- 22/07/2022 |
- Blog
Aluno protagonista: entenda as vantagens para a aprendizagem
É fato que a participação dos estudantes durante as aulas é de extrema importância para que eles tenham uma absorção maior do conteúdo e para que o aprendizado se torne mais dinâmico. Logo, um aluno protagonista pode fazer toda a diferença em uma escola, afinal, ele busca diferentes formas de conhecimento e, na maioria das vezes, aborda os professores sobre diversas matérias.
Somado a isso, com essa atuação mais ativa dos alunos, o professor passa a não ser o único emissor de informação durante as aulas e, por consequência, o processo de transferência de conteúdo é mais atrativo, visto que esses jovens protagonistas pesquisam mais sobre o assunto e tentam relacioná-lo com outras áreas do conhecimento.
Está gostando do post? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!
O que é um aluno protagonista?
Aos poucos o sistema de educação tem se tornado mais flexível, ou seja, as novas metodologias têm feito com que as aulas sejam menos engessadas e cansativas, fazendo com que os alunos desenvolvam novas habilidades e saibam trabalhar em grupo.
Então, a formação de alunos protagonistas tem sido uma realidade em várias instituições brasileiras. Desde pequenos, eles são estimulados a debater conteúdo em grupo e a sanar suas dúvidas por meio da leitura e internet. Por isso, crescem com um pensamento crítico mais aguçado.
Quais as principais vantagens do protagonismo dos alunos?
O sonho de muitas equipes pedagógicas é formar alunos capazes e que dominem os conteúdos programáticos, mas que também se interessem por causas sociais e ambientais. Logo, o protagonismo dos alunos é uma excelente ferramenta para a construção de uma sociedade, visto que, além de se tornarem futuros profissionais qualificados, eles saberão dos seus direitos e deveres como cidadãos.
Somado a isso, além de um estudo mais ativo e interdisciplinar, o protagonismo ajuda os alunos a desenvolver uma maior autonomia e criatividade, visto que eles pensarão “fora da caixa” e criarão soluções alternativas para os seus problemas.
Por que o professor deve incentivar o protagonismo dos alunos?
Depois dos responsáveis, os professores são os principais responsáveis pela formação do pensamento crítico dos alunos. Por isso, eles devem incentivar os seus alunos a se tornarem mais independentes, ou seja, serem organizados e estudarem com maior intensidade as matérias que para eles são mais complexas.
É importante também que os docentes estimulem rodas de conversa sobre diferentes assuntos, como meio ambiente, geopolítica e economia, a fim de que desde pequenos os estudantes saibam da importância de um ensino integrado. É válido também propor seminários para que os alunos busquem informações e apresentem para a comunidade seu aprendizado sobre determinado assunto.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de aluno protagonista e qual a importância dele na formação de uma sociedade, busque aplicar essa metodologia nos centros educacionais e tenha uma excelente experiência. Você pode procurar a ajuda de empresas que são referência em educação para auxiliá-lo nesse processo, como a rede Inspira!
Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para entrar em contato conosco e ficar por dentro de mais novidades!