Home Performance Pedagógica Qual é a importância da escola sustentável? Entenda!

Qual é a importância da escola sustentável? Entenda!

A desaceleração dos impactos humanos causados ao planeta é uma preocupação global. Isso porque, se a humanidade não modificar o seu comportamento quanto à natureza, o nosso futuro estará ameaçado. Diante disso, buscar uma escola sustentável é fundamental para formar cidadãos ativos na preservação do meio ambiente.

O papel social da escola vai muito além de capacitar os alunos intelectualmente, sendo responsável também por conscientizá-los sobre questões relevantes para a sociedade. Abordar a sustentabilidade dentro das disciplinas ou em projetos específicos é uma iniciativa que faz toda a diferença para a comunidade local. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar a importância de investir em uma escola sustentável. Confira!

O que é uma escola sustentável?

Antes de explicar o que é uma escola sustentável, é necessário relembrar o que é sustentabilidade. Pois bem, o termo é definido como a capacidade de sustentação de um sistema e, quando aplicado ao meio ambiente, implica em suprir as necessidades humanas no presente sem comprometer as gerações futuras.

Em se tratando de sustentabilidade na escola, o conceito consiste em um conjunto de práticas e ensinamentos que acontecem no contexto escolar, tendo como finalidade promover o desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Para transmitir esses valores aos seus alunos, a instituição de ensino deve adotá-los não só na parte teórica, mas também na prática diária.

Não basta apenas falar sobre o tema, é necessário oferecer oportunidades para que os estudantes atuem de forma ativa e permanente na preservação da natureza como um todo, o que inclui desde fazer a destinação correta do lixo até consumir de forma consciente.

Qual é a importância da escola sustentável?

A sustentabilidade é um tema cada vez mais debatido e difundido na sociedade. De fato, trata-se de um assunto de extrema relevância, do qual depende a sobrevivência da espécie humana. De acordo com um esboço de um relatório do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC), que será lançado em 2022, as mudanças climáticas provenientes da ação do homem na natureza devem afetar consideravelmente a vida na Terra ao longo dos próximos 30 anos, ainda que a emissão de gases do efeito estufa seja reduzida.

Além disso, o documento aponta que a humanidade deve sofrer com o aumento do nível e o aquecimento do oceano, calor extremo, extinção de espécies, fome, seca e disseminação de doenças. Portanto, trabalhar a sustentabilidade nas escolas é imprescindível para formar pessoas que contribuam para a desaceleração desses impactos no planeta.

Engajar os estudantes em relação a esse tema é crucial para que possamos construir um mundo com cidadãos mais responsáveis, que preservem os recursos naturais e convivam harmoniosamente com a natureza. A iniciativa também melhora o relacionamento da escola com a comunidade local e traz economia para o seu caixa, já que itens como luz e água passam a ser utilizados de forma consciente, além de tornar a sua imagem mais atrativa para pais e responsáveis, visto que a instituição demonstra estar conectada com questões sociais relevantes.

Como colocar a escola sustentável em prática?

Como já mencionamos, trabalhar a sustentabilidade na escola é algo que deve ultrapassar a teoria e ser integrado tanto nos seus processos de aprendizagem quanto na sua gestão. Nesse sentido, há diversas medidas práticas que a instituição de ensino pode adotar na sua rotina escolar, a fim de promover um engajamento real dos alunos com a temática. Veja, a seguir, algumas iniciativas interessantes para adotar na sua escola!

Faça coleta seletiva de lixo

Se descartado de forma incorreta, o lixo se transforma em um grande problema para a natureza. Por isso, é fundamental estabelecer a coleta seletiva de lixo na escola, o que garante que cada resíduo tenha um destino adequado, além de diminuir os gastos e esforços com limpeza no ambiente escolar.

Sendo assim, instale lixeiras recicláveis nas dependências da instituição de ensino, que indiquem onde cada tipo de lixo deve ser descartado. Também é positivo espalhar cartazes com mensagens que ressaltem a importância de jogar os resíduos no lugar certo e o que pode acontecer quando isso não é feito. Por exemplo, se jogado na natureza, o plástico pode demorar até 150 anos para se decompor ou ainda ser consumido por animais, levando-os à morte.

Promova economia de energia elétrica

O consumo desenfreado de energia elétrica não só encarece os custos da escola, como também impacta diretamente a natureza. Sabendo disso, promover a economia de energia elétrica entre os colaboradores e alunos da instituição é uma medida simples mas muito benéfica.

Para engajar alunos e colaboradores, fixe avisos próximos de tomadas e interruptores sobre a necessidade de apagar as luzes ao sair dos ambientes e desconectar aparelhos que não estejam em uso, por exemplo. Aproveite o Dia Nacional da Energia, comemorado em 29 de maio, para desenvolver ações que sensibilizem a comunidade escolar sobre o assunto.

Conscientize sobre o desperdício de água

Um dos bens naturais mais preciosos do planeta, a água potável também está ameaçada. Se não for consumida de maneira responsável pela geração atual, embora não acabe totalmente, pode se tornar um produto caro e de difícil acesso. Partindo desse princípio, para ser uma escola sustentável é vital conscientizar e eliminar o desperdício de água.

O primeiro passo é mapear todas as saídas de água da instituição e verificar se estão funcionando corretamente. Qualquer vazamento identificado deve ser consertado o quanto antes. Também é válido, se possível, construir cisternas para coletar e reutilizar a água da chuva para limpar ambientes externos, como quadras e pátio. Para atrair a atenção e a colaboração dos alunos, coloque mensagens divertidas e que incentivem a economia de água nos banheiros e bebedouros.

Reduza o uso de papel

A produção de papel é feita com fibras de celulose, que são retiradas da madeira, o que resulta na derrubada de árvores, além de exigir grandes quantidades de água — fatores que geram alto impacto na natureza. Reduzir o uso de papel no dia a dia da escola é essencial para diminuir o efeito negativo atrelado à produção deste item.

Antes de qualquer coisa, é indicado investir em um sistema de gestão automatizado, o que restringe consideravelmente a necessidade de utilizar papel nas operações da escola. Os boletins e avisos escolares também podem ser enviados por meio de um aplicativo exclusivo da instituição de ensino.

Estimule os membros da comunidade escolar a imprimir somente o que for realmente necessário. Ainda é possível instalar postos de coleta de papéis que não serão mais utilizados pelos estudantes e que podem ser reciclados, como cadernos de anos anteriores e materiais impressos no geral.

Realize atividades a céu aberto

O contato direto com o meio ambiente é indispensável para estabelecer uma aprendizagem mais ativa quanto à preservação da natureza. Para tanto, uma boa dica é realizar atividades a céu aberto, permitindo que os alunos interajam com os elementos e recursos naturais que estão ao seu redor e aprendam sobre eles e como preservá-los.

Um futuro que leva em consideração a sustentabilidade é o único futuro possível para a continuidade da espécie humana e animal no planeta Terra. Por meio da implementação de uma escola sustentável, pode-se baratear as suas despesas, expandir a sua marca junto a comunidade local e, o mais importante, formar cidadãos conscientes e que vão cuidar do meio ambiente sempre e em qualquer lugar em que estejam.

Quer fortalecer os valores da sua escola e ser uma referência acadêmica? Entre em contato com a Inspira Rede de Educadores e descubra como podemos te ajudar!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *