria desperdiçado.

Aumenta o engajamento

Quando o conteúdo é relevante e personalizado, o aprendizado é mais envolvente para a turma. É mais provável que um aluno mantenha-se engajado e lembre-se de um conteúdo que lhe foi apresentado considerando seus interesses e necessidades.

Melhora a retenção de conhecimento

Se um conteúdo é baseado em experiências anteriores, o aluno retém essa informação por um período muito maior.

Quando um caminho de aprendizado personalizado conecta as peças de um quebra-cabeça, com cada uma delas se unindo para entrelaçar as informações, o aluno poderá se lembrar melhor do que estudou, vinculando as novas informações ao seu conhecimento existente.

Traz maior motivação

O aprendizado que está conectado a algo relevante para o aluno aumentará a sua motivação com os estudos. Isso é especialmente verdadeiro se o conteúdo apresentar dicas ou informações úteis que sejam imediatamente aplicáveis.

Melhora os resultados da aprendizagem

Uma abordagem focada nas singularidades de um aluno produz melhores resultados de aprendizagem. Essa abordagem eleva o aprendizado e fornece conteúdo relevante, envolvente, aplicável e memorável.

O atendimento individual possibilita que o aluno tire melhor proveito do conhecimento aprendido na escola, sem que corra o risco de se tornar deficitário em alguma área do saber, o que, caso acontecesse, poderia prejudicá-lo no futuro.

O resultado de um plano individual de atendimento é um estudante satisfeito com sua interação com os conteúdos escolares e verdadeiramente preparado a partir do que aprendeu. Agora que você já conhece tudo sobre esse método, estude a possibilidade de levá-lo para sua instituição de ensino.

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