
- 04/08/2022 |
- Blog, Gestão Escolar
Captação de alunos: 7 dicas que podem lhe ajudar
Para conseguir captar alunos, são necessárias diversas estratégias para ter bons resultados no número de matriculados. Sendo que essa ação está entre uma das maiores preocupações dos gestores da escola, uma vez que está cada dia mais difícil captar novos alunos. A chance de ter uma turma com poucos estudantes é alta.
É importante ressaltar também que, com o avanço das ferramentas tecnológicas, as pessoas estão preferindo utilizar as plataformas online para pesquisar e conhecer novas informações e até instituições. Assim, é essencial investir em comunicação assertiva e atualizada para atrair novos alunos e garantir uma boa experiência durante o período de matrículas da sua escola. Continue a leitura e conheça 7 dicas para captar alunos!
1. Tenha um bom planejamento
Todo negócio precisa ter um bom planejamento, sendo que nele é preciso ter metas e objetivos em curto, médio e longo prazos. Isso também precisa ser feito em uma escola. Mas muitas delas ainda não conhecem a importância dessa ação e acabam deixando-na de lado. Dessa maneira, os resultados ficam comprometidos.
Logo, o recomendado é que, ao final de todo ano letivo, seja criado um calendário que apresente todas as campanhas que ocorrerão durante o ano seguinte. Com isso, será possível realizar uma divulgação mais assertiva e, também, garantir um melhor planejamento e ações de boas estratégias, uma vez que existirá mais também para acompanhar os resultados.
Ao fazer ações com antecedência, o gestor consegue direcionar melhor as estratégias e os recursos disponíveis e, assim, reduzir a quantidade de falhas e erros. O planejamento estratégico é imprescindível para garantir uma eficiente gestão e elevar as chances de captação de alunos.
2. Marque presença nas redes sociais
As redes sociais podem ser grandes aliadas durante a captação de alunos. Sendo assim, é válido utilizar o Instagram e o Facebook, por exemplo, de forma inteligente. Ao utilizar esses meios de comunicação de maneira criativa, a instituição pode destacar-se no mercado. Estar presente nas mídias sociais ajuda a manter a escola conhecida pela sociedade, além de permitir um diálogo mais efetivo com os interessados.
Nesse contexto, é válido mencionar que o Facebook consiste em uma das redes sociais mais acessadas no país. Porém, para conseguir obter bons resultados, é essencial realizar investimentos em publicidade.
Saiba que, para atingir a maior quantidade de pessoas pelas redes sociais, é necessário conhecer a rede social que seu público-alvo está presente. Assim, é possível traçar estratégias que consigam chamar sua atenção, já que não é nada satisfatório criar um perfil nas redes sociais, como Instagram, que não tenham bons conteúdos. Além do mais, cada rede social apresenta uma linguagem dinâmica diferente, sendo fundamental conhecer a forma de cada uma para conseguir se comunicar com os estudantes ou com seus responsáveis.
3. Invista em marketing educacional
É essencial entender que os alunos podem ser encontrados em diversos lugares, isto é, tanto em meios online quanto offline. Isso porque existe uma variedade de mídias, como digital, televisão, redes sociais e imprensa.
Para conseguir alcançar os resultados desejados na captação dos clientes, é válido apostar no marketing que abrange diversos canais de comunicação. Assim, os estudantes conseguem conhecer a escola por vários meios.
O marketing educacional precisa sempre abordar os benefícios e os diferenciais da escola. Hoje em dia, o mercado está muito concorrido. Para conseguir se destacar, é necessário buscar estratégias eficientes. Uma forma de captar novos alunos, por exemplo, é divulgar a quantidade de aprovados nos vestibulares. Já que isso mostra a excelência e a qualidade da preparação dos alunos para as provas e para os desafios da vida.
4. Tenha um bom time de colaboradores
Ninguém deseja ser mal recepcionado ao visitar uma escola. Por essa razão, é fundamental que sua instituição de ensino consiga ter um bom time de colaboradores para atender aos visitantes. É preciso que os colaboradores estejam preparados para realizar um atendimento com excelência aos potenciais alunos e famílias.
Quando os alunos e os seus responsáveis são bem recebidos, a efetivação de matrículas é dos maiores resultados. Isso ocorre porque eles se sentem acolhidos e acabam querendo fazer parte da instituição.
5. Aproxime-se dos pais
Os pais ou responsáveis têm papel fundamental na vida das crianças e dos adolescentes e são eles quem escolheram a escola na fase inicial. Por essa razão, é primordial buscar se aproximar dos pais, ou seja, é preciso ter uma comunicação assertiva e consiga conquistá-los.
Sendo assim, busque sempre deixar claro os objetivos e diferenciais da sua escola. Mostre para os pais como ocorre o processo de ensino-aprendizado e quais colaboradores ajudaram durante esse processo. Eles precisam confiar na instituição. Quando isso ocorre, o processo de captação é satisfatório.
6. Tenha professores qualificados
Os educadores desenvolvem um trabalho fundamental nas escolas, já que eles são responsáveis por formar cidadãos mais conscientes e preparados para viver em comunidade. Por essa razão, é necessário contratar professores capacitados e qualificados e, além do mais, estimular a formação continuada desse profissional por meio de treinamentos.
7. Utilize as ferramentas tecnológicas
Os softwares de gestão escolar conseguem captar e reter os alunos. Essas ferramentas facilitam e otimizam as ações do dia a dia na instituição, como o envio de mensagens, o disparo de e-mail marketing e a realização de matrículas.
Com essas ferramentas é possível ter em mãos inúmeras informações a respeito da instituição e, ainda, integrar os diversos setores, como o marketing, o pedagógico, o administrativo e o financeiro. Além disso, consegue-se estabelecer uma boa comunicação com toda a comunidade escolar. Os programas podem ser adaptados conforme a necessidade de sua instituição.
Portanto, para realizar uma boa captação de alunos, adote estratégias eficientes na escola, uma vez que é preciso deixar claro para o público a necessidade de escolher uma instituição comprometida com o ensino. Existem muitas escolas, mas aquelas que conseguem realizar uma comunicação eficiente se destacam na escolha por parte das famílias.
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