- 25/07/2023 |
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Marketing educacional: 6 dicas para você aplicar na campanha de matrículas
A campanha de matrículas de uma escola é um dos momentos mais importante do ano, afinal, é por meio dela que a instituição consegue fidelizar os estudantes e captar novos alunos. O marketing educacional aplicado de forma eficiente é fundamental para que esse processo funcione e traga os resultados esperados.
Investir nessa estratégia ajuda a instituição a entender como crescer de maneira sólida e atrair mais alunos interessados. É preciso um bom planejamento para que o marketing alcance o público-alvo da escola, o que vai potencializar os esforços, trazendo mais segurança para esse investimento.
Neste artigo, mostraremos algumas dicas para você aplicar o marketing educacional na campanha de matrícula escolar. Confira!
1. Use as redes sociais
Uma das maiores ferramentas de captação de novos interessados é a rede social. Portanto, é crucial elaborar uma estratégia de marketing educacional que tenha as redes sociais como parte importante do processo. Por meio delas é possível alcançar responsáveis, alunos interessados e pessoas que, talvez, não fossem atingidas com uma publicidade presencial.
O alcance das redes sociais é muito amplo, afinal, elas contam com milhares de usuários ativos. Grande parte dos alunos adolescentes, por exemplo, estão nesse ambiente, o que pode ser uma boa oportunidade para que sua escola se destaque com publicações que chamem a atenção desse público.
Além disso, os responsáveis pelos alunos também frequentam as redes sociais, o que também potencializa as suas publicações. Encontrar nas redes uma instituição que demonstre qualidade na educação, professores preparados, boa infraestrutura e outras virtudes pode ser fundamental para que eles tomem a decisão de matricular seus filhos.
2. Aposte em anúncios pagos
Outra estratégia online importante é apostar nos anúncios pagos. Essa é uma das principais ferramentas de captação de alunos e, quando bem utilizada, não é tão custosa para a instituição. O principal cuidado é buscar publicações otimizadas e segmentadas que, de fato, cheguem ao seu público-alvo.
Uma das primeiras atitudes é direcionar os anúncios para a região que mais interessa à sua escola. De nada adianta atingir diversas cidades, se 80% dos seus estudantes moram num raio de 10km, por exemplo. Desse modo, é essencial que os anúncios atinjam, principalmente, pessoas que moram nessa região. Por outro lado, se o seu objetivo é chegar a novos bairros ou cidades, invista em propagandas para essas regiões.
O remarketing também deve ser usado nessa situação. Ele é aplicado quando um potencial cliente passou pelo seu site, mas, por algum motivo, não efetuou uma ação desejada, como a matrícula. Desse modo, o anúncio o atingiria novamente, convidando-o a finalizar o processo com a sua instituição.
3. Mostre suas qualidades
As estratégias de marketing educacional são muito mais eficientes quando a escola demonstra suas qualidades. É preciso saber levar seus pontos fortes para os potenciais clientes, pois isso pode potencializar a chance de que a matrícula seja realizada.
Demonstre sua qualidade acadêmica, a preparação do corpo docente, a qualidade da infraestrutura, entre outros pontos que sejam destaques da sua escola. Quando a instituição tem convicção de sua excelência, ela facilita o trabalho do marketing e mostra ao público que está preparada para oferecer uma educação de qualidade.
4. Interaja com a comunidade
Além do alcance digital, também vale a pena investir no marketing presencial, ou seja, nas pessoas que estão ao redor da sua instituição. Interagir com a comunidade é uma boa maneira de demonstrar que sua escola contribui para a região, além de ser uma oportunidade para demonstrar suas qualidades.
Eventos abertos à comunidade, como apresentações teatrais, feiras de ciências e campanhas de doação de agasalhos, são estratégias para aproximar as pessoas e mostrar o que sua instituição tem a oferecer. Lembre-se de demonstrar as vantagens de estudar em uma escola perto de casa, a facilidade que isso trará para o dia a dia dos alunos e responsáveis, entre outros pontos interessantes.
5. Produza conteúdo
A produção de conteúdo também faz parte de uma boa estratégia de marketing. Textos, vídeos e outros produtos podem ser compartilhados por meio dos diversos canais utilizados, como redes sociais, anúncios pagos, site da instituição, entre outras possibilidades.
Portanto, vale a pena investir em materiais que demonstrem o que sua escola tem para oferecer de modo criativo e que prendam a atenção dos interessados. Use alunos para contar a experiência de estudar na instituição, coloque professores para demonstrar uma aula diferenciada ou utilize o storytelling para chamar a atenção.
O importante é que suas campanhas de marketing não sejam vazias, só com valores ou com dados diretos. É essencial variar os estilos e oferecer conteúdos que possam atingir diferentes grupos, pois essa variação potencializa os resultados do seu marketing educacional.
6. Fidelize os atuais estudantes
De nada adianta uma campanha de marketing educacional elaborada se ela não fidelizar os estudantes que já fazem parte da sua instituição. É muito mais barato manter um aluno na escola do que buscar um novo, o que reforça a importância das estratégias de fidelização.
O marketing para os estudantes atuais deve ser intenso e demonstrar as qualidades da relação já existente. É preciso ser ágil para não dar espaço para que os responsáveis pensem em mudar as crianças e os adolescentes da escola, sem ter um motivo muito claro para isso.
Investir em descontos para a rematrícula é sempre importante, pois demonstra que a instituição valoriza a relação existente e quer continuar com o estudante. Além disso, procure facilitar a matrícula, afinal, a escola já tem os dados dos estudantes. Quanto mais fácil for o processo, mais natural e instantâneo tende a ser a rematrícula.
Neste artigo, apresentamos como o marketing educacional é fundamental para solidificar o processo de matrículas de sua instituição de ensino. Ao investir nessas dicas, você terá mais alcance, facilitará a matrícula e terá mais dados para entender quais pontos devem ser melhorados nesse processo. Dessa maneira, a instituição pode se preparar para um crescimento sólido e constante.
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