Home Gestão Escolar 3 dicas para uma boa negociação com os responsáveis

3 dicas para uma boa negociação com os responsáveis

Nas instituições de ensino, é preciso realizar diversas negociações com os responsáveis — dos mais variados tipos. Contudo, esse processo deve ser feito com muita atenção e com grande cuidado, já que vai influenciar diretamente as tomadas de decisões das partes envolvidas. Assim, quanto mais eficientes elas forem, melhores serão os resultados alcançados.

Nesse sentido, é essencial ressaltar que uma das maiores demandas de negociação em uma escola é com os responsáveis inadimplentes, logo, é necessário haver muita cautela na hora de propor as formas de liquidação da dívida. O formato do acordo interfere tanto na captação de novos alunos quanto na sua retenção, de modo que, para garantir uma rentabilidade escolar adequada, é recomendável que a comunicação seja tão acertada quanto possível.

Tem interesse no tema? Então, continue a leitura e conheça 3 dicas-chave para uma boa negociação com os responsáveis!

1. Mantenha uma discussão saudável

As negociações são essenciais em uma escola, mas são também capazes de afetar as relações entre as pessoas, especialmente as estabelecidas com os responsáveis dos educandos. Logo, priorizar discussões saudáveis para conseguir que ambos os lados fiquem satisfeitos é algo primordial.

Saiba que, quando conflituosas, elas podem afetar o resultado final, ocasionando o surgimento de sentimentos negativos e levando à insatisfação dos envolvidos, o que pode provocar outros contratempos para a instituição. Dessa forma, é necessário garantir uma negociação que procure uma solução benéfica para as duas partes, ou seja, uma solução ganha-ganha.

 2. Tenha indicadores e fatos palpáveis que sirvam como aliados no diálogo

Os argumentos são melhores quando são baseados em fatos. Situações de desacordos podem existir em qualquer momento, mas é preciso priorizar os fatos em detrimento dos sentimentos.

Desse modo, a escola deve sempre apresentar informações e indicadores verdadeiros antes de começar qualquer diálogo, por exemplo, acerca do reajuste da mensalidade. Assim, quando — e se — a outra parte trouxer razões emocionais, é possível abordar os dados. Caso você seja confrontado também com dados, no entanto, faz-se necessário estar aberto a escutar e a reconhecer.

É importante ressaltar que a instituição de ensino pode usar alguns importantes indicadores, como ticket médio, receita mensal recorrente e custo de serviços prestados. Com eles, é possível justificar eventuais reajustes na mensalidade.

3. Preze pela educação no momento da negociação

Ao efetuar alguma negociação com os responsáveis dos alunos, é preciso ter empatia. Dessa forma, buscar entender as circunstâncias que levaram à inadimplência é importante para conseguir um acordo vantajoso.

Contudo, compreender a situação não quer dizer que a dívida tem que ser esquecida. Uma negociação precisa e bem-feita ajuda a encontrar alternativas para a quitação das pendências e, consequentemente, evita maiores problemas para os responsáveis e para a instituição.

Portanto, como visto, as escolas precisam saber conduzir uma negociação com os responsáveis para evitar situações constrangedoras e frustrantes. Para isso, é necessário buscar escutar e encontrar a solução ideal para ambos. Assim, a sua instituição consegue se destacar no segmento, pois vai conquistar e reter cada vez mais alunos. Somente lembre-se de que a negociação não pode ser negligenciada, pois ficar “no vermelho” não é nada bom para a unidade.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para deixar um comentário e relatar a sua opinião!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *