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Como organizar a secretaria escolar? Descubra!

A secretaria escolar tem extrema importância em uma instituição de ensino. Afinal, é o primeiro contato que os alunos ou seus responsáveis têm com o lugar. Também é onde é feita a manutenção dos registros, arquivos e toda a documentação da escola. Se não há organização na secretaria, os demais setores serão prejudicados.

Para evitar que isso aconteça, separamos dicas fáceis e práticas a serem seguidas e que vão contribuir muito, tanto para a organização do lugar quanto para otimizar as tarefas realizadas nele. Acompanhe!

Invista no mobiliário adequado

Quando o mobiliário é adequado e disposto de maneira correta, o fluxo de trabalho é otimizado. Os móveis devem ser práticos para o armazenamento e permitir o acesso fácil, sempre que necessário.

No caso de uma secretaria escolar, é preciso investir em mesas e cadeiras ergonômicas. Além disso, não podem faltar armários, gaveteiros, estantes e prateleiras. Para isso, pense nos documentos a serem guardados e no tipo de móvel que é ideal. Lembre-se de que alguns precisam ter chaves para manter a segurança dos documentos.

Setorize o espaço

Diversas tarefas são realizadas na secretaria. Assim, funcionários têm atividades diferentes, mesmo trabalhando no mesmo ambiente. Por esse motivo, é importante manter cada espaço separado e organizado de acordo com cada função.

Se achar necessário, pode-se utilizar divisórias ou biombos para dividir um espaço específico. No entanto, apenas alocar cada área da secretaria para determinada função já é o suficiente para mantê-la organizada e facilitar a realização das atividades.

Aposte na decoração

Um dos grandes erros da gestão escolar é considerar que a decoração é algo supérfluo, especialmente na secretaria. É verdade que o lugar deve ser visualmente bonito, pois, como comentamos, é um dos primeiros contatos que alunos e pais têm com a instituição. Passar uma boa primeira impressão é essencial.

Mas também é preciso lembrar que uma decoração eficaz impacta positivamente no bem-estar dos colaboradores, além de aumentar a otimização do espaço e a funcionalidade do ambiente.

Categorize os documentos

Uma secretaria escolar precisa armazenar e manipular um volume grande de documentos. Para que os funcionários encontrem com facilidade, o ideal é categorizá-los de acordo com tipo e em ordem alfabética. Por exemplo: cadastros de alunos em uma gaveta, boletins em outra, históricos em outra, e assim por diante.

Para deixar ainda mais organizado, utilize pastas, marcadores ou separações etiquetadas, ou com cores diferentes.

Use a tecnologia

A transformação digital trouxe soluções excelentes que otimizam o trabalho. Digitalizar os documentos vai diminuir a quantidade de papéis a armazenar e, ainda, permite que, com poucos cliques, eles sejam acessados.

Além disso, utilizando um software específico, é possível manter tudo muito mais organizado e facilitar a comunicação entre funcionários e até entre escola e alunos ou responsáveis.

Outro ponto positivo é poder fazer a integração das informações com outros setores, como o financeiro. Ainda há a vantagem de evitar o extravio de documentos e falhas na hora do preenchimento.

Como você viu, organizar a secretaria escolar não é uma tarefa difícil. Basta seguir as dicas do post para ter um ambiente em ordem e otimizar o fluxo de trabalho, tornando as atividades ainda mais eficientes e rápidas.

Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais para ajudar outras pessoas a organizarem a secretaria da escola!

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